PROUNI: política de acesso ao ensino superior dez anos depois

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renk, Valquiria Elita
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Juliatto Bordini, Ana Silvia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grifos (Chapecó. Online)
Texto Completo: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/4938
Resumo:  Neste artigo se investigam as condições socioeconômicas dos egressos do PROUNI (Programa Universidade para Todos). O PROUNI é um programa do Ministério da Educação, de acesso ao ensino superior com a concessão de bolsas de estudo aos estudantes de baixa renda em instituições particulares de ensino. Intencionou-se conhecer a situação econômica, nível de emprego, condições salariais e também quais foram as dificuldades enfrentadas para a conclusão do curso superior de uma Instituição de Ensino Superior de Curitiba. O recorte temporal é de 2005 a 2015, após 10 anos de implementação do Programa. É uma pesquisa exploratória e o instrumento de coleta de dados foi um questionário, respondido de forma eletrônica, por 352 egressos da área da saúde. Os resultados mostram que a maioria está trabalhando na área de formação, recebem remuneração superior a cinco salários mínimos, é a primeira pessoa da família a concluir um curso superior, demonstrando a ruptura no ciclo da pobreza, inclusão social e redução da vulnerabilidade social. Os participantes relataram situações de discriminação e dificuldades financeiras no período que cursaram a graduação. Este Programa possibilitou o acesso de milhares de jovens de baixa renda ao ensino superior, mas, também beneficiou as IES privadas com a isenção de impostos. 
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