UMA LEITURA (E ESCRITA) QUE NOS MOVE: COSTURANDO POSSIBILIDADES ENTRE EDUCAÇÃO E A LITERATURA DE MIA COUTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalmaso, Alice Copetti
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: de Oliveira, Marilda Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6768
Resumo: Resumo: Exploramos as linhas deste artigo ao nosso modo de responder “O que é ler?”, “O que é ler Mia Couto?” Aventura da leitura que dispare o desejo de escrever: movimento de encontrar na materialidade literária a promoção da ação da escrita, traçando possibilidades de pensar a formação em educação em consonância com esse movimento. A partir de contribuições de autores, como Barthes, Deleuze, Larrosa (entre outras vozes), temos produzido o que, nestes escritos, nomeamos como experimentações: relações de escritas, de produção de pensamento, a partir e com a leitura de alguns escritos do escritor Mia Couto. Experimentar como essa literatura nos movimenta a mapear possibilidades de produzir experiência com a leitura e a escrita, de criar espaços e tempos de liberdade e de não embrutecimento.Palavras-chave: Leitura e escrita. Literatura. Formação. Pesquisa em educação. Mia Couto.READING (AND WRITING) THAT MOVES US: SEWING POSSIBILITIES AMONG EDUCATION AND MIA COUTO’S LITERATUREAbstract: We explore the lines in this article as our way to answer “What is reading?”, “What is to read Mia Couto?”. Reading adventure that triggers the desire for writing: movement of finding in literary materiality the promotion of action in writing, tracing possibilities for thinking the formation in Education in consonance with this movement. By means of contributions from authors such as Barthes, Deleuze, Larrosa (among other voices), we have produced what is labelled in these writings as experimentations: relations between our writings, thought production through and with the reading of some writings from Mia Couto. To experiment this literature allows us to map possibilities for producing experience with reading and writing, for creating space and time of freedom and non-brutalization.Keywords: Reading and writing. Literature. Formation. Research in education. Mia Couto.UNA LECTURA (Y ESCRITURA) QUE NOS MUEVE: COSIENDO POSIBILIDADES ENTRE EDUCACIÓN Y LA LITERATURA DE MIA COUTOResumen: Exploramos las líneas de este artículo a nuestro modo de contestar “Qué es leer?”, “Qué es leer Mia Couto?” Aventura de lectura que dispare el deseo de escribir: movimiento de encontrar en la materialidad literaria la promoción de la acción de la escrita, demarcando posibilidades de pensar la formación en educación en consonancia con ese movimiento. Con aportes de autores como Barthes, Deleuze, Larrosa (entre otras voces), hemos producido lo que, en estos escritos, nombramos como experimentaciones: relaciones de escrituras, de producción de pensamiento, a partir y con la lectura de algunos de los textos del escritor Mia Couto.  Experimentar como esa literatura nos mueve a demarcar posibilidades de producir experiencia con la lectura y la escritura, de crear espacios y tiempos de libertad y de no embrutecimiento.Palabras clave: Lectura y escritura. Literatura. Formación. Investigación en educación. Mia Couto.
