Ensino de filosofia no Ensino Médio sob a perspectiva das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Grifos (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3665 |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar o ensino de filosofia no Ensino Médio, considerando-se as Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08. Constatamos, pela nossa prática de ensino, quando docentes em escolas e, posteriormente, como supervisores de estágios supervisionados, que o cumprimento dessas leis é praticamente inexistente. Pela abordagem de autores que estudam o problema e de leis que regem o assunto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental do tema, buscando fazer encaminhamentos à pratica docente que contemplem o que é exigido nas referidas leis. Consideramos que, embora haja deficiência na formação dos professores, uma vez que essa formação é eurocêntrica, há boas perspectivas para que o trabalho docente contemple as leis destacadas. |
id |
UNOCHAPO-2_3da0d6ace8cdcdeba32b3c9ce497bc6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3665 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-2 |
network_name_str |
Grifos (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de filosofia no Ensino Médio sob a perspectiva das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08Microcrédito. Empreendedorismo. Empresas. Taquara. Micro e pequenos empresários.Este artigo objetiva analisar o ensino de filosofia no Ensino Médio, considerando-se as Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08. Constatamos, pela nossa prática de ensino, quando docentes em escolas e, posteriormente, como supervisores de estágios supervisionados, que o cumprimento dessas leis é praticamente inexistente. Pela abordagem de autores que estudam o problema e de leis que regem o assunto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental do tema, buscando fazer encaminhamentos à pratica docente que contemplem o que é exigido nas referidas leis. Consideramos que, embora haja deficiência na formação dos professores, uma vez que essa formação é eurocêntrica, há boas perspectivas para que o trabalho docente contemple as leis destacadas.Unochapecó2017-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/366510.22295/grifos.v25i41.3665Revista Grifos; v. 25 n. 41 (2016): DOSSIÊ RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO; 173-1902175-015710.22295/grifos.v25i41reponame:Grifos (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3665/2090Copyright (c) 2017 Revista Grifosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Cleber Duarte2017-03-24T06:19:32Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3665Revistahttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/indexPUBhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/oaij.fossa@unochapeco.edu.br||rosana@unochapeco.edu.br||2175-01571414-0268opendoar:2017-03-24T06:19:32Grifos (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de filosofia no Ensino Médio sob a perspectiva das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 |
title |
Ensino de filosofia no Ensino Médio sob a perspectiva das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 |
spellingShingle |
Ensino de filosofia no Ensino Médio sob a perspectiva das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 Coelho, Cleber Duarte Microcrédito. Empreendedorismo. Empresas. Taquara. Micro e pequenos empresários. |
title_short |
Ensino de filosofia no Ensino Médio sob a perspectiva das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 |
title_full |
Ensino de filosofia no Ensino Médio sob a perspectiva das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 |
title_fullStr |
Ensino de filosofia no Ensino Médio sob a perspectiva das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 |
title_full_unstemmed |
Ensino de filosofia no Ensino Médio sob a perspectiva das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 |
title_sort |
Ensino de filosofia no Ensino Médio sob a perspectiva das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 |
author |
Coelho, Cleber Duarte |
author_facet |
Coelho, Cleber Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Cleber Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Microcrédito. Empreendedorismo. Empresas. Taquara. Micro e pequenos empresários. |
topic |
Microcrédito. Empreendedorismo. Empresas. Taquara. Micro e pequenos empresários. |
description |
Este artigo objetiva analisar o ensino de filosofia no Ensino Médio, considerando-se as Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08. Constatamos, pela nossa prática de ensino, quando docentes em escolas e, posteriormente, como supervisores de estágios supervisionados, que o cumprimento dessas leis é praticamente inexistente. Pela abordagem de autores que estudam o problema e de leis que regem o assunto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental do tema, buscando fazer encaminhamentos à pratica docente que contemplem o que é exigido nas referidas leis. Consideramos que, embora haja deficiência na formação dos professores, uma vez que essa formação é eurocêntrica, há boas perspectivas para que o trabalho docente contemple as leis destacadas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3665 10.22295/grifos.v25i41.3665 |
url |
http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3665 |
identifier_str_mv |
10.22295/grifos.v25i41.3665 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3665/2090 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Grifos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Grifos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Grifos; v. 25 n. 41 (2016): DOSSIÊ RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO; 173-190 2175-0157 10.22295/grifos.v25i41 reponame:Grifos (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Grifos (Chapecó. Online) |
collection |
Grifos (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Grifos (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
j.fossa@unochapeco.edu.br||rosana@unochapeco.edu.br|| |
_version_ |
1797067367342145536 |