MORFO-HISTOLOGIA DE CULTURAS NODULARES NA MICROPROPAGAÇÃO DE Aechmea setigera MART. EX SCHULT. & SCHULT. F. (BROMELIACEAE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fermino Junior, Paulo Cesar Poeta
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lando, Ana Paula, Santos, Marisa, Pescador, Rosete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/4597
Resumo: Aechmea setigera é uma espécie de Bromeliaceae da Amazônia Ocidental com potencial ornamental. A micropropagação por culturas nodulares consiste em uma estratégia de propagação massal, as quais apresentam alto potencial regenerativo, culminando na produção múltipla de brotos adventícios em condições de cultura adequadas. O objetivo deste trabalho foi induzir a formação de culturas nodulares a partir de folhas jovens com o uso do ácido-2,4-diclorofenoxiacético (2,4-D) combinado com cinetina (CIN), e caracterizar a estrutura e a ultraestrutura. Nódulos organogênicos e policêntricos foram induzidos após 20 dias de cultivo com 10 e 20 µM de 2,4-D + 1 µM de CIN em meio de cultura MS. Os nódulos em microscopia de luz apresentam organização definida com a zona de revestimento, cortical e medular. Em microscopia eletrônica de transmissão, as células da região cambial evidenciam parede celular delgada, núcleo grande, citoplasma denso, vacúolos, retículo endoplasmático rugoso desenvolvido e numerosos amiloplastos. Os resultados suportam o fundamento de células pluripotentes como constituintes dos nódulos organogênicos.Palavras-chave: Bromeliaceae. Organogênese. Histologia. Ultraestrutura. 
id UNOESC-2_9decdd54c4f2dcddff3d5c968241dcc9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/4597
network_acronym_str UNOESC-2
network_name_str Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
repository_id_str
spelling MORFO-HISTOLOGIA DE CULTURAS NODULARES NA MICROPROPAGAÇÃO DE Aechmea setigera MART. EX SCHULT. & SCHULT. F. (BROMELIACEAE)Aechmea setigera é uma espécie de Bromeliaceae da Amazônia Ocidental com potencial ornamental. A micropropagação por culturas nodulares consiste em uma estratégia de propagação massal, as quais apresentam alto potencial regenerativo, culminando na produção múltipla de brotos adventícios em condições de cultura adequadas. O objetivo deste trabalho foi induzir a formação de culturas nodulares a partir de folhas jovens com o uso do ácido-2,4-diclorofenoxiacético (2,4-D) combinado com cinetina (CIN), e caracterizar a estrutura e a ultraestrutura. Nódulos organogênicos e policêntricos foram induzidos após 20 dias de cultivo com 10 e 20 µM de 2,4-D + 1 µM de CIN em meio de cultura MS. Os nódulos em microscopia de luz apresentam organização definida com a zona de revestimento, cortical e medular. Em microscopia eletrônica de transmissão, as células da região cambial evidenciam parede celular delgada, núcleo grande, citoplasma denso, vacúolos, retículo endoplasmático rugoso desenvolvido e numerosos amiloplastos. Os resultados suportam o fundamento de células pluripotentes como constituintes dos nódulos organogênicos.Palavras-chave: Bromeliaceae. Organogênese. Histologia. Ultraestrutura. Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/4597Evidence; Vol. 14 No. 2 (2014): EVIDÊNCIA - CIÊNCIA E BIOTECNOLOGIA; 85-98Evidência; v. 14 n. 2 (2014): EVIDÊNCIA - CIÊNCIA E BIOTECNOLOGIA; 85-982236-60591519-5287reponame:Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinarinstname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/4597/pdf_15https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/4597/xml_10Fermino Junior, Paulo Cesar PoetaLando, Ana PaulaSantos, MarisaPescador, Roseteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-16T20:57:14Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/4597Revistahttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/evidenciaPUBhttp://editora.unoesc.edu.br/index.php/evidencia/oaieditora@unoesc.edu.br||evidencia@unoesc.edu.br||jane.gelinski@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2236-60591519-5287opendoar:2020-10-16T20:57:14Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv MORFO-HISTOLOGIA DE CULTURAS NODULARES NA MICROPROPAGAÇÃO DE Aechmea setigera MART. EX SCHULT. & SCHULT. F. (BROMELIACEAE)
