O USO DA METODOLOGIA STEAM EM SALA DE AULA NA DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO: reflexões iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos Bergamaschi, Christyan
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: A. C. Lima Gonçalves, Mariana, Pires Campos, Carlos Roberto, Lyra Silva Passos, Marize
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
DOI: 10.22196/rp.v24i1.7168
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7168
Resumo: A educação na sociedade contemporânea se apresenta com inúmeros desafios, intensificados durante a pandemia do COVID-19, com a inserção emergencial das tecnologias digitais. É neste contexto que este estudo analisa a proposta do uso da metodologia STEAM (acrônimo em inglês para as disciplinas Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) vinculado ao design thinking, de modo contextualizado, ao contemplar a dimensão da educação ambiental no currículo, propondo-se a responder: como a aplicação do STEAM vinculado ao design thinking pode contribuir para a abordagem interdisciplinar na sala de aula a partir de um tema socioambiental? As atividades desta pesquisa foram realizadas em cinco fases, com duas turmas dos sétimos anos do Ensino Fundamental e uma turma do doutorado em Educação em Ciências e Matemática, a partir de um problema socioambiental: o desaparecimento das abelhas no mundo. Para análise dos dados, utilizou-se a análise textual discursiva, que permitiu reconhecer o STEAM e o design thinking como processos que ampliam o interesse e a participação dos envolvidos, conduzindo-os para a discussão do problema, identificando caminhos possíveis. Também foram reveladas as fragilidades do currículo fragmentado da educação básica, o qual se distancia de um princípio básico da educação ambiental: a concepção da totalidade. Desse modo, a pesquisa problematiza a formação dos sujeitos no coletivo para uma transformação cultural no ambiente escolar e na sociedade contemporânea.
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Educação socioambiental
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Interdisciplinaridade
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