Jogo entre “parentes”, os processos de educação do corpo, esporte e lazer indígena no Brasil: reflexões a partir dos jogos dos povos indígenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grando, Beleni Saléte
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2917
Resumo: Ao contextuar as relações históricas entre os povos indígenas e a sociedade não indígena, a partir de Mato Grosso, o diálogo com as experiências e com a literatura a fim de refletir sobre como um evento esportivo, pautado no espetáculo e na competição, pode dar visibilidade a outras formas de mediação intercultural e nos ensinar sobre outras formas de conviver na diversidade. O futebol, como prática social, vem sendo apropriado como uma linguagem intercultural que coloca em relação os povos indígenas e a sociedade não indígena, ao ser ressignificado por outras lógicas que levam ao encontro com os “parentes”. Os processos de mediações interculturais, mesmo em práticas sociais pautadas na lógica dos eventos esportivos, dão visibilidade à diversidade étnica e cultural brasileira, marcada por outras formas de ser e viver coletivamente, mesmo em contextos multiétnicos, organizados pela lógica capitalista que orienta as competições esportivas no país.
id UNOCHAPO-1_dcabc9095e1ba214e23745d93d33e696
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2917
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Jogo entre “parentes”, os processos de educação do corpo, esporte e lazer indígena no Brasil: reflexões a partir dos jogos dos povos indígenasMuseuDesenvolvimentoLiberaçãoAção ComunitáriaLocalHugues de VarineAo contextuar as relações históricas entre os povos indígenas e a sociedade não indígena, a partir de Mato Grosso, o diálogo com as experiências e com a literatura a fim de refletir sobre como um evento esportivo, pautado no espetáculo e na competição, pode dar visibilidade a outras formas de mediação intercultural e nos ensinar sobre outras formas de conviver na diversidade. O futebol, como prática social, vem sendo apropriado como uma linguagem intercultural que coloca em relação os povos indígenas e a sociedade não indígena, ao ser ressignificado por outras lógicas que levam ao encontro com os “parentes”. Os processos de mediações interculturais, mesmo em práticas sociais pautadas na lógica dos eventos esportivos, dão visibilidade à diversidade étnica e cultural brasileira, marcada por outras formas de ser e viver coletivamente, mesmo em contextos multiétnicos, organizados pela lógica capitalista que orienta as competições esportivas no país.Unochapecó2015-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/291710.22196/rp.v17i34.2917Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 34: Jan./Abr. 2015; 36-58Revista Pedagógica; v. 17 n. 34: Jan./Abr. 2015; 36-581984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2917/1674Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGrando, Beleni Saléte2016-11-25T16:42:23Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/2917Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:42:23Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogo entre “parentes”, os processos de educação do corpo, esporte e lazer indígena no Brasil: reflexões a partir dos jogos dos povos indígenas
title Jogo entre “parentes”, os processos de educação do corpo, esporte e lazer indígena no Brasil: reflexões a partir dos jogos dos povos indígenas
spellingShingle Jogo entre “parentes”, os processos de educação do corpo, esporte e lazer indígena no Brasil: reflexões a partir dos jogos dos povos indígenas
Grando, Beleni Saléte
Museu
Desenvolvimento
Liberação
Ação Comunitária
Local
Hugues de Varine
title_short Jogo entre “parentes”, os processos de educação do corpo, esporte e lazer indígena no Brasil: reflexões a partir dos jogos dos povos indígenas
title_full Jogo entre “parentes”, os processos de educação do corpo, esporte e lazer indígena no Brasil: reflexões a partir dos jogos dos povos indígenas
title_fullStr Jogo entre “parentes”, os processos de educação do corpo, esporte e lazer indígena no Brasil: reflexões a partir dos jogos dos povos indígenas
title_full_unstemmed Jogo entre “parentes”, os processos de educação do corpo, esporte e lazer indígena no Brasil: reflexões a partir dos jogos dos povos indígenas
title_sort Jogo entre “parentes”, os processos de educação do corpo, esporte e lazer indígena no Brasil: reflexões a partir dos jogos dos povos indígenas
author Grando, Beleni Saléte
author_facet Grando, Beleni Saléte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grando, Beleni Saléte
dc.subject.por.fl_str_mv Museu
Desenvolvimento
Liberação
Ação Comunitária
Local
Hugues de Varine
topic Museu
Desenvolvimento
Liberação
Ação Comunitária
Local
Hugues de Varine
description Ao contextuar as relações históricas entre os povos indígenas e a sociedade não indígena, a partir de Mato Grosso, o diálogo com as experiências e com a literatura a fim de refletir sobre como um evento esportivo, pautado no espetáculo e na competição, pode dar visibilidade a outras formas de mediação intercultural e nos ensinar sobre outras formas de conviver na diversidade. O futebol, como prática social, vem sendo apropriado como uma linguagem intercultural que coloca em relação os povos indígenas e a sociedade não indígena, ao ser ressignificado por outras lógicas que levam ao encontro com os “parentes”. Os processos de mediações interculturais, mesmo em práticas sociais pautadas na lógica dos eventos esportivos, dão visibilidade à diversidade étnica e cultural brasileira, marcada por outras formas de ser e viver coletivamente, mesmo em contextos multiétnicos, organizados pela lógica capitalista que orienta as competições esportivas no país.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2917
10.22196/rp.v17i34.2917
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2917
identifier_str_mv 10.22196/rp.v17i34.2917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2917/1674
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 34: Jan./Abr. 2015; 36-58
Revista Pedagógica; v. 17 n. 34: Jan./Abr. 2015; 36-58
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320993167474688