id UNOESC-3_4806aec2b9c9e708eb4bc0ea1cb44103
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6768
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling UMA LEITURA (E ESCRITA) QUE NOS MOVE: COSTURANDO POSSIBILIDADES ENTRE EDUCAÇÃO E A LITERATURA DE MIA COUTOResumo: Exploramos as linhas deste artigo ao nosso modo de responder “O que é ler?”, “O que é ler Mia Couto?” Aventura da leitura que dispare o desejo de escrever: movimento de encontrar na materialidade literária a promoção da ação da escrita, traçando possibilidades de pensar a formação em educação em consonância com esse movimento. A partir de contribuições de autores, como Barthes, Deleuze, Larrosa (entre outras vozes), temos produzido o que, nestes escritos, nomeamos como experimentações: relações de escritas, de produção de pensamento, a partir e com a leitura de alguns escritos do escritor Mia Couto. Experimentar como essa literatura nos movimenta a mapear possibilidades de produzir experiência com a leitura e a escrita, de criar espaços e tempos de liberdade e de não embrutecimento.Palavras-chave: Leitura e escrita. Literatura. Formação. Pesquisa em educação. Mia Couto.READING (AND WRITING) THAT MOVES US: SEWING POSSIBILITIES AMONG EDUCATION AND MIA COUTO’S LITERATUREAbstract: We explore the lines in this article as our way to answer “What is reading?”, “What is to read Mia Couto?”. Reading adventure that triggers the desire for writing: movement of finding in literary materiality the promotion of action in writing, tracing possibilities for thinking the formation in Education in consonance with this movement. By means of contributions from authors such as Barthes, Deleuze, Larrosa (among other voices), we have produced what is labelled in these writings as experimentations: relations between our writings, thought production through and with the reading of some writings from Mia Couto. To experiment this literature allows us to map possibilities for producing experience with reading and writing, for creating space and time of freedom and non-brutalization.Keywords: Reading and writing. Literature. Formation. Research in education. Mia Couto.UNA LECTURA (Y ESCRITURA) QUE NOS MUEVE: COSIENDO POSIBILIDADES ENTRE EDUCACIÓN Y LA LITERATURA DE MIA COUTOResumen: Exploramos las líneas de este artículo a nuestro modo de contestar “Qué es leer?”, “Qué es leer Mia Couto?” Aventura de lectura que dispare el deseo de escribir: movimiento de encontrar en la materialidad literaria la promoción de la acción de la escrita, demarcando posibilidades de pensar la formación en educación en consonancia con ese movimiento. Con aportes de autores como Barthes, Deleuze, Larrosa (entre otras voces), hemos producido lo que, en estos escritos, nombramos como experimentaciones: relaciones de escrituras, de producción de pensamiento, a partir y con la lectura de algunos de los textos del escritor Mia Couto.  Experimentar como esa literatura nos mueve a demarcar posibilidades de producir experiencia con la lectura y la escritura, de crear espacios y tiempos de libertad y de no embrutecimiento.Palabras clave: Lectura y escritura. Literatura. Formación. Investigación en educación. Mia Couto.Universidade do Oeste de Santa Catarina2016-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/676810.18593/r.v41i2.6768Roteiro; Vol. 41 No. 2 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 2, MAIO./AGO. 2016; 491-508Roteiro; Vol. 41 Núm. 2 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 2, MAIO./AGO. 2016; 491-508Roteiro; Vol. 41 No. 2 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 2, MAIO./AGO. 2016; 491-508Roteiro; v. 41 n. 2 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 2, MAIO./AGO. 2016; 491-508Roteiro; Vol. 41 N.º 2 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 2, MAIO./AGO. 2016; 491-5082177-60590104-431110.18593/r.v41i2reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6768/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6768/13745Copyright (c) 2016 Roteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessDalmaso, Alice Copettide Oliveira, Marilda Oliveira2019-11-19T20:18:08Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6768Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-11-19T20:18:08Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA LEITURA (E ESCRITA) QUE NOS MOVE: COSTURANDO POSSIBILIDADES ENTRE EDUCAÇÃO E A LITERATURA DE MIA COUTO
title UMA LEITURA (E ESCRITA) QUE NOS MOVE: COSTURANDO POSSIBILIDADES ENTRE EDUCAÇÃO E A LITERATURA DE MIA COUTO
spellingShingle UMA LEITURA (E ESCRITA) QUE NOS MOVE: COSTURANDO POSSIBILIDADES ENTRE EDUCAÇÃO E A LITERATURA DE MIA COUTO
Dalmaso, Alice Copetti
title_short UMA LEITURA (E ESCRITA) QUE NOS MOVE: COSTURANDO POSSIBILIDADES ENTRE EDUCAÇÃO E A LITERATURA DE MIA COUTO
