CIRCULAÇÃO DA PEDAGOGIA PERSONALIZADA E COMUNITÁRIA NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO (1954-1963)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5424 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é compreender a circulação da Pedagogia Personalizada e Comunitária (PPC) no ensino secundário brasileiro. A PPC foi um modelo pedagógico francês que circulou no Brasil como uma alternativa para a implantação das classes secundárias experimentais. Para ler esta questão adota-se como referencial teórico o conceito de circulação de Roger Chartier (1992) que considera que os bens culturais, assim como os modelos pedagógicos, são produzidos, disseminados e usados de formas diferentes, de modo que a recepção é realizada com criatividade, por meio de resistências, ressignificações e arranjos. Investiga-se esta circulação de três modos: através das memórias das sessões pedagógicas ministradas por Pierre Faure em 1955 para professores católicos do Rio de Janeiro, relatórios sobre a experiência de Yvon La France com a turma ginasial das classes secundárias experimentais do Colégio Santa Cruz entre 1959 e 1962, e os artigos científicos de Faure publicados na SERVIR – revista da Associação de Educação Católica, entre 1954 e 1963. |
id |
UNOCHAPO-1_d199cd78e9507ebde816cbd236f59877 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5424 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CIRCULAÇÃO DA PEDAGOGIA PERSONALIZADA E COMUNITÁRIA NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO (1954-1963)Antigo Ensino MédioClasses Secundárias ExperimentaisModelo Pedagógico francêsO objetivo deste artigo é compreender a circulação da Pedagogia Personalizada e Comunitária (PPC) no ensino secundário brasileiro. A PPC foi um modelo pedagógico francês que circulou no Brasil como uma alternativa para a implantação das classes secundárias experimentais. Para ler esta questão adota-se como referencial teórico o conceito de circulação de Roger Chartier (1992) que considera que os bens culturais, assim como os modelos pedagógicos, são produzidos, disseminados e usados de formas diferentes, de modo que a recepção é realizada com criatividade, por meio de resistências, ressignificações e arranjos. Investiga-se esta circulação de três modos: através das memórias das sessões pedagógicas ministradas por Pierre Faure em 1955 para professores católicos do Rio de Janeiro, relatórios sobre a experiência de Yvon La France com a turma ginasial das classes secundárias experimentais do Colégio Santa Cruz entre 1959 e 1962, e os artigos científicos de Faure publicados na SERVIR – revista da Associação de Educação Católica, entre 1954 e 1963.Unochapecó2020-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/542410.22196/rp.v22i0.5424Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-23Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-231984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5424/3215Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Daniele HungaroDallabrida, Norberto2020-10-22T18:40:25Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5424Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-10-22T18:40:25Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CIRCULAÇÃO DA PEDAGOGIA PERSONALIZADA E COMUNITÁRIA NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO (1954-1963) |
title |
CIRCULAÇÃO DA PEDAGOGIA PERSONALIZADA E COMUNITÁRIA NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO (1954-1963) |
spellingShingle |
CIRCULAÇÃO DA PEDAGOGIA PERSONALIZADA E COMUNITÁRIA NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO (1954-1963) da Silva, Daniele Hungaro Antigo Ensino Médio Classes Secundárias Experimentais Modelo Pedagógico francês |
title_short |
CIRCULAÇÃO DA PEDAGOGIA PERSONALIZADA E COMUNITÁRIA NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO (1954-1963) |
title_full |
CIRCULAÇÃO DA PEDAGOGIA PERSONALIZADA E COMUNITÁRIA NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO (1954-1963) |
title_fullStr |
CIRCULAÇÃO DA PEDAGOGIA PERSONALIZADA E COMUNITÁRIA NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO (1954-1963) |
title_full_unstemmed |
CIRCULAÇÃO DA PEDAGOGIA PERSONALIZADA E COMUNITÁRIA NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO (1954-1963) |
title_sort |
CIRCULAÇÃO DA PEDAGOGIA PERSONALIZADA E COMUNITÁRIA NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO (1954-1963) |
author |
da Silva, Daniele Hungaro |
author_facet |
da Silva, Daniele Hungaro Dallabrida, Norberto |
author_role |
author |
author2 |
Dallabrida, Norberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Daniele Hungaro Dallabrida, Norberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antigo Ensino Médio Classes Secundárias Experimentais Modelo Pedagógico francês |
topic |
Antigo Ensino Médio Classes Secundárias Experimentais Modelo Pedagógico francês |
description |
O objetivo deste artigo é compreender a circulação da Pedagogia Personalizada e Comunitária (PPC) no ensino secundário brasileiro. A PPC foi um modelo pedagógico francês que circulou no Brasil como uma alternativa para a implantação das classes secundárias experimentais. Para ler esta questão adota-se como referencial teórico o conceito de circulação de Roger Chartier (1992) que considera que os bens culturais, assim como os modelos pedagógicos, são produzidos, disseminados e usados de formas diferentes, de modo que a recepção é realizada com criatividade, por meio de resistências, ressignificações e arranjos. Investiga-se esta circulação de três modos: através das memórias das sessões pedagógicas ministradas por Pierre Faure em 1955 para professores católicos do Rio de Janeiro, relatórios sobre a experiência de Yvon La France com a turma ginasial das classes secundárias experimentais do Colégio Santa Cruz entre 1959 e 1962, e os artigos científicos de Faure publicados na SERVIR – revista da Associação de Educação Católica, entre 1954 e 1963. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5424 10.22196/rp.v22i0.5424 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5424 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.5424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5424/3215 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-23 Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-23 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320996025892864 |