O USO DA METODOLOGIA STEAM EM SALA DE AULA NA DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO: reflexões iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
DOI: | 10.22196/rp.v24i1.7168 |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7168 |
Resumo: | A educação na sociedade contemporânea se apresenta com inúmeros desafios, intensificados durante a pandemia do COVID-19, com a inserção emergencial das tecnologias digitais. É neste contexto que este estudo analisa a proposta do uso da metodologia STEAM (acrônimo em inglês para as disciplinas Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) vinculado ao design thinking, de modo contextualizado, ao contemplar a dimensão da educação ambiental no currículo, propondo-se a responder: como a aplicação do STEAM vinculado ao design thinking pode contribuir para a abordagem interdisciplinar na sala de aula a partir de um tema socioambiental? As atividades desta pesquisa foram realizadas em cinco fases, com duas turmas dos sétimos anos do Ensino Fundamental e uma turma do doutorado em Educação em Ciências e Matemática, a partir de um problema socioambiental: o desaparecimento das abelhas no mundo. Para análise dos dados, utilizou-se a análise textual discursiva, que permitiu reconhecer o STEAM e o design thinking como processos que ampliam o interesse e a participação dos envolvidos, conduzindo-os para a discussão do problema, identificando caminhos possíveis. Também foram reveladas as fragilidades do currículo fragmentado da educação básica, o qual se distancia de um princípio básico da educação ambiental: a concepção da totalidade. Desse modo, a pesquisa problematiza a formação dos sujeitos no coletivo para uma transformação cultural no ambiente escolar e na sociedade contemporânea. |
id |
UNOCHAPO-1_e9ebfc07fa7bf8356b5c2c4244df8157 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7168 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
spelling |
O USO DA METODOLOGIA STEAM EM SALA DE AULA NA DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO: reflexões iniciaisMetodologia ativaEducação socioambientalSTEMInterdisciplinaridadeDesaparecimento das abelhasA educação na sociedade contemporânea se apresenta com inúmeros desafios, intensificados durante a pandemia do COVID-19, com a inserção emergencial das tecnologias digitais. É neste contexto que este estudo analisa a proposta do uso da metodologia STEAM (acrônimo em inglês para as disciplinas Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) vinculado ao design thinking, de modo contextualizado, ao contemplar a dimensão da educação ambiental no currículo, propondo-se a responder: como a aplicação do STEAM vinculado ao design thinking pode contribuir para a abordagem interdisciplinar na sala de aula a partir de um tema socioambiental? As atividades desta pesquisa foram realizadas em cinco fases, com duas turmas dos sétimos anos do Ensino Fundamental e uma turma do doutorado em Educação em Ciências e Matemática, a partir de um problema socioambiental: o desaparecimento das abelhas no mundo. Para análise dos dados, utilizou-se a análise textual discursiva, que permitiu reconhecer o STEAM e o design thinking como processos que ampliam o interesse e a participação dos envolvidos, conduzindo-os para a discussão do problema, identificando caminhos possíveis. Também foram reveladas as fragilidades do currículo fragmentado da educação básica, o qual se distancia de um princípio básico da educação ambiental: a concepção da totalidade. Desse modo, a pesquisa problematiza a formação dos sujeitos no coletivo para uma transformação cultural no ambiente escolar e na sociedade contemporânea.Unochapecó2022-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/716810.22196/rp.v24i1.7168Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-26Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-261984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7168/3822Copyright (c) 2022 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLemos Bergamaschi, ChristyanA. C. Lima Gonçalves, MarianaPires Campos, Carlos RobertoLyra Silva Passos, Marize2023-01-17T13:08:51Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7168Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2023-01-17T13:08:51Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DA METODOLOGIA STEAM EM SALA DE AULA NA DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO: reflexões iniciais |
title |
