CONDIÇÕES DE TRABALHO E INGRESSO DO PROFESSOR EM INÍCIO DE CARREIRA NA REDE ESTADUAL DE MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morinigo Ribeiro, Claudio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Daniela Basso, Jaqueline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7050
Resumo: Este trabalho aborda o professor em início de carreira e suas condições de ingresso na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. Tem como objetivo compreender as condições de trabalho do professor iniciante nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul, sobremaneira no que diz respeito ao regime de ingresso na carreira. As análises são embasadas pelo método materialista histórico-dialético, por meio das categorias totalidade, contradição e trabalho. Compreender as condições materiais do professor iniciante, suas implicações históricas e sociais enquanto servidor público no contexto político, econômico e social. O professor em início de carreira carrega as características da sua formação acadêmica, a maneira que assimilou os processos de aprendizagem com características mais específicas da área e suas implicações mais amplas e gerais exigidas no cotidiano escolar quando passa a atuar na área educacional. Como procedimentos metodológicos foram utilizados a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Os estudos apontaram que a instabilidade na carreira é a característica principal quando se trata da inserção do professor iniciante na rede estadual de Mato Grosso do Sul, já que o meio de ingresso mais recorrente é o processo seletivo e consequente contrato temporário de trabalho.  A defesa pela melhoria relacionada às condições de trabalho do professor, efetivo ou convocado, deve ser tema de constante preocupação, uma vez que as decisões governamentais têm causado prejuízos à condição de trabalho do funcionário público da educação.
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