Educação Profissional Técnica integrada ao ensino médio: desafios da implantação de uma proposta de currículo integrado no IFTM – Câmpus Paracatu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Nara
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gobbi, Gianna Andréia Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1313
Resumo: O presente artigo decorre da nossa experiência na implantação de um currículo integrado nos Cursos Técnicos de Informática e Eletrônica – modalidade integrada ao Ensino Médio – no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) – Câmpus Paracatu. Esse artigo pretende também ampliar as discussões acerca das estratégias de integração entre ensino médio e ensino técnico, necessárias à inovação nos processos de ensino-aprendizagem. Faz-se necessária a busca por um currículo que atenda às demandas do mundo do trabalho, bem como da formação omnilateral1 dos sujeitos. Diante da amplitude da experiência, verifica-se que há diferentes discursos sobre integração presentes nas atuais políticas e práticas curriculares. Esses diferentes enfoques são interpretados e apropriados e refletem comumente na reinterpretação dos discursos e das próprias práticas docentes.
id UNOCHAPO-1_fe91f97fccfd7a2a0cfcd7618fc2ea74
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1313
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Educação Profissional Técnica integrada ao ensino médio: desafios da implantação de uma proposta de currículo integrado no IFTM – Câmpus ParacatuterritórioterritorialidadefronteirasregiõescidadesO presente artigo decorre da nossa experiência na implantação de um currículo integrado nos Cursos Técnicos de Informática e Eletrônica – modalidade integrada ao Ensino Médio – no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) – Câmpus Paracatu. Esse artigo pretende também ampliar as discussões acerca das estratégias de integração entre ensino médio e ensino técnico, necessárias à inovação nos processos de ensino-aprendizagem. Faz-se necessária a busca por um currículo que atenda às demandas do mundo do trabalho, bem como da formação omnilateral1 dos sujeitos. Diante da amplitude da experiência, verifica-se que há diferentes discursos sobre integração presentes nas atuais políticas e práticas curriculares. Esses diferentes enfoques são interpretados e apropriados e refletem comumente na reinterpretação dos discursos e das próprias práticas docentes.Unochapecó2013-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/131310.22196/rp.v13i27.1313Revista Pedagógica; Vol. 13 Núm. 27: jul./dez. 2011; 359-378Revista Pedagógica; v. 13 n. 27: jul./dez. 2011; 359-3781984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1313/727Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, NaraGobbi, Gianna Andréia Ferreira2016-11-25T16:38:18Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1313Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:38:18Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Profissional Técnica integrada ao ensino médio: desafios da implantação de uma proposta de currículo integrado no IFTM – Câmpus Paracatu
title Educação Profissional Técnica integrada ao ensino médio: desafios da implantação de uma proposta de currículo integrado no IFTM – Câmpus Paracatu
spellingShingle Educação Profissional Técnica integrada ao ensino médio: desafios da implantação de uma proposta de currículo integrado no IFTM – Câmpus Paracatu
Moreira, Nara
território
territorialidade
fronteiras
regiões
cidades
title_short Educação Profissional Técnica integrada ao ensino médio: desafios da implantação de uma proposta de currículo integrado no IFTM – Câmpus Paracatu
title_full Educação Profissional Técnica integrada ao ensino médio: desafios da implantação de uma proposta de currículo integrado no IFTM – Câmpus Paracatu
title_fullStr Educação Profissional Técnica integrada ao ensino médio: desafios da implantação de uma proposta de currículo integrado no IFTM – Câmpus Paracatu
title_full_unstemmed Educação Profissional Técnica integrada ao ensino médio: desafios da implantação de uma proposta de currículo integrado no IFTM – Câmpus Paracatu
title_sort Educação Profissional Técnica integrada ao ensino médio: desafios da implantação de uma proposta de currículo integrado no IFTM – Câmpus Paracatu
author Moreira, Nara
author_facet Moreira, Nara
Gobbi, Gianna Andréia Ferreira
author_role author
author2 Gobbi, Gianna Andréia Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Nara
Gobbi, Gianna Andréia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv território
territorialidade
fronteiras
regiões
cidades
topic território
territorialidade
fronteiras
regiões
cidades
description O presente artigo decorre da nossa experiência na implantação de um currículo integrado nos Cursos Técnicos de Informática e Eletrônica – modalidade integrada ao Ensino Médio – no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) – Câmpus Paracatu. Esse artigo pretende também ampliar as discussões acerca das estratégias de integração entre ensino médio e ensino técnico, necessárias à inovação nos processos de ensino-aprendizagem. Faz-se necessária a busca por um currículo que atenda às demandas do mundo do trabalho, bem como da formação omnilateral1 dos sujeitos. Diante da amplitude da experiência, verifica-se que há diferentes discursos sobre integração presentes nas atuais políticas e práticas curriculares. Esses diferentes enfoques são interpretados e apropriados e refletem comumente na reinterpretação dos discursos e das próprias práticas docentes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1313
10.22196/rp.v13i27.1313
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1313
identifier_str_mv 10.22196/rp.v13i27.1313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1313/727
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 13 Núm. 27: jul./dez. 2011; 359-378
Revista Pedagógica; v. 13 n. 27: jul./dez. 2011; 359-378
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320992163987456