O letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdez
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3691 |
Resumo: | A insuficiência de base teórica em matrizes de linguagem (sonora, visual e verbal), principalmente no que se refere à visualidade e às mesclas entre as matrizes, evidencia aspectos que incidem no distanciamento da forma de abordar a característica principal da coleção de artefatos produzidos pelos professores surdos durante a prática pedagógica: o apelo imagético que acrescenta outros olhares ao letramento, à leitura, à escrita e à produção literária. Essas práticas pedagógicas visuais circulam e permeiam outras práticas. Foi prioritário estudá-las dada a especificidade e a pertinência que demonstram os professores instrutores surdos ao aplicá-las, o que pode impulsionar mais adequadamente a escolarização de alunos surdos. |
id |
UNOCHAPO-1_f0ff398d8d6a83e0ca888bc0f5e6f52d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3691 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdezEmpreendedorismo. Perfil Empreendedor. Comportamento Empreendedor.A insuficiência de base teórica em matrizes de linguagem (sonora, visual e verbal), principalmente no que se refere à visualidade e às mesclas entre as matrizes, evidencia aspectos que incidem no distanciamento da forma de abordar a característica principal da coleção de artefatos produzidos pelos professores surdos durante a prática pedagógica: o apelo imagético que acrescenta outros olhares ao letramento, à leitura, à escrita e à produção literária. Essas práticas pedagógicas visuais circulam e permeiam outras práticas. Foi prioritário estudá-las dada a especificidade e a pertinência que demonstram os professores instrutores surdos ao aplicá-las, o que pode impulsionar mais adequadamente a escolarização de alunos surdos.Unochapecó2017-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/369110.22196/rp.v18i39.3691Revista Pedagógica; Vol. 18 Núm. 39: Set./Dez. 2016; 174-195Revista Pedagógica; v. 18 n. 39: Set./Dez. 2016; 174-1951984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3691/2109Copyright (c) 2017 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessTaveira, Cristiane CorreiaRosado, Alexandre2017-04-28T16:40:42Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3691Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2017-04-28T16:40:42Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdez |
title |
O letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdez |
spellingShingle |
O letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdez Taveira, Cristiane Correia Empreendedorismo. Perfil Empreendedor. Comportamento Empreendedor. |
title_short |
O letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdez |
title_full |
O letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdez |
title_fullStr |
O letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdez |
title_full_unstemmed |
O letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdez |
title_sort |
O letramento visual como Chave de leitura das práticas Pedagógicas e da produção de Artefatos no campo da surdez |
author |
Taveira, Cristiane Correia |
author_facet |
Taveira, Cristiane Correia Rosado, Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Rosado, Alexandre |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Taveira, Cristiane Correia Rosado, Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo. Perfil Empreendedor. Comportamento Empreendedor. |
topic |
Empreendedorismo. Perfil Empreendedor. Comportamento Empreendedor. |
description |
A insuficiência de base teórica em matrizes de linguagem (sonora, visual e verbal), principalmente no que se refere à visualidade e às mesclas entre as matrizes, evidencia aspectos que incidem no distanciamento da forma de abordar a característica principal da coleção de artefatos produzidos pelos professores surdos durante a prática pedagógica: o apelo imagético que acrescenta outros olhares ao letramento, à leitura, à escrita e à produção literária. Essas práticas pedagógicas visuais circulam e permeiam outras práticas. Foi prioritário estudá-las dada a especificidade e a pertinência que demonstram os professores instrutores surdos ao aplicá-las, o que pode impulsionar mais adequadamente a escolarização de alunos surdos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3691 10.22196/rp.v18i39.3691 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3691 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v18i39.3691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3691/2109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 18 Núm. 39: Set./Dez. 2016; 174-195 Revista Pedagógica; v. 18 n. 39: Set./Dez. 2016; 174-195 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320993795571712 |