Caracterização de macrófitas e monitoramento de nutrientes em águas residuárias provenientes da suinocultura em duas regiões subtropicais distintas (estado de Santa Catarina, Brasil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caris, Marlen Caris Erika
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: de Oliveira Nunes, Estela, Philippi, Luiz Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/1864
Resumo: O objetivo deste estudo foi um monitoramento de esterqueiras e lagoas com águas residuárias em desuso, localizadas em duas regiões subtropicais de altitudes distintas do estado de Santa Catarina, com crescimento de macrófitas atuando na depuração. A desativação de esterqueiras e lagoas é uma alternativa encontrada pelos produtores, visando adequação à lei por meio dos Termos de Ajuste de Conduta (TAC) e mudando a produção nas propriedades. Essas esterqueiras são transformadas em reservatórios de adubos, água de chuva, dessedentação de animais e irrigação. As macrófitas no processo de depuração instalam-se, iniciando um processo de biorremediação e de produção de biomassa. O monitoramento desses ambientes mostrou um decaimento P-PO4 e de Ntotal nas quatro unidades monitoradas no inverno e um aumento de concentração nos meses de verão. A esterqueira 2 apresenta um manejo semanal possuindo uma homogeneidade de variação e níveis mais baixos de concentrações de nutrientes. As macrófitas encontradas são da espécie Lemna minuta Kunth, e o trabalho apresenta  o grau de cobertura/abundância das macrófitas. Concluiu-se que um monitoramento é fundamental para se conhecer o processo de biorremediação, entretanto não tem caráter comparativo entre as unidades. Palavras-chave: Monitoramento. Ortofosfato. Nitrogênio total. Macrófitas.
id UNOESC-2_68f14cde22571680e553a3d06a40421f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/1864
network_acronym_str UNOESC-2
network_name_str Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
repository_id_str
spelling Caracterização de macrófitas e monitoramento de nutrientes em águas residuárias provenientes da suinocultura em duas regiões subtropicais distintas (estado de Santa Catarina, Brasil)O objetivo deste estudo foi um monitoramento de esterqueiras e lagoas com águas residuárias em desuso, localizadas em duas regiões subtropicais de altitudes distintas do estado de Santa Catarina, com crescimento de macrófitas atuando na depuração. A desativação de esterqueiras e lagoas é uma alternativa encontrada pelos produtores, visando adequação à lei por meio dos Termos de Ajuste de Conduta (TAC) e mudando a produção nas propriedades. Essas esterqueiras são transformadas em reservatórios de adubos, água de chuva, dessedentação de animais e irrigação. As macrófitas no processo de depuração instalam-se, iniciando um processo de biorremediação e de produção de biomassa. O monitoramento desses ambientes mostrou um decaimento P-PO4 e de Ntotal nas quatro unidades monitoradas no inverno e um aumento de concentração nos meses de verão. A esterqueira 2 apresenta um manejo semanal possuindo uma homogeneidade de variação e níveis mais baixos de concentrações de nutrientes. As macrófitas encontradas são da espécie Lemna minuta Kunth, e o trabalho apresenta  o grau de cobertura/abundância das macrófitas. Concluiu-se que um monitoramento é fundamental para se conhecer o processo de biorremediação, entretanto não tem caráter comparativo entre as unidades. Palavras-chave: Monitoramento. Ortofosfato. Nitrogênio total. Macrófitas.Universidade do Oeste de Santa Catarina2010-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/1864Evidence; Vol. 7 No. 2 (2007): Evidência - Biotecnologia e Alimentos; 101-118Evidência; v. 7 n. 2 (2007): Evidência - Biotecnologia e Alimentos; 101-1182236-60591519-5287reponame:Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinarinstname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/1864/936Caris, Marlen Caris Erikade Oliveira Nunes, EstelaPhilippi, Luiz Sérgioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-16T21:32:03Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/1864Revistahttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/evidenciaPUBhttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/evidencia/oaieditora@unoesc.edu.br||evidencia@unoesc.edu.br||jane.gelinski@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2236-60591519-5287opendoar:2020-10-16T21:32:03Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização de macrófitas e monitoramento de nutrientes em águas residuárias provenientes da suinocultura em duas regiões subtropicais distintas (estado de Santa Catarina, Brasil)
