OS DESAFIOS DA VIDA DISCENTE EM TEMPOS PANDÊMICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6977 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma análise dos discursos presentes no curso de extensão intitulado “A universidade pública vive: atuação transformadora em tempos pandêmicos” promovido pelo grupo de pesquisa Linguagens no Ensino de Ciências (Linec) em parceria com o canal do Grupo de Trabalho GT – Covid-19 UFRJ. O curso teve o intuito de aproximar o corpo docente, discente e os demais interessados em debates direcionados ao atual cenário pandêmico no Brasil, com vistas aos temas: o retorno das aulas em formato remoto e a saúde mental dos estudantes e dos outros integrantes da comunidade universitária. Os registros das interações no transcorrer das atividades se deram por meio de formulários eletrônicos, enquetes virtuais, chats e trocas de mensagens por correio eletrônico. Para análise do material, utilizamos a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2002). Durante o curso, os participantes ponderaram sobre diversos temas, entre eles destacamos: as circulações de notícias falsas no ciberespaço, o negacionismo científico, o agravamento da crise financeira, o agravamento da saúde mental dos acadêmicos, a precarização da qualidade do ensino, a necessidade de adaptação quanto ao uso de tecnologias e como consequência a falta de preparo durante formação dos professores para atuarem à distância, a exclusão de alguns discentes do ensino remoto por conta da falta de equipamentos, adoecimento de familiares e precarização das condições socioeconômicas por conta do desemprego crescente e por fim, a constatação do processo de sucateamento que as universidades públicas vêm enfrentando. |
id |
UNOCHAPO-1_cd566e8166d521087c1ecbf49eb0af38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6977 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS DESAFIOS DA VIDA DISCENTE EM TEMPOS PANDÊMICOSEnsino remoto. Saúde mental. Vida discente. Fake news. NegacionismoO presente artigo apresenta uma análise dos discursos presentes no curso de extensão intitulado “A universidade pública vive: atuação transformadora em tempos pandêmicos” promovido pelo grupo de pesquisa Linguagens no Ensino de Ciências (Linec) em parceria com o canal do Grupo de Trabalho GT – Covid-19 UFRJ. O curso teve o intuito de aproximar o corpo docente, discente e os demais interessados em debates direcionados ao atual cenário pandêmico no Brasil, com vistas aos temas: o retorno das aulas em formato remoto e a saúde mental dos estudantes e dos outros integrantes da comunidade universitária. Os registros das interações no transcorrer das atividades se deram por meio de formulários eletrônicos, enquetes virtuais, chats e trocas de mensagens por correio eletrônico. Para análise do material, utilizamos a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2002). Durante o curso, os participantes ponderaram sobre diversos temas, entre eles destacamos: as circulações de notícias falsas no ciberespaço, o negacionismo científico, o agravamento da crise financeira, o agravamento da saúde mental dos acadêmicos, a precarização da qualidade do ensino, a necessidade de adaptação quanto ao uso de tecnologias e como consequência a falta de preparo durante formação dos professores para atuarem à distância, a exclusão de alguns discentes do ensino remoto por conta da falta de equipamentos, adoecimento de familiares e precarização das condições socioeconômicas por conta do desemprego crescente e por fim, a constatação do processo de sucateamento que as universidades públicas vêm enfrentando.Unochapecó2023-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/697710.22196/rp.v25i1.6977Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-25Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-251984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6977/3988Copyright (c) 2023 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPoso, Fabiana de FreitasBorges da Silva, Marcius ViniciusAndrade Pinto Monteiro, Bruno2024-03-26T18:46:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/6977Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-26T18:46:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS DESAFIOS DA VIDA DISCENTE EM TEMPOS PANDÊMICOS |
title |
OS DESAFIOS DA VIDA DISCENTE EM TEMPOS PANDÊMICOS |
spellingShingle |
OS DESAFIOS DA VIDA DISCENTE EM TEMPOS PANDÊMICOS Poso, Fabiana de Freitas Ensino remoto. Saúde mental. Vida discente. Fake news. Negacionismo |
title_short |
OS DESAFIOS DA VIDA DISCENTE EM TEMPOS PANDÊMICOS |
title_full |
OS DESAFIOS DA VIDA DISCENTE EM TEMPOS PANDÊMICOS |
title_fullStr |
OS DESAFIOS DA VIDA DISCENTE EM TEMPOS PANDÊMICOS |
title_full_unstemmed |
OS DESAFIOS DA VIDA DISCENTE EM TEMPOS PANDÊMICOS |
title_sort |
OS DESAFIOS DA VIDA DISCENTE EM TEMPOS PANDÊMICOS |
author |
Poso, Fabiana de Freitas |
author_facet |
Poso, Fabiana de Freitas Borges da Silva, Marcius Vinicius Andrade Pinto Monteiro, Bruno |
author_role |
author |
author2 |
Borges da Silva, Marcius Vinicius Andrade Pinto Monteiro, Bruno |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Poso, Fabiana de Freitas Borges da Silva, Marcius Vinicius Andrade Pinto Monteiro, Bruno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino remoto. Saúde mental. Vida discente. Fake news. Negacionismo |
topic |
Ensino remoto. Saúde mental. Vida discente. Fake news. Negacionismo |
description |
O presente artigo apresenta uma análise dos discursos presentes no curso de extensão intitulado “A universidade pública vive: atuação transformadora em tempos pandêmicos” promovido pelo grupo de pesquisa Linguagens no Ensino de Ciências (Linec) em parceria com o canal do Grupo de Trabalho GT – Covid-19 UFRJ. O curso teve o intuito de aproximar o corpo docente, discente e os demais interessados em debates direcionados ao atual cenário pandêmico no Brasil, com vistas aos temas: o retorno das aulas em formato remoto e a saúde mental dos estudantes e dos outros integrantes da comunidade universitária. Os registros das interações no transcorrer das atividades se deram por meio de formulários eletrônicos, enquetes virtuais, chats e trocas de mensagens por correio eletrônico. Para análise do material, utilizamos a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2002). Durante o curso, os participantes ponderaram sobre diversos temas, entre eles destacamos: as circulações de notícias falsas no ciberespaço, o negacionismo científico, o agravamento da crise financeira, o agravamento da saúde mental dos acadêmicos, a precarização da qualidade do ensino, a necessidade de adaptação quanto ao uso de tecnologias e como consequência a falta de preparo durante formação dos professores para atuarem à distância, a exclusão de alguns discentes do ensino remoto por conta da falta de equipamentos, adoecimento de familiares e precarização das condições socioeconômicas por conta do desemprego crescente e por fim, a constatação do processo de sucateamento que as universidades públicas vêm enfrentando. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6977 10.22196/rp.v25i1.6977 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6977 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v25i1.6977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6977/3988 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-25 Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-25 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320991544279040 |