Educação Profissional Técnica integrada ao ensino médio: desafios da implantação de uma proposta de currículo integrado no IFTM – Câmpus Paracatu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1313 |
Resumo: | O presente artigo decorre da nossa experiência na implantação de um currículo integrado nos Cursos Técnicos de Informática e Eletrônica – modalidade integrada ao Ensino Médio – no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) – Câmpus Paracatu. Esse artigo pretende também ampliar as discussões acerca das estratégias de integração entre ensino médio e ensino técnico, necessárias à inovação nos processos de ensino-aprendizagem. Faz-se necessária a busca por um currículo que atenda às demandas do mundo do trabalho, bem como da formação omnilateral1 dos sujeitos. Diante da amplitude da experiência, verifica-se que há diferentes discursos sobre integração presentes nas atuais políticas e práticas curriculares. Esses diferentes enfoques são interpretados e apropriados e refletem comumente na reinterpretação dos discursos e das próprias práticas docentes. |
id |
UNOCHAPO-1_fe91f97fccfd7a2a0cfcd7618fc2ea74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1313 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Profissional Técnica integrada ao ensino médio: desafios da implantação de uma proposta de currículo integrado no IFTM – Câmpus ParacatuterritórioterritorialidadefronteirasregiõescidadesO presente artigo decorre da nossa experiência na implantação de um currículo integrado nos Cursos Técnicos de Informática e Eletrônica – modalidade integrada ao Ensino Médio – no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) – Câmpus Paracatu. Esse artigo pretende também ampliar as discussões acerca das estratégias de integração entre ensino médio e ensino técnico, necessárias à inovação nos processos de ensino-aprendizagem. Faz-se necessária a busca por um currículo que atenda às demandas do mundo do trabalho, bem como da formação omnilateral1 dos sujeitos. Diante da amplitude da experiência, verifica-se que há diferentes discursos sobre integração presentes nas atuais políticas e práticas curriculares. Esses diferentes enfoques são interpretados e apropriados e refletem comumente na reinterpretação dos discursos e das próprias práticas docentes.Unochapecó2013-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/131310.22196/rp.v13i27.1313Revista Pedagógica; Vol. 13 Núm. 27: jul./dez. 2011; 359-378Revista Pedagógica; v. 13 n. 27: jul./dez. 2011; 359-3781984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1313/727Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, NaraGobbi, Gianna Andréia Ferreira2016-11-25T16:38:18Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1313Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:38:18Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Profissional Técnica integrada ao ensino médio: desafios da implantação de uma proposta de currículo integrado no IFTM – Câmpus Paracatu |
title |
Educação Profissional Técnica integrada ao ensino médio: desafios da implantação de uma proposta de currículo integrado no IFTM – Câmpus Paracatu |
spellingShingle |
Educação Profissional Técnica integrada ao ensino médio: desafios da implantação de uma proposta de currículo integrado no IFTM – Câmpus Paracatu Moreira, Nara território territorialidade fronteiras regiões cidades |
title_short |
Educação Profissional Técnica integrada ao ensino médio: desafios da implantação de uma proposta de currículo integrado no IFTM – Câmpus Paracatu |
title_full |
Educação Profissional Técnica integrada ao ensino médio: desafios da implantação de uma proposta de currículo integrado no IFTM – Câmpus Paracatu |
title_fullStr |
Educação Profissional Técnica integrada ao ensino médio: desafios da implantação de uma proposta de currículo integrado no IFTM – Câmpus Paracatu |
title_full_unstemmed |
Educação Profissional Técnica integrada ao ensino médio: desafios da implantação de uma proposta de currículo integrado no IFTM – Câmpus Paracatu |
title_sort |
Educação Profissional Técnica integrada ao ensino médio: desafios da implantação de uma proposta de currículo integrado no IFTM – Câmpus Paracatu |
author |
Moreira, Nara |
author_facet |
Moreira, Nara Gobbi, Gianna Andréia Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Gobbi, Gianna Andréia Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Nara Gobbi, Gianna Andréia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
território territorialidade fronteiras regiões cidades |
topic |
território territorialidade fronteiras regiões cidades |
description |
O presente artigo decorre da nossa experiência na implantação de um currículo integrado nos Cursos Técnicos de Informática e Eletrônica – modalidade integrada ao Ensino Médio – no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) – Câmpus Paracatu. Esse artigo pretende também ampliar as discussões acerca das estratégias de integração entre ensino médio e ensino técnico, necessárias à inovação nos processos de ensino-aprendizagem. Faz-se necessária a busca por um currículo que atenda às demandas do mundo do trabalho, bem como da formação omnilateral1 dos sujeitos. Diante da amplitude da experiência, verifica-se que há diferentes discursos sobre integração presentes nas atuais políticas e práticas curriculares. Esses diferentes enfoques são interpretados e apropriados e refletem comumente na reinterpretação dos discursos e das próprias práticas docentes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1313 10.22196/rp.v13i27.1313 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1313 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v13i27.1313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1313/727 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 13 Núm. 27: jul./dez. 2011; 359-378 Revista Pedagógica; v. 13 n. 27: jul./dez. 2011; 359-378 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320992163987456 |