title MORFO-HISTOLOGIA DE CULTURAS NODULARES NA MICROPROPAGAÇÃO DE Aechmea setigera MART. EX SCHULT. & SCHULT. F. (BROMELIACEAE)
spellingShingle MORFO-HISTOLOGIA DE CULTURAS NODULARES NA MICROPROPAGAÇÃO DE Aechmea setigera MART. EX SCHULT. & SCHULT. F. (BROMELIACEAE)
Fermino Junior, Paulo Cesar Poeta
title_short MORFO-HISTOLOGIA DE CULTURAS NODULARES NA MICROPROPAGAÇÃO DE Aechmea setigera MART. EX SCHULT. & SCHULT. F. (BROMELIACEAE)
title_full MORFO-HISTOLOGIA DE CULTURAS NODULARES NA MICROPROPAGAÇÃO DE Aechmea setigera MART. EX SCHULT. & SCHULT. F. (BROMELIACEAE)
title_fullStr MORFO-HISTOLOGIA DE CULTURAS NODULARES NA MICROPROPAGAÇÃO DE Aechmea setigera MART. EX SCHULT. & SCHULT. F. (BROMELIACEAE)
title_full_unstemmed MORFO-HISTOLOGIA DE CULTURAS NODULARES NA MICROPROPAGAÇÃO DE Aechmea setigera MART. EX SCHULT. & SCHULT. F. (BROMELIACEAE)
title_sort MORFO-HISTOLOGIA DE CULTURAS NODULARES NA MICROPROPAGAÇÃO DE Aechmea setigera MART. EX SCHULT. & SCHULT. F. (BROMELIACEAE)
author Fermino Junior, Paulo Cesar Poeta
author_facet Fermino Junior, Paulo Cesar Poeta
Lando, Ana Paula
Santos, Marisa
Pescador, Rosete
author_role author
author2 Lando, Ana Paula
Santos, Marisa
Pescador, Rosete
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fermino Junior, Paulo Cesar Poeta
Lando, Ana Paula
Santos, Marisa
Pescador, Rosete
description Aechmea setigera é uma espécie de Bromeliaceae da Amazônia Ocidental com potencial ornamental. A micropropagação por culturas nodulares consiste em uma estratégia de propagação massal, as quais apresentam alto potencial regenerativo, culminando na produção múltipla de brotos adventícios em condições de cultura adequadas. O objetivo deste trabalho foi induzir a formação de culturas nodulares a partir de folhas jovens com o uso do ácido-2,4-diclorofenoxiacético (2,4-D) combinado com cinetina (CIN), e caracterizar a estrutura e a ultraestrutura. Nódulos organogênicos e policêntricos foram induzidos após 20 dias de cultivo com 10 e 20 µM de 2,4-D + 1 µM de CIN em meio de cultura MS. Os nódulos em microscopia de luz apresentam organização definida com a zona de revestimento, cortical e medular. Em microscopia eletrônica de transmissão, as células da região cambial evidenciam parede celular delgada, núcleo grande, citoplasma denso, vacúolos, retículo endoplasmático rugoso desenvolvido e numerosos amiloplastos. Os resultados suportam o fundamento de células pluripotentes como constituintes dos nódulos organogênicos.Palavras-chave: Bromeliaceae. Organogênese. Histologia. Ultraestrutura. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/4597
url https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/4597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/4597/pdf_15
https://periodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/4597/xml_10
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Evidence; Vol. 14 No. 2 (2014): EVIDÊNCIA - CIÊNCIA E BIOTECNOLOGIA; 85-98
Evidência; v. 14 n. 2 (2014): EVIDÊNCIA - CIÊNCIA E BIOTECNOLOGIA; 85-98
2236-6059
1519-5287
reponame:Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
collection Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Evidência - Ciência e Biotecnologia - Interdisciplinar - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv editora@unoesc.edu.br||evidencia@unoesc.edu.br||jane.gelinski@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800221116455714816