São Boaventura e o estudo da geometria na Universidade de Paris, no final do século XIII: uma análise histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perin, Conceição Solange Bution
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Oliveira, Terezinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/327
Resumo: Este trabalho visa a uma análise sobre algumas discussões realizadas por São Boaventura de Bagnoregio, no século XII, na Universidade de Paris, e que tratam sobre as questões do desenvolvimento intelectual para o entendimento da verdade das coisas terrenas. As discussões realizadas pelo autor versam sobre inteligência inata que Deus deu aos homens e a possibilidade do uso e desenvolvimento do intelecto para a compreensão do mundo e de tudo que o compõe. Boaventura fazia correspondências sobre o homem como uma totalidade. Tratava do corpo e da mente e mostrava a necessidade da unificação de ambos para uma estabilidade. Com isso, o autor estabelecia uma conjuntura de pontos entre o divino e o terreno e explicava cada um deles por meio da Sagrada Escritura. Para tanto, Boaventura subdividia suas explicações com o uso da Matemática, pois, para ele, os números apresentavam explicações exatas e levavam os homens a usar a inteligência inata, mas desenvolvida pelas necessidades do conhecimento terreno. Esses ensinamentos, na Universidade de Paris, alteraram a interpretação e os conceitos que, até então, não haviam sido fundamentados de maneira tão explícita, pela lógica dos números e do tempo (física). Nesse sentido, para este estudo, faz-se uma leitura de algumas obras do autor em tela, além de uma análise em autores que favorecem uma compreensão sobre o contexto do século XII e a educação desse momento histórico, coadunados com os ensinamentos de Boaventura. Palavras-chave: São Boaventura. Universidade de Paris. Educação Matemática. Século XII.
id UNOESC-3_48524741a713d51404b564c51582c06f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/327
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling São Boaventura e o estudo da geometria na Universidade de Paris, no final do século XIII: uma análise históricaEste trabalho visa a uma análise sobre algumas discussões realizadas por São Boaventura de Bagnoregio, no século XII, na Universidade de Paris, e que tratam sobre as questões do desenvolvimento intelectual para o entendimento da verdade das coisas terrenas. As discussões realizadas pelo autor versam sobre inteligência inata que Deus deu aos homens e a possibilidade do uso e desenvolvimento do intelecto para a compreensão do mundo e de tudo que o compõe. Boaventura fazia correspondências sobre o homem como uma totalidade. Tratava do corpo e da mente e mostrava a necessidade da unificação de ambos para uma estabilidade. Com isso, o autor estabelecia uma conjuntura de pontos entre o divino e o terreno e explicava cada um deles por meio da Sagrada Escritura. Para tanto, Boaventura subdividia suas explicações com o uso da Matemática, pois, para ele, os números apresentavam explicações exatas e levavam os homens a usar a inteligência inata, mas desenvolvida pelas necessidades do conhecimento terreno. Esses ensinamentos, na Universidade de Paris, alteraram a interpretação e os conceitos que, até então, não haviam sido fundamentados de maneira tão explícita, pela lógica dos números e do tempo (física). Nesse sentido, para este estudo, faz-se uma leitura de algumas obras do autor em tela, além de uma análise em autores que favorecem uma compreensão sobre o contexto do século XII e a educação desse momento histórico, coadunados com os ensinamentos de Boaventura. Palavras-chave: São Boaventura. Universidade de Paris. Educação Matemática. Século XII.Universidade do Oeste de Santa Catarina2010-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/327Roteiro; Vol. 33 No. 2 (2008): Roteiro; 181-200Roteiro; Vol. 33 Núm. 2 (2008): Roteiro; 181-200Roteiro; Vol. 33 No. 2 (2008): Roteiro; 181-200Roteiro; v. 33 n. 2 (2008): Roteiro; 181-200Roteiro; Vol. 33 N.º 2 (2008): Roteiro; 181-2002177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/327/76Perin, Conceição Solange ButionOliveira, Terezinhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:20:50Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/327Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:20:50Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv São Boaventura e o estudo da geometria na Universidade de Paris, no final do século XIII: uma análise histórica
title São Boaventura e o estudo da geometria na Universidade de Paris, no final do século XIII: uma análise histórica
spellingShingle São Boaventura e o estudo da geometria na Universidade de Paris, no final do século XIII: uma análise histórica
Perin, Conceição Solange Bution
title_short São Boaventura e o estudo da geometria na Universidade de Paris, no final do século XIII: uma análise histórica
title_full São Boaventura e o estudo da geometria na Universidade de Paris, no final do século XIII: uma análise histórica
title_fullStr São Boaventura e o estudo da geometria na Universidade de Paris, no final do século XIII: uma análise histórica
title_full_unstemmed São Boaventura e o estudo da geometria na Universidade de Paris, no final do século XIII: uma análise histórica
title_sort São Boaventura e o estudo da geometria na Universidade de Paris, no final do século XIII: uma análise histórica
author Perin, Conceição Solange Bution
author_facet Perin, Conceição Solange Bution
Oliveira, Terezinha
author_role author
author2 Oliveira, Terezinha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perin, Conceição Solange Bution
Oliveira, Terezinha
description Este trabalho visa a uma análise sobre algumas discussões realizadas por São Boaventura de Bagnoregio, no século XII, na Universidade de Paris, e que tratam sobre as questões do desenvolvimento intelectual para o entendimento da verdade das coisas terrenas. As discussões realizadas pelo autor versam sobre inteligência inata que Deus deu aos homens e a possibilidade do uso e desenvolvimento do intelecto para a compreensão do mundo e de tudo que o compõe. Boaventura fazia correspondências sobre o homem como uma totalidade. Tratava do corpo e da mente e mostrava a necessidade da unificação de ambos para uma estabilidade. Com isso, o autor estabelecia uma conjuntura de pontos entre o divino e o terreno e explicava cada um deles por meio da Sagrada Escritura. Para tanto, Boaventura subdividia suas explicações com o uso da Matemática, pois, para ele, os números apresentavam explicações exatas e levavam os homens a usar a inteligência inata, mas desenvolvida pelas necessidades do conhecimento terreno. Esses ensinamentos, na Universidade de Paris, alteraram a interpretação e os conceitos que, até então, não haviam sido fundamentados de maneira tão explícita, pela lógica dos números e do tempo (física). Nesse sentido, para este estudo, faz-se uma leitura de algumas obras do autor em tela, além de uma análise em autores que favorecem uma compreensão sobre o contexto do século XII e a educação desse momento histórico, coadunados com os ensinamentos de Boaventura. Palavras-chave: São Boaventura. Universidade de Paris. Educação Matemática. Século XII.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/327
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/327/76
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 33 No. 2 (2008): Roteiro; 181-200
Roteiro; Vol. 33 Núm. 2 (2008): Roteiro; 181-200
Roteiro; Vol. 33 No. 2 (2008): Roteiro; 181-200
Roteiro; v. 33 n. 2 (2008): Roteiro; 181-200
Roteiro; Vol. 33 N.º 2 (2008): Roteiro; 181-200
2177-6059
0104-4311
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220528900833280