Psicologia na escola: políticas públicas e intervenção em grupos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulino-Pereira, Fernando César
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Faria, Juliana Bontempo, Vicente, Heitor Abadio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3061
Resumo: A participação da psicologia nas políticas públicas tem crescido ultimamente, acompanhada pela construção de seu compromisso social e valorizando a construção de práticas comprometidas com a transformação social. O trabalho realizado por meio de oficinas terapêutico-educativas mostra-se muito eficaz em contextos de ações sociais, principalmente pelo fato de lidar com questões afetivas por meio de vivências que proporcionam a representação de diversas identidades a partir das relações com o seu contexto. Desde modo, o objetivo do presente trabalho consiste em investigar a realidade de alguns grupos na cidade de Catalão-GO e, a partir de observações, acolhimentos e oficinas, realizar intervenções. O espaço para a realização do estágio foi a escola Pedro Netto Paranhos, localizada no Pontal Norte. A demanda inicial apontada pelo presidente do bairro e alguns professores eram problemas com drogas e violências. Foram realizados alguns encontros com turmas da escola utilizando jogo e brincadeiras que fizessem com que os alunos se divertissem e também refletissem sobre temas propostos. Neste contexto, outra demanda se fez presente e refere-se à falta de expressão e perspectivas dos jovens, que foram temas trabalhados em propostas de intervenção.
id UNOCHAPO-1_fe38f55f41b91bec29e984a2df2afca1
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3061
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Psicologia na escola: políticas públicas e intervenção em gruposEnsino médio. Juventude. Zygmunt Bauman.A participação da psicologia nas políticas públicas tem crescido ultimamente, acompanhada pela construção de seu compromisso social e valorizando a construção de práticas comprometidas com a transformação social. O trabalho realizado por meio de oficinas terapêutico-educativas mostra-se muito eficaz em contextos de ações sociais, principalmente pelo fato de lidar com questões afetivas por meio de vivências que proporcionam a representação de diversas identidades a partir das relações com o seu contexto. Desde modo, o objetivo do presente trabalho consiste em investigar a realidade de alguns grupos na cidade de Catalão-GO e, a partir de observações, acolhimentos e oficinas, realizar intervenções. O espaço para a realização do estágio foi a escola Pedro Netto Paranhos, localizada no Pontal Norte. A demanda inicial apontada pelo presidente do bairro e alguns professores eram problemas com drogas e violências. Foram realizados alguns encontros com turmas da escola utilizando jogo e brincadeiras que fizessem com que os alunos se divertissem e também refletissem sobre temas propostos. Neste contexto, outra demanda se fez presente e refere-se à falta de expressão e perspectivas dos jovens, que foram temas trabalhados em propostas de intervenção.Unochapecó2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/306110.22196/rp.v17i35.3061Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 35: Mai./Ago. 2015; 179-195Revista Pedagógica; v. 17 n. 35: Mai./Ago. 2015; 179-1951984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3061/1749Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPaulino-Pereira, Fernando CésarFaria, Juliana BontempoVicente, Heitor Abadio2016-11-25T16:42:59Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3061Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:42:59Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia na escola: políticas públicas e intervenção em grupos
title Psicologia na escola: políticas públicas e intervenção em grupos
spellingShingle Psicologia na escola: políticas públicas e intervenção em grupos
Paulino-Pereira, Fernando César
Ensino médio. Juventude. Zygmunt Bauman.
title_short Psicologia na escola: políticas públicas e intervenção em grupos
title_full Psicologia na escola: políticas públicas e intervenção em grupos
title_fullStr Psicologia na escola: políticas públicas e intervenção em grupos
title_full_unstemmed Psicologia na escola: políticas públicas e intervenção em grupos
title_sort Psicologia na escola: políticas públicas e intervenção em grupos
author Paulino-Pereira, Fernando César
author_facet Paulino-Pereira, Fernando César
Faria, Juliana Bontempo
Vicente, Heitor Abadio
author_role author
author2 Faria, Juliana Bontempo
Vicente, Heitor Abadio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulino-Pereira, Fernando César
Faria, Juliana Bontempo
Vicente, Heitor Abadio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio. Juventude. Zygmunt Bauman.
topic Ensino médio. Juventude. Zygmunt Bauman.
description A participação da psicologia nas políticas públicas tem crescido ultimamente, acompanhada pela construção de seu compromisso social e valorizando a construção de práticas comprometidas com a transformação social. O trabalho realizado por meio de oficinas terapêutico-educativas mostra-se muito eficaz em contextos de ações sociais, principalmente pelo fato de lidar com questões afetivas por meio de vivências que proporcionam a representação de diversas identidades a partir das relações com o seu contexto. Desde modo, o objetivo do presente trabalho consiste em investigar a realidade de alguns grupos na cidade de Catalão-GO e, a partir de observações, acolhimentos e oficinas, realizar intervenções. O espaço para a realização do estágio foi a escola Pedro Netto Paranhos, localizada no Pontal Norte. A demanda inicial apontada pelo presidente do bairro e alguns professores eram problemas com drogas e violências. Foram realizados alguns encontros com turmas da escola utilizando jogo e brincadeiras que fizessem com que os alunos se divertissem e também refletissem sobre temas propostos. Neste contexto, outra demanda se fez presente e refere-se à falta de expressão e perspectivas dos jovens, que foram temas trabalhados em propostas de intervenção.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3061
10.22196/rp.v17i35.3061
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3061
identifier_str_mv 10.22196/rp.v17i35.3061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3061/1749
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 17 Núm. 35: Mai./Ago. 2015; 179-195
Revista Pedagógica; v. 17 n. 35: Mai./Ago. 2015; 179-195
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1754571040044875776