TEORIA CRÍTICA, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE / Critical theory, education and diversity
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6351 |
Resumo: | O recurso a alguns motivos, que levaram Max Horkheimer a elaborar suaTeoria Crítica, providencia o fio condutor para apontar alguns dos pressupostos maisquestionáveis da Pedagogia hoje em voga, a qual se alimenta dos impulsos por esse autor, assim chamada de Teoria Tradicional. Entre as falhas mais graves dessa teoria no contexto pedagógico constam a virada empirista, o conceito ambíguo de competência e a cegueira referente ao enraizamento das diretrizes pedagógicas no status quoda sociedade (neo)liberal. É a partir da legitimação do olhar crítico, defendido por Horkheimer, que se propõem algumas correções profundas na construção do espaço pedagógico.Palavras-chave: Teoria tradicional. Teoria crítica. Pedagogia de aceitação. Pedagogia de resistência. Max Horkheimer. |
id |
UNOESC-3_3c12564d2ad5ee440a1ecf000f88fa3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6351 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TEORIA CRÍTICA, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE / Critical theory, education and diversityO recurso a alguns motivos, que levaram Max Horkheimer a elaborar suaTeoria Crítica, providencia o fio condutor para apontar alguns dos pressupostos maisquestionáveis da Pedagogia hoje em voga, a qual se alimenta dos impulsos por esse autor, assim chamada de Teoria Tradicional. Entre as falhas mais graves dessa teoria no contexto pedagógico constam a virada empirista, o conceito ambíguo de competência e a cegueira referente ao enraizamento das diretrizes pedagógicas no status quoda sociedade (neo)liberal. É a partir da legitimação do olhar crítico, defendido por Horkheimer, que se propõem algumas correções profundas na construção do espaço pedagógico.Palavras-chave: Teoria tradicional. Teoria crítica. Pedagogia de aceitação. Pedagogia de resistência. Max Horkheimer.Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6351Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 25-38Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 25-38Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 25-38Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 25-38Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 25-382177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6351/pdf_58https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6351/xml_37Flickinger, Hans-Georginfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:07:08Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6351Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:07:08Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TEORIA CRÍTICA, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE / Critical theory, education and diversity |
title |
TEORIA CRÍTICA, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE / Critical theory, education and diversity |
spellingShingle |
TEORIA CRÍTICA, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE / Critical theory, education and diversity Flickinger, Hans-Georg |
title_short |
TEORIA CRÍTICA, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE / Critical theory, education and diversity |
title_full |
TEORIA CRÍTICA, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE / Critical theory, education and diversity |
title_fullStr |
TEORIA CRÍTICA, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE / Critical theory, education and diversity |
title_full_unstemmed |
TEORIA CRÍTICA, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE / Critical theory, education and diversity |
title_sort |
TEORIA CRÍTICA, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE / Critical theory, education and diversity |
author |
Flickinger, Hans-Georg |
author_facet |
Flickinger, Hans-Georg |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flickinger, Hans-Georg |
description |
O recurso a alguns motivos, que levaram Max Horkheimer a elaborar suaTeoria Crítica, providencia o fio condutor para apontar alguns dos pressupostos maisquestionáveis da Pedagogia hoje em voga, a qual se alimenta dos impulsos por esse autor, assim chamada de Teoria Tradicional. Entre as falhas mais graves dessa teoria no contexto pedagógico constam a virada empirista, o conceito ambíguo de competência e a cegueira referente ao enraizamento das diretrizes pedagógicas no status quoda sociedade (neo)liberal. É a partir da legitimação do olhar crítico, defendido por Horkheimer, que se propõem algumas correções profundas na construção do espaço pedagógico.Palavras-chave: Teoria tradicional. Teoria crítica. Pedagogia de aceitação. Pedagogia de resistência. Max Horkheimer. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6351 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6351/pdf_58 https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6351/xml_37 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 25-38 Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 25-38 Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 25-38 Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 25-38 Roteiro; 2014: Roteiro Edição Especial; 25-38 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220529653710848 |