O USO DA METODOLOGIA STEAM EM SALA DE AULA NA DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO: reflexões iniciais |
spellingShingle |
O USO DA METODOLOGIA STEAM EM SALA DE AULA NA DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO: reflexões iniciais O USO DA METODOLOGIA STEAM EM SALA DE AULA NA DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO: reflexões iniciais Lemos Bergamaschi, Christyan Metodologia ativa Educação socioambiental STEM Interdisciplinaridade Desaparecimento das abelhas Lemos Bergamaschi, Christyan Metodologia ativa Educação socioambiental STEM Interdisciplinaridade Desaparecimento das abelhas |
title_short |
O USO DA METODOLOGIA STEAM EM SALA DE AULA NA DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO: reflexões iniciais |
title_full |
O USO DA METODOLOGIA STEAM EM SALA DE AULA NA DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO: reflexões iniciais |
title_fullStr |
O USO DA METODOLOGIA STEAM EM SALA DE AULA NA DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO: reflexões iniciais O USO DA METODOLOGIA STEAM EM SALA DE AULA NA DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO: reflexões iniciais |
title_full_unstemmed |
O USO DA METODOLOGIA STEAM EM SALA DE AULA NA DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO: reflexões iniciais O USO DA METODOLOGIA STEAM EM SALA DE AULA NA DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO: reflexões iniciais |
title_sort |
O USO DA METODOLOGIA STEAM EM SALA DE AULA NA DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO: reflexões iniciais |
author |
Lemos Bergamaschi, Christyan |
author_facet |
Lemos Bergamaschi, Christyan Lemos Bergamaschi, Christyan A. C. Lima Gonçalves, Mariana Pires Campos, Carlos Roberto Lyra Silva Passos, Marize A. C. Lima Gonçalves, Mariana Pires Campos, Carlos Roberto Lyra Silva Passos, Marize |
author_role |
author |
author2 |
A. C. Lima Gonçalves, Mariana Pires Campos, Carlos Roberto Lyra Silva Passos, Marize |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos Bergamaschi, Christyan A. C. Lima Gonçalves, Mariana Pires Campos, Carlos Roberto Lyra Silva Passos, Marize |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia ativa Educação socioambiental STEM Interdisciplinaridade Desaparecimento das abelhas |
topic |
Metodologia ativa Educação socioambiental STEM Interdisciplinaridade Desaparecimento das abelhas |
description |
A educação na sociedade contemporânea se apresenta com inúmeros desafios, intensificados durante a pandemia do COVID-19, com a inserção emergencial das tecnologias digitais. É neste contexto que este estudo analisa a proposta do uso da metodologia STEAM (acrônimo em inglês para as disciplinas Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) vinculado ao design thinking, de modo contextualizado, ao contemplar a dimensão da educação ambiental no currículo, propondo-se a responder: como a aplicação do STEAM vinculado ao design thinking pode contribuir para a abordagem interdisciplinar na sala de aula a partir de um tema socioambiental? As atividades desta pesquisa foram realizadas em cinco fases, com duas turmas dos sétimos anos do Ensino Fundamental e uma turma do doutorado em Educação em Ciências e Matemática, a partir de um problema socioambiental: o desaparecimento das abelhas no mundo. Para análise dos dados, utilizou-se a análise textual discursiva, que permitiu reconhecer o STEAM e o design thinking como processos que ampliam o interesse e a participação dos envolvidos, conduzindo-os para a discussão do problema, identificando caminhos possíveis. Também foram reveladas as fragilidades do currículo fragmentado da educação básica, o qual se distancia de um princípio básico da educação ambiental: a concepção da totalidade. Desse modo, a pesquisa problematiza a formação dos sujeitos no coletivo para uma transformação cultural no ambiente escolar e na sociedade contemporânea. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7168 10.22196/rp.v24i1.7168 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7168 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v24i1.7168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7168/3822 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-26 Revista Pedagógica; v. 24 (2022): Temática Livre - jan. / dez.; 1-26 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1822180484288872448 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22196/rp.v24i1.7168 |