CIRCULAÇÃO DA PEDAGOGIA PERSONALIZADA E COMUNITÁRIA NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO (1954-1963)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Daniele Hungaro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dallabrida, Norberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5424
Resumo: O objetivo deste artigo é compreender a circulação da Pedagogia Personalizada e Comunitária (PPC) no ensino secundário brasileiro. A PPC foi um modelo pedagógico francês que circulou no Brasil como uma alternativa para a implantação das classes secundárias experimentais. Para ler esta questão adota-se como referencial teórico o conceito de circulação de Roger Chartier (1992) que considera que os bens culturais, assim como os modelos pedagógicos, são produzidos, disseminados e usados de formas diferentes, de modo que a recepção é realizada com criatividade, por meio de resistências, ressignificações e arranjos. Investiga-se esta circulação de três modos: através das memórias das sessões pedagógicas ministradas por Pierre Faure em 1955 para professores católicos do Rio de Janeiro, relatórios sobre a experiência de Yvon La France com a turma ginasial das classes secundárias experimentais do Colégio Santa Cruz entre 1959 e 1962, e os artigos científicos de Faure publicados na SERVIR – revista da Associação de Educação Católica, entre 1954 e 1963.
id UNOCHAPO-1_d199cd78e9507ebde816cbd236f59877
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5424
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling CIRCULAÇÃO DA PEDAGOGIA PERSONALIZADA E COMUNITÁRIA NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO (1954-1963)Antigo Ensino MédioClasses Secundárias ExperimentaisModelo Pedagógico francêsO objetivo deste artigo é compreender a circulação da Pedagogia Personalizada e Comunitária (PPC) no ensino secundário brasileiro. A PPC foi um modelo pedagógico francês que circulou no Brasil como uma alternativa para a implantação das classes secundárias experimentais. Para ler esta questão adota-se como referencial teórico o conceito de circulação de Roger Chartier (1992) que considera que os bens culturais, assim como os modelos pedagógicos, são produzidos, disseminados e usados de formas diferentes, de modo que a recepção é realizada com criatividade, por meio de resistências, ressignificações e arranjos. Investiga-se esta circulação de três modos: através das memórias das sessões pedagógicas ministradas por Pierre Faure em 1955 para professores católicos do Rio de Janeiro, relatórios sobre a experiência de Yvon La France com a turma ginasial das classes secundárias experimentais do Colégio Santa Cruz entre 1959 e 1962, e os artigos científicos de Faure publicados na SERVIR – revista da Associação de Educação Católica, entre 1954 e 1963.Unochapecó2020-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/542410.22196/rp.v22i0.5424Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-23Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-231984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5424/3215Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Daniele HungaroDallabrida, Norberto2020-10-22T18:40:25Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5424Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-10-22T18:40:25Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv CIRCULAÇÃO DA PEDAGOGIA PERSONALIZADA E COMUNITÁRIA NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO (1954-1963)
title CIRCULAÇÃO DA PEDAGOGIA PERSONALIZADA E COMUNITÁRIA NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO (1954-1963)
spellingShingle CIRCULAÇÃO DA PEDAGOGIA PERSONALIZADA E COMUNITÁRIA NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO (1954-1963)
da Silva, Daniele Hungaro
Antigo Ensino Médio
Classes Secundárias Experimentais
Modelo Pedagógico francês
title_short CIRCULAÇÃO DA PEDAGOGIA PERSONALIZADA E COMUNITÁRIA NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO (1954-1963)
title_full CIRCULAÇÃO DA PEDAGOGIA PERSONALIZADA E COMUNITÁRIA NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO (1954-1963)
title_fullStr CIRCULAÇÃO DA PEDAGOGIA PERSONALIZADA E COMUNITÁRIA NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO (1954-1963)
title_full_unstemmed CIRCULAÇÃO DA PEDAGOGIA PERSONALIZADA E COMUNITÁRIA NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO (1954-1963)
title_sort CIRCULAÇÃO DA PEDAGOGIA PERSONALIZADA E COMUNITÁRIA NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO (1954-1963)
author da Silva, Daniele Hungaro
author_facet da Silva, Daniele Hungaro
Dallabrida, Norberto
author_role author
author2 Dallabrida, Norberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Daniele Hungaro
Dallabrida, Norberto
dc.subject.por.fl_str_mv Antigo Ensino Médio
Classes Secundárias Experimentais
Modelo Pedagógico francês
topic Antigo Ensino Médio
Classes Secundárias Experimentais
Modelo Pedagógico francês
description O objetivo deste artigo é compreender a circulação da Pedagogia Personalizada e Comunitária (PPC) no ensino secundário brasileiro. A PPC foi um modelo pedagógico francês que circulou no Brasil como uma alternativa para a implantação das classes secundárias experimentais. Para ler esta questão adota-se como referencial teórico o conceito de circulação de Roger Chartier (1992) que considera que os bens culturais, assim como os modelos pedagógicos, são produzidos, disseminados e usados de formas diferentes, de modo que a recepção é realizada com criatividade, por meio de resistências, ressignificações e arranjos. Investiga-se esta circulação de três modos: através das memórias das sessões pedagógicas ministradas por Pierre Faure em 1955 para professores católicos do Rio de Janeiro, relatórios sobre a experiência de Yvon La France com a turma ginasial das classes secundárias experimentais do Colégio Santa Cruz entre 1959 e 1962, e os artigos científicos de Faure publicados na SERVIR – revista da Associação de Educação Católica, entre 1954 e 1963.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5424
10.22196/rp.v22i0.5424
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5424
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.5424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5424/3215
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-23
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-23
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320996025892864