CRIAÇÃO DE SENSIBILIDADE PARA SE RECONHECER E CUIDAR COMO CORPOREIDADE / Creation of sensitivity to recognize and care up as corporeality

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isele, Cristiane Terezinha
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Strieder, Roque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/3769
Resumo: A tradicional concepção dualista de ser humano é ainda recorrente nas práticas educativas escolares. Esse déficit nas experiências formativas, quanto à sensibilização para cuidar/respeitar o corpo e a corporeidade, faz crescer a concepção de gestão da vida como circunscrita ao âmbito individual. O estudo teve como base a buscagem em referenciais teóricos e como objetivo investigar se estratégias educacionais, no contexto da complexidade e da atitude transdisciplinar, possibilitam a criação de sensibilidade para que crianças aceitem, respeitem e cuidem de sua corporeidade. Concluímos que é possível controlar e ajustar o corpo às aspirações de reconhecimento via inter­venção e reconstrução; como alternativa, sugerimos a atitude transdisciplinar que, ao convidar para reflexões e envolvimentos, pode redimensionar as experiências formativas; a sensibilidade do cuidado requer a construção de saberes e uma compreensão aprofundada da complexidade da realidade humana.Palavras-chave: Educação. Corporeidade. Transdisciplinaridade. Sensibilidade.       
id UNOESC-3_57965371a1cefbfc42b80cdc255f46cb
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/3769
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling CRIAÇÃO DE SENSIBILIDADE PARA SE RECONHECER E CUIDAR COMO CORPOREIDADE / Creation of sensitivity to recognize and care up as corporealityA tradicional concepção dualista de ser humano é ainda recorrente nas práticas educativas escolares. Esse déficit nas experiências formativas, quanto à sensibilização para cuidar/respeitar o corpo e a corporeidade, faz crescer a concepção de gestão da vida como circunscrita ao âmbito individual. O estudo teve como base a buscagem em referenciais teóricos e como objetivo investigar se estratégias educacionais, no contexto da complexidade e da atitude transdisciplinar, possibilitam a criação de sensibilidade para que crianças aceitem, respeitem e cuidem de sua corporeidade. Concluímos que é possível controlar e ajustar o corpo às aspirações de reconhecimento via inter­venção e reconstrução; como alternativa, sugerimos a atitude transdisciplinar que, ao convidar para reflexões e envolvimentos, pode redimensionar as experiências formativas; a sensibilidade do cuidado requer a construção de saberes e uma compreensão aprofundada da complexidade da realidade humana.Palavras-chave: Educação. Corporeidade. Transdisciplinaridade. Sensibilidade.       Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfapplication/xmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/3769Roteiro; Vol. 39 No. 2 (2014): Roteiro; 543-562Roteiro; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Roteiro; 543-562Roteiro; Vol. 39 No. 2 (2014): Roteiro; 543-562Roteiro; v. 39 n. 2 (2014): Roteiro; 543-562Roteiro; Vol. 39 N.º 2 (2014): Roteiro; 543-5622177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/3769/pdf_53https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/3769/xml_30Isele, Cristiane TerezinhaStrieder, Roqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:07:32Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/3769Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:07:32Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv CRIAÇÃO DE SENSIBILIDADE PARA SE RECONHECER E CUIDAR COMO CORPOREIDADE / Creation of sensitivity to recognize and care up as corporeality
title CRIAÇÃO DE SENSIBILIDADE PARA SE RECONHECER E CUIDAR COMO CORPOREIDADE / Creation of sensitivity to recognize and care up as corporeality
spellingShingle CRIAÇÃO DE SENSIBILIDADE PARA SE RECONHECER E CUIDAR COMO CORPOREIDADE / Creation of sensitivity to recognize and care up as corporeality
Isele, Cristiane Terezinha
title_short CRIAÇÃO DE SENSIBILIDADE PARA SE RECONHECER E CUIDAR COMO CORPOREIDADE / Creation of sensitivity to recognize and care up as corporeality
title_full CRIAÇÃO DE SENSIBILIDADE PARA SE RECONHECER E CUIDAR COMO CORPOREIDADE / Creation of sensitivity to recognize and care up as corporeality
title_fullStr CRIAÇÃO DE SENSIBILIDADE PARA SE RECONHECER E CUIDAR COMO CORPOREIDADE / Creation of sensitivity to recognize and care up as corporeality
title_full_unstemmed CRIAÇÃO DE SENSIBILIDADE PARA SE RECONHECER E CUIDAR COMO CORPOREIDADE / Creation of sensitivity to recognize and care up as corporeality
title_sort CRIAÇÃO DE SENSIBILIDADE PARA SE RECONHECER E CUIDAR COMO CORPOREIDADE / Creation of sensitivity to recognize and care up as corporeality
author Isele, Cristiane Terezinha
author_facet Isele, Cristiane Terezinha
Strieder, Roque
author_role author
author2 Strieder, Roque
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Isele, Cristiane Terezinha
Strieder, Roque
description A tradicional concepção dualista de ser humano é ainda recorrente nas práticas educativas escolares. Esse déficit nas experiências formativas, quanto à sensibilização para cuidar/respeitar o corpo e a corporeidade, faz crescer a concepção de gestão da vida como circunscrita ao âmbito individual. O estudo teve como base a buscagem em referenciais teóricos e como objetivo investigar se estratégias educacionais, no contexto da complexidade e da atitude transdisciplinar, possibilitam a criação de sensibilidade para que crianças aceitem, respeitem e cuidem de sua corporeidade. Concluímos que é possível controlar e ajustar o corpo às aspirações de reconhecimento via inter­venção e reconstrução; como alternativa, sugerimos a atitude transdisciplinar que, ao convidar para reflexões e envolvimentos, pode redimensionar as experiências formativas; a sensibilidade do cuidado requer a construção de saberes e uma compreensão aprofundada da complexidade da realidade humana.Palavras-chave: Educação. Corporeidade. Transdisciplinaridade. Sensibilidade.       
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/3769
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/3769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/3769/pdf_53
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/3769/xml_30
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 39 No. 2 (2014): Roteiro; 543-562
Roteiro; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Roteiro; 543-562
Roteiro; Vol. 39 No. 2 (2014): Roteiro; 543-562
Roteiro; v. 39 n. 2 (2014): Roteiro; 543-562
Roteiro; Vol. 39 N.º 2 (2014): Roteiro; 543-562
2177-6059
0104-4311
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220529361158144