O ensino de história e a educação para relações étnico-raciais: diálogos com os estudos descoloniais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Astrogildo Fernandes da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sousa, José Josberto Montenegro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grifos (Chapecó. Online)
Texto Completo: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3659
Resumo: Este artigo, partindo do questionamento de como o ensino de história pode contribuir para a educação das relações étnico-raciais, tem como objetivo propor algumas reflexões sobre o lugar do ensino de história na educação das relações étnico-raciais a partir do diálogo com os estudos descoloniais. Para tanto, a metodologia adotada consistiu em pesquisas bibliográficas sobre o ensino de história, a educação para as relações étnico-raciais e os estudos descoloniais. Nele, apresentamos um estudo sobre o conceito de raça, registramos um olhar sobre o histórico de ações políticas internacionais e nacionais para o tratamento de questões relacionadas ao racismo, a fim de compreendermos a importância da educação para as relações étnico-raciais, e apresentamos uma proposta para efetivar uma história escolar a partir das contribuições dos estudos descoloniais. Concluímos, assim, que é na escola que recebemos informações que ajudarão a compor nossas formas de conhecer e lidar com as diferenças culturais e a construir a imagem que fazemos do outro; Dessa forma, construir relações étnico-raciais positivas, fundadas no respeito às diferenças e no reconhecimento da alteridade, deve ser pauta fundamental nas aulas de história.
id UNOCHAPO-2_d5255dd80d6c43c5502e71b91b6599c8
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3659
network_acronym_str UNOCHAPO-2
network_name_str Grifos (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling O ensino de história e a educação para relações étnico-raciais: diálogos com os estudos descoloniaisEste artigo, partindo do questionamento de como o ensino de história pode contribuir para a educação das relações étnico-raciais, tem como objetivo propor algumas reflexões sobre o lugar do ensino de história na educação das relações étnico-raciais a partir do diálogo com os estudos descoloniais. Para tanto, a metodologia adotada consistiu em pesquisas bibliográficas sobre o ensino de história, a educação para as relações étnico-raciais e os estudos descoloniais. Nele, apresentamos um estudo sobre o conceito de raça, registramos um olhar sobre o histórico de ações políticas internacionais e nacionais para o tratamento de questões relacionadas ao racismo, a fim de compreendermos a importância da educação para as relações étnico-raciais, e apresentamos uma proposta para efetivar uma história escolar a partir das contribuições dos estudos descoloniais. Concluímos, assim, que é na escola que recebemos informações que ajudarão a compor nossas formas de conhecer e lidar com as diferenças culturais e a construir a imagem que fazemos do outro; Dessa forma, construir relações étnico-raciais positivas, fundadas no respeito às diferenças e no reconhecimento da alteridade, deve ser pauta fundamental nas aulas de história.Unochapecó2017-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/365910.22295/grifos.v25i41.3659Revista Grifos; v. 25 n. 41 (2016): DOSSIÊ RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO; 57-802175-015710.22295/grifos.v25i41reponame:Grifos (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3659/2084Copyright (c) 2017 Revista Grifosinfo:eu-repo/semantics/openAccessJúnior, Astrogildo Fernandes da SilvaSousa, José Josberto Montenegro2017-03-24T06:19:24Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3659Revistahttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/indexPUBhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/oaij.fossa@unochapeco.edu.br||rosana@unochapeco.edu.br||2175-01571414-0268opendoar:2017-03-24T06:19:24Grifos (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de história e a educação para relações étnico-raciais: diálogos com os estudos descoloniais
title O ensino de história e a educação para relações étnico-raciais: diálogos com os estudos descoloniais
spellingShingle O ensino de história e a educação para relações étnico-raciais: diálogos com os estudos descoloniais
Júnior, Astrogildo Fernandes da Silva
title_short O ensino de história e a educação para relações étnico-raciais: diálogos com os estudos descoloniais
title_full O ensino de história e a educação para relações étnico-raciais: diálogos com os estudos descoloniais
title_fullStr O ensino de história e a educação para relações étnico-raciais: diálogos com os estudos descoloniais
title_full_unstemmed O ensino de história e a educação para relações étnico-raciais: diálogos com os estudos descoloniais
title_sort O ensino de história e a educação para relações étnico-raciais: diálogos com os estudos descoloniais
author Júnior, Astrogildo Fernandes da Silva
author_facet Júnior, Astrogildo Fernandes da Silva
Sousa, José Josberto Montenegro
author_role author
author2 Sousa, José Josberto Montenegro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnior, Astrogildo Fernandes da Silva
Sousa, José Josberto Montenegro
description Este artigo, partindo do questionamento de como o ensino de história pode contribuir para a educação das relações étnico-raciais, tem como objetivo propor algumas reflexões sobre o lugar do ensino de história na educação das relações étnico-raciais a partir do diálogo com os estudos descoloniais. Para tanto, a metodologia adotada consistiu em pesquisas bibliográficas sobre o ensino de história, a educação para as relações étnico-raciais e os estudos descoloniais. Nele, apresentamos um estudo sobre o conceito de raça, registramos um olhar sobre o histórico de ações políticas internacionais e nacionais para o tratamento de questões relacionadas ao racismo, a fim de compreendermos a importância da educação para as relações étnico-raciais, e apresentamos uma proposta para efetivar uma história escolar a partir das contribuições dos estudos descoloniais. Concluímos, assim, que é na escola que recebemos informações que ajudarão a compor nossas formas de conhecer e lidar com as diferenças culturais e a construir a imagem que fazemos do outro; Dessa forma, construir relações étnico-raciais positivas, fundadas no respeito às diferenças e no reconhecimento da alteridade, deve ser pauta fundamental nas aulas de história.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3659
10.22295/grifos.v25i41.3659
url http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3659
identifier_str_mv 10.22295/grifos.v25i41.3659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3659/2084
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Grifos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Grifos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Grifos; v. 25 n. 41 (2016): DOSSIÊ RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO; 57-80
2175-0157
10.22295/grifos.v25i41
reponame:Grifos (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Grifos (Chapecó. Online)
collection Grifos (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Grifos (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv j.fossa@unochapeco.edu.br||rosana@unochapeco.edu.br||
_version_ 1797067367332708352