Actividades das crianças e jovens no espectáculo artístico e desportivo: a infância na Indústria do Entretenimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melro, Ana
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/603
Resumo: Escrever sobre crianças trabalhadoras no espetáculo artístico,remete-nos, muitas vezes, para um mundo de glamour, uma experiência ainda pouco conhecida e investigada que conduz a um “senso comum” repleto de ideias pré-concebidas e estereotipadas, daquilo que estas actividades significam e implicam, sobretudo para as crianças. Se analisarmos para além da aparência, considerarmos a essência dessetrabalho e compreendermos os mecanismos sociais que o produzem, perceberemos crianças que trabalham muitas vezes longos e difíceis períodos de tempo. Este texto procura compreender, a partir do paradigma crítico da Sociologia da Infância, o papel das crianças que trabalham nas actividades artísticas, considerando-as como parte da indústria doespectáculo e do entretenimento. Pretende, ainda, discutir o conceito de trabalho artístico, que é demasiado amplo, até mesmo para exprimir a essência das realidades que o sustentam. Desta forma, pretende-se contribuir para a análise do Trabalho Infantil Artístico em Portugal, contribuindo para a desocultação de uma realidade que aparece largamenteinvisibilizada e/ou disfarçada. Assim, pretende conhecer as práticas sociais das crianças artistas, nas suas actividades espaciais e temporalmente situadas (casa, escola, local de realização de actividades, “recreio”, etc.), nos modos como tais práticas enredam os grupos sociais de pertença, asinstituições de socialização e a vida social em sentido mais lato. Palavras-chave: Infância. Trabalho. Trabalho Infantil Artístico.
id UNOCHAPO-1_de30dbaa7a37cd1f71a75ea631906fd7
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/603
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Actividades das crianças e jovens no espectáculo artístico e desportivo: a infância na Indústria do EntretenimentoImigração japonesaetnicidadememóriarepresentaçãonacionalismoEscrever sobre crianças trabalhadoras no espetáculo artístico,remete-nos, muitas vezes, para um mundo de glamour, uma experiência ainda pouco conhecida e investigada que conduz a um “senso comum” repleto de ideias pré-concebidas e estereotipadas, daquilo que estas actividades significam e implicam, sobretudo para as crianças. Se analisarmos para além da aparência, considerarmos a essência dessetrabalho e compreendermos os mecanismos sociais que o produzem, perceberemos crianças que trabalham muitas vezes longos e difíceis períodos de tempo. Este texto procura compreender, a partir do paradigma crítico da Sociologia da Infância, o papel das crianças que trabalham nas actividades artísticas, considerando-as como parte da indústria doespectáculo e do entretenimento. Pretende, ainda, discutir o conceito de trabalho artístico, que é demasiado amplo, até mesmo para exprimir a essência das realidades que o sustentam. Desta forma, pretende-se contribuir para a análise do Trabalho Infantil Artístico em Portugal, contribuindo para a desocultação de uma realidade que aparece largamenteinvisibilizada e/ou disfarçada. Assim, pretende conhecer as práticas sociais das crianças artistas, nas suas actividades espaciais e temporalmente situadas (casa, escola, local de realização de actividades, “recreio”, etc.), nos modos como tais práticas enredam os grupos sociais de pertença, asinstituições de socialização e a vida social em sentido mais lato. Palavras-chave: Infância. Trabalho. Trabalho Infantil Artístico.Unochapecó2010-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/60310.22196/rp.v12i24.603Revista Pedagógica; Vol. 12 Núm. 24: Jan./Jun. 2010; 9-30Revista Pedagógica; v. 12 n. 24: Jan./Jun. 2010; 9-301984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/603/396Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMelro, Ana2023-01-09T18:10:21Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/603Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-09T18:10:21Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Actividades das crianças e jovens no espectáculo artístico e desportivo: a infância na Indústria do Entretenimento
title Actividades das crianças e jovens no espectáculo artístico e desportivo: a infância na Indústria do Entretenimento
spellingShingle Actividades das crianças e jovens no espectáculo artístico e desportivo: a infância na Indústria do Entretenimento
Melro, Ana
Imigração japonesa
etnicidade
memória
representação
nacionalismo
title_short Actividades das crianças e jovens no espectáculo artístico e desportivo: a infância na Indústria do Entretenimento
title_full Actividades das crianças e jovens no espectáculo artístico e desportivo: a infância na Indústria do Entretenimento
title_fullStr Actividades das crianças e jovens no espectáculo artístico e desportivo: a infância na Indústria do Entretenimento
title_full_unstemmed Actividades das crianças e jovens no espectáculo artístico e desportivo: a infância na Indústria do Entretenimento
title_sort Actividades das crianças e jovens no espectáculo artístico e desportivo: a infância na Indústria do Entretenimento
author Melro, Ana
author_facet Melro, Ana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melro, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Imigração japonesa
etnicidade
memória
representação
nacionalismo
topic Imigração japonesa
etnicidade
memória
representação
nacionalismo
description Escrever sobre crianças trabalhadoras no espetáculo artístico,remete-nos, muitas vezes, para um mundo de glamour, uma experiência ainda pouco conhecida e investigada que conduz a um “senso comum” repleto de ideias pré-concebidas e estereotipadas, daquilo que estas actividades significam e implicam, sobretudo para as crianças. Se analisarmos para além da aparência, considerarmos a essência dessetrabalho e compreendermos os mecanismos sociais que o produzem, perceberemos crianças que trabalham muitas vezes longos e difíceis períodos de tempo. Este texto procura compreender, a partir do paradigma crítico da Sociologia da Infância, o papel das crianças que trabalham nas actividades artísticas, considerando-as como parte da indústria doespectáculo e do entretenimento. Pretende, ainda, discutir o conceito de trabalho artístico, que é demasiado amplo, até mesmo para exprimir a essência das realidades que o sustentam. Desta forma, pretende-se contribuir para a análise do Trabalho Infantil Artístico em Portugal, contribuindo para a desocultação de uma realidade que aparece largamenteinvisibilizada e/ou disfarçada. Assim, pretende conhecer as práticas sociais das crianças artistas, nas suas actividades espaciais e temporalmente situadas (casa, escola, local de realização de actividades, “recreio”, etc.), nos modos como tais práticas enredam os grupos sociais de pertença, asinstituições de socialização e a vida social em sentido mais lato. Palavras-chave: Infância. Trabalho. Trabalho Infantil Artístico.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/603
10.22196/rp.v12i24.603
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/603
identifier_str_mv 10.22196/rp.v12i24.603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/603/396
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 12 Núm. 24: Jan./Jun. 2010; 9-30
Revista Pedagógica; v. 12 n. 24: Jan./Jun. 2010; 9-30
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320992090587137