title_full UMA LEITURA (E ESCRITA) QUE NOS MOVE: COSTURANDO POSSIBILIDADES ENTRE EDUCAÇÃO E A LITERATURA DE MIA COUTO
title_fullStr UMA LEITURA (E ESCRITA) QUE NOS MOVE: COSTURANDO POSSIBILIDADES ENTRE EDUCAÇÃO E A LITERATURA DE MIA COUTO
title_full_unstemmed UMA LEITURA (E ESCRITA) QUE NOS MOVE: COSTURANDO POSSIBILIDADES ENTRE EDUCAÇÃO E A LITERATURA DE MIA COUTO
title_sort UMA LEITURA (E ESCRITA) QUE NOS MOVE: COSTURANDO POSSIBILIDADES ENTRE EDUCAÇÃO E A LITERATURA DE MIA COUTO
author Dalmaso, Alice Copetti
author_facet Dalmaso, Alice Copetti
de Oliveira, Marilda Oliveira
author_role author
author2 de Oliveira, Marilda Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalmaso, Alice Copetti
de Oliveira, Marilda Oliveira
description Resumo: Exploramos as linhas deste artigo ao nosso modo de responder “O que é ler?”, “O que é ler Mia Couto?” Aventura da leitura que dispare o desejo de escrever: movimento de encontrar na materialidade literária a promoção da ação da escrita, traçando possibilidades de pensar a formação em educação em consonância com esse movimento. A partir de contribuições de autores, como Barthes, Deleuze, Larrosa (entre outras vozes), temos produzido o que, nestes escritos, nomeamos como experimentações: relações de escritas, de produção de pensamento, a partir e com a leitura de alguns escritos do escritor Mia Couto. Experimentar como essa literatura nos movimenta a mapear possibilidades de produzir experiência com a leitura e a escrita, de criar espaços e tempos de liberdade e de não embrutecimento.Palavras-chave: Leitura e escrita. Literatura. Formação. Pesquisa em educação. Mia Couto.READING (AND WRITING) THAT MOVES US: SEWING POSSIBILITIES AMONG EDUCATION AND MIA COUTO’S LITERATUREAbstract: We explore the lines in this article as our way to answer “What is reading?”, “What is to read Mia Couto?”. Reading adventure that triggers the desire for writing: movement of finding in literary materiality the promotion of action in writing, tracing possibilities for thinking the formation in Education in consonance with this movement. By means of contributions from authors such as Barthes, Deleuze, Larrosa (among other voices), we have produced what is labelled in these writings as experimentations: relations between our writings, thought production through and with the reading of some writings from Mia Couto. To experiment this literature allows us to map possibilities for producing experience with reading and writing, for creating space and time of freedom and non-brutalization.Keywords: Reading and writing. Literature. Formation. Research in education. Mia Couto.UNA LECTURA (Y ESCRITURA) QUE NOS MUEVE: COSIENDO POSIBILIDADES ENTRE EDUCACIÓN Y LA LITERATURA DE MIA COUTOResumen: Exploramos las líneas de este artículo a nuestro modo de contestar “Qué es leer?”, “Qué es leer Mia Couto?” Aventura de lectura que dispare el deseo de escribir: movimiento de encontrar en la materialidad literaria la promoción de la acción de la escrita, demarcando posibilidades de pensar la formación en educación en consonancia con ese movimiento. Con aportes de autores como Barthes, Deleuze, Larrosa (entre otras voces), hemos producido lo que, en estos escritos, nombramos como experimentaciones: relaciones de escrituras, de producción de pensamiento, a partir y con la lectura de algunos de los textos del escritor Mia Couto.  Experimentar como esa literatura nos mueve a demarcar posibilidades de producir experiencia con la lectura y la escritura, de crear espacios y tiempos de libertad y de no embrutecimiento.Palabras clave: Lectura y escritura. Literatura. Formación. Investigación en educación. Mia Couto.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6768
10.18593/r.v41i2.6768
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6768
identifier_str_mv 10.18593/r.v41i2.6768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6768/pdf
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6768/13745
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Roteiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Roteiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 41 No. 2 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 2, MAIO./AGO. 2016; 491-508
Roteiro; Vol. 41 Núm. 2 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 2, MAIO./AGO. 2016; 491-508
Roteiro; Vol. 41 No. 2 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 2, MAIO./AGO. 2016; 491-508
Roteiro; v. 41 n. 2 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 2, MAIO./AGO. 2016; 491-508
Roteiro; Vol. 41 N.º 2 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 2, MAIO./AGO. 2016; 491-508
2177-6059
0104-4311
10.18593/r.v41i2
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220529687265280