A PROBLEMATIZAÇÃO COMO POSSIBILIDADE AVALIATIVA EM ARTES VISUAIS: APONTAMENTOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA PÓS-MODERNA / Questioning as an evaluative possibility in visual arts: notes from a post-modern perspective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marilda Oliveira de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Garlet, Francieli Regina, Cardonetti, Vivien Kelling
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4276
Resumo: Propusemo-nos a pensar, neste artigo, sobre o cenário contemporâneo e a produção de subjetividades, elencando a partir disso alguns pontos que nos incitaram a trazer a problematização como possibilidade avaliativa. A partir de Bauman (2007), Veiga Neto (2002) e Agamben (2009) traçamos as linhas que compõem o espaço e o tempo contemporâneo, e a partir de Guattari e Rolnik (2010) pensamos a produção das subjetividades nesse contexto. A avaliação de modo geral e a avaliação em artes visuais em particular são mapeadas a partir de autores como Sacristán (1998), Zabala (1998), Pimentel (2009) e Tourinho (2010). A partir de Deleuze (1988-1989, 1999), e Foucault (2004), pensamos o conceito de problematização, esboçando possibilidades para pensar a avaliação e a própria educação na contemporaneidade.Palavras-chave: Avaliação. Contemporaneidade. Problematização.
id UNOESC-3_3fe56cc9d0df08db6b94d766e3c0c0bf
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/4276
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling A PROBLEMATIZAÇÃO COMO POSSIBILIDADE AVALIATIVA EM ARTES VISUAIS: APONTAMENTOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA PÓS-MODERNA / Questioning as an evaluative possibility in visual arts: notes from a post-modern perspectivePropusemo-nos a pensar, neste artigo, sobre o cenário contemporâneo e a produção de subjetividades, elencando a partir disso alguns pontos que nos incitaram a trazer a problematização como possibilidade avaliativa. A partir de Bauman (2007), Veiga Neto (2002) e Agamben (2009) traçamos as linhas que compõem o espaço e o tempo contemporâneo, e a partir de Guattari e Rolnik (2010) pensamos a produção das subjetividades nesse contexto. A avaliação de modo geral e a avaliação em artes visuais em particular são mapeadas a partir de autores como Sacristán (1998), Zabala (1998), Pimentel (2009) e Tourinho (2010). A partir de Deleuze (1988-1989, 1999), e Foucault (2004), pensamos o conceito de problematização, esboçando possibilidades para pensar a avaliação e a própria educação na contemporaneidade.Palavras-chave: Avaliação. Contemporaneidade. Problematização.Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4276Roteiro; Vol. 39 No. 2 (2014): Roteiro; 437-452Roteiro; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Roteiro; 437-452Roteiro; Vol. 39 No. 2 (2014): Roteiro; 437-452Roteiro; v. 39 n. 2 (2014): Roteiro; 437-452Roteiro; Vol. 39 N.º 2 (2014): Roteiro; 437-4522177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4276/pdf_48https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4276/xml_25Oliveira, Marilda Oliveira deGarlet, Francieli ReginaCardonetti, Vivien Kellinginfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:07:51Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/4276Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:07:51Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A PROBLEMATIZAÇÃO COMO POSSIBILIDADE AVALIATIVA EM ARTES VISUAIS: APONTAMENTOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA PÓS-MODERNA / Questioning as an evaluative possibility in visual arts: notes from a post-modern perspective
title A PROBLEMATIZAÇÃO COMO POSSIBILIDADE AVALIATIVA EM ARTES VISUAIS: APONTAMENTOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA PÓS-MODERNA / Questioning as an evaluative possibility in visual arts: notes from a post-modern perspective
spellingShingle A PROBLEMATIZAÇÃO COMO POSSIBILIDADE AVALIATIVA EM ARTES VISUAIS: APONTAMENTOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA PÓS-MODERNA / Questioning as an evaluative possibility in visual arts: notes from a post-modern perspective
Oliveira, Marilda Oliveira de
title_short A PROBLEMATIZAÇÃO COMO POSSIBILIDADE AVALIATIVA EM ARTES VISUAIS: APONTAMENTOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA PÓS-MODERNA / Questioning as an evaluative possibility in visual arts: notes from a post-modern perspective
title_full A PROBLEMATIZAÇÃO COMO POSSIBILIDADE AVALIATIVA EM ARTES VISUAIS: APONTAMENTOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA PÓS-MODERNA / Questioning as an evaluative possibility in visual arts: notes from a post-modern perspective
title_fullStr A PROBLEMATIZAÇÃO COMO POSSIBILIDADE AVALIATIVA EM ARTES VISUAIS: APONTAMENTOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA PÓS-MODERNA / Questioning as an evaluative possibility in visual arts: notes from a post-modern perspective
title_full_unstemmed A PROBLEMATIZAÇÃO COMO POSSIBILIDADE AVALIATIVA EM ARTES VISUAIS: APONTAMENTOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA PÓS-MODERNA / Questioning as an evaluative possibility in visual arts: notes from a post-modern perspective
title_sort A PROBLEMATIZAÇÃO COMO POSSIBILIDADE AVALIATIVA EM ARTES VISUAIS: APONTAMENTOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA PÓS-MODERNA / Questioning as an evaluative possibility in visual arts: notes from a post-modern perspective
author Oliveira, Marilda Oliveira de
author_facet Oliveira, Marilda Oliveira de
Garlet, Francieli Regina
Cardonetti, Vivien Kelling
author_role author
author2 Garlet, Francieli Regina
Cardonetti, Vivien Kelling
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marilda Oliveira de
Garlet, Francieli Regina
Cardonetti, Vivien Kelling
description Propusemo-nos a pensar, neste artigo, sobre o cenário contemporâneo e a produção de subjetividades, elencando a partir disso alguns pontos que nos incitaram a trazer a problematização como possibilidade avaliativa. A partir de Bauman (2007), Veiga Neto (2002) e Agamben (2009) traçamos as linhas que compõem o espaço e o tempo contemporâneo, e a partir de Guattari e Rolnik (2010) pensamos a produção das subjetividades nesse contexto. A avaliação de modo geral e a avaliação em artes visuais em particular são mapeadas a partir de autores como Sacristán (1998), Zabala (1998), Pimentel (2009) e Tourinho (2010). A partir de Deleuze (1988-1989, 1999), e Foucault (2004), pensamos o conceito de problematização, esboçando possibilidades para pensar a avaliação e a própria educação na contemporaneidade.Palavras-chave: Avaliação. Contemporaneidade. Problematização.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4276
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4276/pdf_48
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4276/xml_25
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 39 No. 2 (2014): Roteiro; 437-452
Roteiro; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Roteiro; 437-452
Roteiro; Vol. 39 No. 2 (2014): Roteiro; 437-452
Roteiro; v. 39 n. 2 (2014): Roteiro; 437-452
Roteiro; Vol. 39 N.º 2 (2014): Roteiro; 437-452
2177-6059
0104-4311
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220529378983936