title Caracterização de macrófitas e monitoramento de nutrientes em águas residuárias provenientes da suinocultura em duas regiões subtropicais distintas (estado de Santa Catarina, Brasil)
spellingShingle Caracterização de macrófitas e monitoramento de nutrientes em águas residuárias provenientes da suinocultura em duas regiões subtropicais distintas (estado de Santa Catarina, Brasil)
Caris, Marlen Caris Erika
title_short Caracterização de macrófitas e monitoramento de nutrientes em águas residuárias provenientes da suinocultura em duas regiões subtropicais distintas (estado de Santa Catarina, Brasil)
title_full Caracterização de macrófitas e monitoramento de nutrientes em águas residuárias provenientes da suinocultura em duas regiões subtropicais distintas (estado de Santa Catarina, Brasil)
title_fullStr Caracterização de macrófitas e monitoramento de nutrientes em águas residuárias provenientes da suinocultura em duas regiões subtropicais distintas (estado de Santa Catarina, Brasil)
title_full_unstemmed Caracterização de macrófitas e monitoramento de nutrientes em águas residuárias provenientes da suinocultura em duas regiões subtropicais distintas (estado de Santa Catarina, Brasil)
title_sort Caracterização de macrófitas e monitoramento de nutrientes em águas residuárias provenientes da suinocultura em duas regiões subtropicais distintas (estado de Santa Catarina, Brasil)
author Caris, Marlen Caris Erika
author_facet Caris, Marlen Caris Erika
de Oliveira Nunes, Estela
Philippi, Luiz Sérgio
author_role author
author2 de Oliveira Nunes, Estela
Philippi, Luiz Sérgio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caris, Marlen Caris Erika
de Oliveira Nunes, Estela
Philippi, Luiz Sérgio
description O objetivo deste estudo foi um monitoramento de esterqueiras e lagoas com águas residuárias em desuso, localizadas em duas regiões subtropicais de altitudes distintas do estado de Santa Catarina, com crescimento de macrófitas atuando na depuração. A desativação de esterqueiras e lagoas é uma alternativa encontrada pelos produtores, visando adequação à lei por meio dos Termos de Ajuste de Conduta (TAC) e mudando a produção nas propriedades. Essas esterqueiras são transformadas em reservatórios de adubos, água de chuva, dessedentação de animais e irrigação. As macrófitas no processo de depuração instalam-se, iniciando um processo de biorremediação e de produção de biomassa. O monitoramento desses ambientes mostrou um decaimento P-PO4 e de Ntotal nas quatro unidades monitoradas no inverno e um aumento de concentração nos meses de verão. A esterqueira 2 apresenta um manejo semanal possuindo uma homogeneidade de variação e níveis mais baixos de concentrações de nutrientes. As macrófitas encontradas são da espécie Lemna minuta Kunth, e o trabalho apresenta  o grau de cobertura/abundância das macrófitas. Concluiu-se que um monitoramento é fundamental para se conhecer o processo de biorremediação, entretanto não tem caráter comparativo entre as unidades. Palavras-chave: Monitoramento. Ortofosfato. Nitrogênio total. Macrófitas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/1864
url https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/1864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/1864/936
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Evidence; Vol. 7 No. 2 (2007): Evidência - Biotecnologia e Alimentos; 101-118
Evidência; v. 7 n. 2 (2007): Evidência - Biotecnologia e Alimentos; 101-118
2236-6059
1519-5287
reponame:Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
collection Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv editora@unoesc.edu.br||evidencia@unoesc.edu.br||jane.gelinski@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800221116097101824