Educação bioética: no processo do conhecer o conhecimento proibido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1372 |
Resumo: | Essa reflexão discorre a respeito do conhecer do conhecimento proibido no mundo ocidental. Trata-se de uma reflexão literária a partir da seleção de alguns textos míticos, bíblicos e, um moderno, no que se refere as punições divinas, atribuídas aos mortais no processo do desvelar do conhecimento proibido. Também discorre sobre consequências oriundas do processo desse conhecer, na história do desenvolvimento técnico-científico do século XX. Seu objetivo é trazer relatos sobre conhecimento proibido, apresentar consequências para a humanidade e propor a bioética como alternativa para efetivação da prudência. O estudo tem caráter bibliográfico e explicativo, com busca em textos de relatos históricos afirmando a existência desse conhecimento proibido. Os resultados indicam a existência de conhecimentos proibidos que, quando desvelados, implicam graves consequências para a humanidade. Nem sempre o desvelamento de conhecimentos científicos se faz acompanhar dos critérios da prudência e da responsabilidade. Concluímos apresentando a bioética como um dos suportes educativos capazes de fortalecer o caminho da prudência, tanto nos momentos de construção de conhecimentos científicos quanto na utilização dos mesmos. A educação bioética pode constituir-se em uma fonte criadora de sensibilidade para resgatar a prudência e a responsabilidade nos caminhos da investigação científica e na aplicação dos resultados. Palavras-Chave: Conhecimento Proibido. Educação. Bioética. |
id |
UNOESC-3_22a8700d9970312b9b22dbe1da419424 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/1372 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação bioética: no processo do conhecer o conhecimento proibidoEssa reflexão discorre a respeito do conhecer do conhecimento proibido no mundo ocidental. Trata-se de uma reflexão literária a partir da seleção de alguns textos míticos, bíblicos e, um moderno, no que se refere as punições divinas, atribuídas aos mortais no processo do desvelar do conhecimento proibido. Também discorre sobre consequências oriundas do processo desse conhecer, na história do desenvolvimento técnico-científico do século XX. Seu objetivo é trazer relatos sobre conhecimento proibido, apresentar consequências para a humanidade e propor a bioética como alternativa para efetivação da prudência. O estudo tem caráter bibliográfico e explicativo, com busca em textos de relatos históricos afirmando a existência desse conhecimento proibido. Os resultados indicam a existência de conhecimentos proibidos que, quando desvelados, implicam graves consequências para a humanidade. Nem sempre o desvelamento de conhecimentos científicos se faz acompanhar dos critérios da prudência e da responsabilidade. Concluímos apresentando a bioética como um dos suportes educativos capazes de fortalecer o caminho da prudência, tanto nos momentos de construção de conhecimentos científicos quanto na utilização dos mesmos. A educação bioética pode constituir-se em uma fonte criadora de sensibilidade para resgatar a prudência e a responsabilidade nos caminhos da investigação científica e na aplicação dos resultados. Palavras-Chave: Conhecimento Proibido. Educação. Bioética.Universidade do Oeste de Santa Catarina2012-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1372Roteiro; Vol. 37 No. 1 (2012): Roteiro; 89-110Roteiro; Vol. 37 Núm. 1 (2012): Roteiro; 89-110Roteiro; Vol. 37 No. 1 (2012): Roteiro; 89-110Roteiro; v. 37 n. 1 (2012): Roteiro; 89-110Roteiro; Vol. 37 N.º 1 (2012): Roteiro; 89-1102177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1372/pdfStrieder, RoqueTedesco, Anderson Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:14:59Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/1372Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:14:59Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação bioética: no processo do conhecer o conhecimento proibido |
title |
Educação bioética: no processo do conhecer o conhecimento proibido |
spellingShingle |
Educação bioética: no processo do conhecer o conhecimento proibido Strieder, Roque |
title_short |
Educação bioética: no processo do conhecer o conhecimento proibido |
title_full |
Educação bioética: no processo do conhecer o conhecimento proibido |
title_fullStr |
Educação bioética: no processo do conhecer o conhecimento proibido |
title_full_unstemmed |
Educação bioética: no processo do conhecer o conhecimento proibido |
title_sort |
Educação bioética: no processo do conhecer o conhecimento proibido |
author |
Strieder, Roque |
author_facet |
Strieder, Roque Tedesco, Anderson Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Tedesco, Anderson Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Strieder, Roque Tedesco, Anderson Luiz |
description |
Essa reflexão discorre a respeito do conhecer do conhecimento proibido no mundo ocidental. Trata-se de uma reflexão literária a partir da seleção de alguns textos míticos, bíblicos e, um moderno, no que se refere as punições divinas, atribuídas aos mortais no processo do desvelar do conhecimento proibido. Também discorre sobre consequências oriundas do processo desse conhecer, na história do desenvolvimento técnico-científico do século XX. Seu objetivo é trazer relatos sobre conhecimento proibido, apresentar consequências para a humanidade e propor a bioética como alternativa para efetivação da prudência. O estudo tem caráter bibliográfico e explicativo, com busca em textos de relatos históricos afirmando a existência desse conhecimento proibido. Os resultados indicam a existência de conhecimentos proibidos que, quando desvelados, implicam graves consequências para a humanidade. Nem sempre o desvelamento de conhecimentos científicos se faz acompanhar dos critérios da prudência e da responsabilidade. Concluímos apresentando a bioética como um dos suportes educativos capazes de fortalecer o caminho da prudência, tanto nos momentos de construção de conhecimentos científicos quanto na utilização dos mesmos. A educação bioética pode constituir-se em uma fonte criadora de sensibilidade para resgatar a prudência e a responsabilidade nos caminhos da investigação científica e na aplicação dos resultados. Palavras-Chave: Conhecimento Proibido. Educação. Bioética. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1372 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1372/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 37 No. 1 (2012): Roteiro; 89-110 Roteiro; Vol. 37 Núm. 1 (2012): Roteiro; 89-110 Roteiro; Vol. 37 No. 1 (2012): Roteiro; 89-110 Roteiro; v. 37 n. 1 (2012): Roteiro; 89-110 Roteiro; Vol. 37 N.º 1 (2012): Roteiro; 89-110 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220529278320640 |