ESCOLA E APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE SUCESSO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4071 |
Resumo: | Este artigo apresenta como crianças de escola pública, em situação de sucesso escolar, representam a escola e a aprendizagem. A Teoria das Representações Sociais foi o referencial orientador do estudo. Tratou-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. O estudo foi desenvolvido com crianças em situação de sucesso escolar que responderam a uma entrevista semiestruturada. A interpretação dos dados foi guiada pela análise de conteúdo. Os resultados indicaram que, nas representações das crianças, a escola constitui um espaço de preparação para o mundo do trabalho e a ascensão social. As crianças admitiram aprender fora da escola e afirmaram recorrer a fontes variadas para incrementar sua aprendizagem, como livros, televisão e internet. Destacaram, como elementos potencializadores de sua aprendizagem, o empenho, o estímulo e o interesse de seus pais e professores no desenvolvimento de sua prática. Concluiu-se que o caráter promissor da escola está ancorado nas representações sociais das crianças.Palavras-chave: Crianças. Escola. Aprendizagem. Representações sociais. |
id |
UNOESC-3_0805e1f9c6d46c8505b2f7012ac3aa6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/4071 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESCOLA E APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE SUCESSO ESCOLAREste artigo apresenta como crianças de escola pública, em situação de sucesso escolar, representam a escola e a aprendizagem. A Teoria das Representações Sociais foi o referencial orientador do estudo. Tratou-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. O estudo foi desenvolvido com crianças em situação de sucesso escolar que responderam a uma entrevista semiestruturada. A interpretação dos dados foi guiada pela análise de conteúdo. Os resultados indicaram que, nas representações das crianças, a escola constitui um espaço de preparação para o mundo do trabalho e a ascensão social. As crianças admitiram aprender fora da escola e afirmaram recorrer a fontes variadas para incrementar sua aprendizagem, como livros, televisão e internet. Destacaram, como elementos potencializadores de sua aprendizagem, o empenho, o estímulo e o interesse de seus pais e professores no desenvolvimento de sua prática. Concluiu-se que o caráter promissor da escola está ancorado nas representações sociais das crianças.Palavras-chave: Crianças. Escola. Aprendizagem. Representações sociais.Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfapplication/xmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4071Roteiro; Vol. 39 No. 1 (2014): Roteiro; 199-216Roteiro; Vol. 39 Núm. 1 (2014): Roteiro; 199-216Roteiro; Vol. 39 No. 1 (2014): Roteiro; 199-216Roteiro; v. 39 n. 1 (2014): Roteiro; 199-216Roteiro; Vol. 39 N.º 1 (2014): Roteiro; 199-2162177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4071/pdf_24https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4071/xml_12Machado, Laeda BezerraFreire, Suelen Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:09:00Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/4071Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:09Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESCOLA E APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE SUCESSO ESCOLAR |
title |
ESCOLA E APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE SUCESSO ESCOLAR |
spellingShingle |
ESCOLA E APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE SUCESSO ESCOLAR Machado, Laeda Bezerra |
title_short |
ESCOLA E APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE SUCESSO ESCOLAR |
title_full |
ESCOLA E APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE SUCESSO ESCOLAR |
title_fullStr |
ESCOLA E APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE SUCESSO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
ESCOLA E APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE SUCESSO ESCOLAR |
title_sort |
ESCOLA E APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE SUCESSO ESCOLAR |
author |
Machado, Laeda Bezerra |
author_facet |
Machado, Laeda Bezerra Freire, Suelen Batista |
author_role |
author |
author2 |
Freire, Suelen Batista |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Laeda Bezerra Freire, Suelen Batista |
description |
Este artigo apresenta como crianças de escola pública, em situação de sucesso escolar, representam a escola e a aprendizagem. A Teoria das Representações Sociais foi o referencial orientador do estudo. Tratou-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. O estudo foi desenvolvido com crianças em situação de sucesso escolar que responderam a uma entrevista semiestruturada. A interpretação dos dados foi guiada pela análise de conteúdo. Os resultados indicaram que, nas representações das crianças, a escola constitui um espaço de preparação para o mundo do trabalho e a ascensão social. As crianças admitiram aprender fora da escola e afirmaram recorrer a fontes variadas para incrementar sua aprendizagem, como livros, televisão e internet. Destacaram, como elementos potencializadores de sua aprendizagem, o empenho, o estímulo e o interesse de seus pais e professores no desenvolvimento de sua prática. Concluiu-se que o caráter promissor da escola está ancorado nas representações sociais das crianças.Palavras-chave: Crianças. Escola. Aprendizagem. Representações sociais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4071 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4071/pdf_24 https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4071/xml_12 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 39 No. 1 (2014): Roteiro; 199-216 Roteiro; Vol. 39 Núm. 1 (2014): Roteiro; 199-216 Roteiro; Vol. 39 No. 1 (2014): Roteiro; 199-216 Roteiro; v. 39 n. 1 (2014): Roteiro; 199-216 Roteiro; Vol. 39 N.º 1 (2014): Roteiro; 199-216 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220529371643904 |