O letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdez

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taveira, Cristiane Correia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rosado, Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3691
Resumo: A insuficiência de base teórica em matrizes de linguagem (sonora, visual e verbal), principalmente no que se refere à visualidade e às mesclas entre as matrizes, evidencia aspectos que incidem no distanciamento da forma de abordar a característica principal da coleção de artefatos produzidos pelos professores surdos durante a prática pedagógica: o apelo imagético que acrescenta outros olhares ao letramento, à leitura, à escrita e à produção literária. Essas práticas pedagógicas visuais circulam e permeiam outras práticas. Foi prioritário estudá-las dada a especificidade e a pertinência que demonstram os professores instrutores surdos ao aplicá-las, o que pode impulsionar mais adequadamente a escolarização de alunos surdos.
id UNOCHAPO-1_f0ff398d8d6a83e0ca888bc0f5e6f52d
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3691
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling O letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdezEmpreendedorismo. Perfil Empreendedor. Comportamento Empreendedor.A insuficiência de base teórica em matrizes de linguagem (sonora, visual e verbal), principalmente no que se refere à visualidade e às mesclas entre as matrizes, evidencia aspectos que incidem no distanciamento da forma de abordar a característica principal da coleção de artefatos produzidos pelos professores surdos durante a prática pedagógica: o apelo imagético que acrescenta outros olhares ao letramento, à leitura, à escrita e à produção literária. Essas práticas pedagógicas visuais circulam e permeiam outras práticas. Foi prioritário estudá-las dada a especificidade e a pertinência que demonstram os professores instrutores surdos ao aplicá-las, o que pode impulsionar mais adequadamente a escolarização de alunos surdos.Unochapecó2017-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/369110.22196/rp.v18i39.3691Revista Pedagógica; Vol. 18 Núm. 39: Set./Dez. 2016; 174-195Revista Pedagógica; v. 18 n. 39: Set./Dez. 2016; 174-1951984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3691/2109Copyright (c) 2017 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessTaveira, Cristiane CorreiaRosado, Alexandre2017-04-28T16:40:42Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3691Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2017-04-28T16:40:42Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv O letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdez
title O letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdez
spellingShingle O letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdez
Taveira, Cristiane Correia
Empreendedorismo. Perfil Empreendedor. Comportamento Empreendedor.
title_short O letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdez
title_full O letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdez
title_fullStr O letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdez
title_full_unstemmed O letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdez
title_sort O letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdez
author Taveira, Cristiane Correia
author_facet Taveira, Cristiane Correia
Rosado, Alexandre
author_role author
author2 Rosado, Alexandre
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Taveira, Cristiane Correia
Rosado, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo. Perfil Empreendedor. Comportamento Empreendedor.
topic Empreendedorismo. Perfil Empreendedor. Comportamento Empreendedor.
description A insuficiência de base teórica em matrizes de linguagem (sonora, visual e verbal), principalmente no que se refere à visualidade e às mesclas entre as matrizes, evidencia aspectos que incidem no distanciamento da forma de abordar a característica principal da coleção de artefatos produzidos pelos professores surdos durante a prática pedagógica: o apelo imagético que acrescenta outros olhares ao letramento, à leitura, à escrita e à produção literária. Essas práticas pedagógicas visuais circulam e permeiam outras práticas. Foi prioritário estudá-las dada a especificidade e a pertinência que demonstram os professores instrutores surdos ao aplicá-las, o que pode impulsionar mais adequadamente a escolarização de alunos surdos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3691
10.22196/rp.v18i39.3691
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3691
identifier_str_mv 10.22196/rp.v18i39.3691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3691/2109
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 18 Núm. 39: Set./Dez. 2016; 174-195
Revista Pedagógica; v. 18 n. 39: Set./Dez. 2016; 174-195
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320993795571712