Infância e envelhecimento desafios pedagógicos do século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maraschin, Maria Lucia Marocco
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4214
Resumo: Este artigo objetiva fazer uma aproximação teórico/metodológica com os referenciais que alicerçam a pedagogia, mais especificamente a pedagogia da infância e a pedagogia do envelhecimento. Trata-se de uma discussão analítico/científica alicerçada numa perspectiva pedagógico/social. O reconhecimento legal da Educação Infantil como primeira etapa da educação básica pressupõe o desvelamento do processo de envelhecimento biológico, também socialmente construído. Esta reflexão inter-áreas tem o propósito de destacar a necessidade do respeito e valorização do novo, assim como a escuta atenta do velho, constituindo-se assim, a partir desta polarização, parâmetros interdiscursivos e interdisciplinares. Nesta perspectiva, busca-se diálogo com alguns autores com o propósito de forjar reflexões dentro e fora das instâncias formadoras, suscitadas pelas diferentes pedagogias, ora trazidas.
id UNOCHAPO-1_e4d5d3f7650074626571e5c3a66d8146
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4214
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Infância e envelhecimento desafios pedagógicos do século XXIEste artigo objetiva fazer uma aproximação teórico/metodológica com os referenciais que alicerçam a pedagogia, mais especificamente a pedagogia da infância e a pedagogia do envelhecimento. Trata-se de uma discussão analítico/científica alicerçada numa perspectiva pedagógico/social. O reconhecimento legal da Educação Infantil como primeira etapa da educação básica pressupõe o desvelamento do processo de envelhecimento biológico, também socialmente construído. Esta reflexão inter-áreas tem o propósito de destacar a necessidade do respeito e valorização do novo, assim como a escuta atenta do velho, constituindo-se assim, a partir desta polarização, parâmetros interdiscursivos e interdisciplinares. Nesta perspectiva, busca-se diálogo com alguns autores com o propósito de forjar reflexões dentro e fora das instâncias formadoras, suscitadas pelas diferentes pedagogias, ora trazidas.Unochapecó2018-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/421410.22196/rp.v7i14.4214Revista Pedagógica; Vol. 7 Núm. 14: Jan. / Jun. 2005; 83-98Revista Pedagógica; v. 7 n. 14: Jan. / Jun. 2005; 83-981984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4214/2394Copyright (c) 2018 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaraschin, Maria Lucia Marocco2018-02-11T20:12:11Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/4214Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2018-02-11T20:12:11Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Infância e envelhecimento desafios pedagógicos do século XXI
title Infância e envelhecimento desafios pedagógicos do século XXI
spellingShingle Infância e envelhecimento desafios pedagógicos do século XXI
Maraschin, Maria Lucia Marocco
title_short Infância e envelhecimento desafios pedagógicos do século XXI
title_full Infância e envelhecimento desafios pedagógicos do século XXI
title_fullStr Infância e envelhecimento desafios pedagógicos do século XXI
title_full_unstemmed Infância e envelhecimento desafios pedagógicos do século XXI
title_sort Infância e envelhecimento desafios pedagógicos do século XXI
author Maraschin, Maria Lucia Marocco
author_facet Maraschin, Maria Lucia Marocco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maraschin, Maria Lucia Marocco
description Este artigo objetiva fazer uma aproximação teórico/metodológica com os referenciais que alicerçam a pedagogia, mais especificamente a pedagogia da infância e a pedagogia do envelhecimento. Trata-se de uma discussão analítico/científica alicerçada numa perspectiva pedagógico/social. O reconhecimento legal da Educação Infantil como primeira etapa da educação básica pressupõe o desvelamento do processo de envelhecimento biológico, também socialmente construído. Esta reflexão inter-áreas tem o propósito de destacar a necessidade do respeito e valorização do novo, assim como a escuta atenta do velho, constituindo-se assim, a partir desta polarização, parâmetros interdiscursivos e interdisciplinares. Nesta perspectiva, busca-se diálogo com alguns autores com o propósito de forjar reflexões dentro e fora das instâncias formadoras, suscitadas pelas diferentes pedagogias, ora trazidas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4214
10.22196/rp.v7i14.4214
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4214
identifier_str_mv 10.22196/rp.v7i14.4214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4214/2394
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 7 Núm. 14: Jan. / Jun. 2005; 83-98
Revista Pedagógica; v. 7 n. 14: Jan. / Jun. 2005; 83-98
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320994810593280