O desaparecimento das abelhas : uma temática para o Ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Letícia Fernanda Rodrigues dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36806
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
id UNB_e024d6339e11a799607a797b9fcc1de4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/36806
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O desaparecimento das abelhas : uma temática para o Ensino de CiênciasIntervenção didáticaDesaparecimento de abelhasCiência, tecnologia e sociedade (CTS)Alfabetização científicaAbelhaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.Pesquisas em Ensino de Ciências ressaltam a relevância de se estabelecer relação entre o que se ensina na escola, o contexto de vida dos estudantes e o que eles já sabem. Nesse sentido, buscamos uma forma de despertar mais interesse dos estudantes e também de ressignificar a atuação docente, rompendo com o modelo de ensino focado somente no conceito. Nossa proposta de intervenção didática para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental baseia-se na problematização sobre o desaparecimento das abelhas, possíveis causas e consequências desse fenômeno, em uma perspectiva de alfabetizar cientificamente. Realizamos uma Intervenção Didática de aproximadamente 24 horas/aula durante o mês de outubro de 2018 com estudantes do 5.º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal, sobre a temática citada, relacionando-a a conceitos científicos, questões éticas, políticas, econômicas e ambientais, associando as relações CTS. Buscamos suporte teórico em Freire que traz como papel do professor o despertar da curiosidade do aluno, desafiando-os a querer ir além do que sabem. Portanto, buscamos responder ‘Em que medida uma proposta de intervenção didática para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental, baseada na problematização sobre o desaparecimento das abelhas, pode contribuir para o processo de alfabetizar cientificamente estudantes do 5.o ano do ensino fundamental?’. Ao observarmos a motivação, a criatividade e o engajamento dos alunos na elaboração das atividades, consideramos que a abordagem temática foi um meio positivo de contextualizar os conceitos de relações ecológicas e cadeia alimentar, tendo como ganhos decorrentes não somente o aprendizado de Ciências, mas igualmente a compreensão da importância dos conhecimentos científico-tecnológicos para a percepção e reflexão sobre a problemática do desaparecimento das abelhas. Consideramos que a problematização viabiliza a alfabetização científica, porque a curiosidade faz mover o pensamento dos estudantes. Assim, a abordagem de temas voltados para o trabalho na perspectiva da alfabetização científica pode viabilizar essa ponte que conecta o conhecimento escolar aos problemas presentes em nosso dia a dia, viabilizando inclusive, a discussão no viés CTS.Research in Science Teaching emphasizes the relevance of establishing a relationship between what is taught in the school, the students' life context and what they already know. In this sense, we seek a way to awaken more interest of the students and also to resignify the teaching performance, breaking with the educational model focused only on the content. Our proposal for a didactic intervention for the teaching of Science in elementary education is based on the problematization about the disappearance of the bees’ disappearance and possible causes and consequences of this phenomenon, in a perspective of scientifically alphabetizing. We conducted a didactic intervention of approximately 24-hours/class during October 2018 with students of the 5th grade of a public school in the Distrito Federal, about the aforementioned theme, relating it to scientific concepts, ethical, political, economic and environmental issues, associating STS relations. We seek theoretical support in Freire that brings as teacher's role to awaken the student's curiosity, challenging them to want to go beyond what they know. Therefore, we seek to answer the research question: “To what extent can a proposal for didactic intervention for the teaching of Science in elementary school, based on the problematization of the disappearance of bees, contribute to the process of alphabetizing scientifically? As we observe the motivation, creativity and engagement of students in the elaboration of activities, we consider that the thematic approach was a positive means of contextualizing the concepts of ecological relations and the food chain, having as gains arising not only the learning of science, but also the understanding of the importance of scientific-technological knowledge for the perception and reflection on the problem of the disappearance of the bees. We consider that problematization enables scientific literacy, because curiosity moves students’ thinking. Thus, a series of themes focused on the work in scientific literacy may be able to lead the response that connects knowledge to the problems present in our daily life, making possible even a discussion in the STS bias.Machado, Patrícia Fernandes LootensAnjos, Letícia Fernanda Rodrigues dos2020-02-05T18:01:15Z2020-02-05T18:01:15Z2020-02-052019-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANJOS, Letícia Fernanda Rodrigues dos. O desaparecimento das abelhas: uma temática para o Ensino de Ciências. 2019. 52 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36806A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/36806Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O desaparecimento das abelhas : uma temática para o Ensino de Ciências
title O desaparecimento das abelhas : uma temática para o Ensino de Ciências
spellingShingle O desaparecimento das abelhas : uma temática para o Ensino de Ciências
Anjos, Letícia Fernanda Rodrigues dos
Intervenção didática
Desaparecimento de abelhas
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Alfabetização científica
Abelha
title_short O desaparecimento das abelhas : uma temática para o Ensino de Ciências
title_full O desaparecimento das abelhas : uma temática para o Ensino de Ciências
title_fullStr O desaparecimento das abelhas : uma temática para o Ensino de Ciências
title_full_unstemmed O desaparecimento das abelhas : uma temática para o Ensino de Ciências
title_sort O desaparecimento das abelhas : uma temática para o Ensino de Ciências
author Anjos, Letícia Fernanda Rodrigues dos
author_facet Anjos, Letícia Fernanda Rodrigues dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Patrícia Fernandes Lootens
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Letícia Fernanda Rodrigues dos
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção didática
Desaparecimento de abelhas
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Alfabetização científica
Abelha
topic Intervenção didática
Desaparecimento de abelhas
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Alfabetização científica
Abelha
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-05
2020-02-05T18:01:15Z
2020-02-05T18:01:15Z
2020-02-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANJOS, Letícia Fernanda Rodrigues dos. O desaparecimento das abelhas: uma temática para o Ensino de Ciências. 2019. 52 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36806
identifier_str_mv ANJOS, Letícia Fernanda Rodrigues dos. O desaparecimento das abelhas: uma temática para o Ensino de Ciências. 2019. 52 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508301853917184