CRIAÇÃO DE SENSIBILIDADE PARA SE RECONHECER E CUIDAR COMO CORPOREIDADE / Creation of sensitivity to recognize and care up as corporeality
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/3769 |
Resumo: | A tradicional concepção dualista de ser humano é ainda recorrente nas práticas educativas escolares. Esse déficit nas experiências formativas, quanto à sensibilização para cuidar/respeitar o corpo e a corporeidade, faz crescer a concepção de gestão da vida como circunscrita ao âmbito individual. O estudo teve como base a buscagem em referenciais teóricos e como objetivo investigar se estratégias educacionais, no contexto da complexidade e da atitude transdisciplinar, possibilitam a criação de sensibilidade para que crianças aceitem, respeitem e cuidem de sua corporeidade. Concluímos que é possível controlar e ajustar o corpo às aspirações de reconhecimento via intervenção e reconstrução; como alternativa, sugerimos a atitude transdisciplinar que, ao convidar para reflexões e envolvimentos, pode redimensionar as experiências formativas; a sensibilidade do cuidado requer a construção de saberes e uma compreensão aprofundada da complexidade da realidade humana.Palavras-chave: Educação. Corporeidade. Transdisciplinaridade. Sensibilidade. |
id |
UNOESC-3_57965371a1cefbfc42b80cdc255f46cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/3769 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CRIAÇÃO DE SENSIBILIDADE PARA SE RECONHECER E CUIDAR COMO CORPOREIDADE / Creation of sensitivity to recognize and care up as corporealityA tradicional concepção dualista de ser humano é ainda recorrente nas práticas educativas escolares. Esse déficit nas experiências formativas, quanto à sensibilização para cuidar/respeitar o corpo e a corporeidade, faz crescer a concepção de gestão da vida como circunscrita ao âmbito individual. O estudo teve como base a buscagem em referenciais teóricos e como objetivo investigar se estratégias educacionais, no contexto da complexidade e da atitude transdisciplinar, possibilitam a criação de sensibilidade para que crianças aceitem, respeitem e cuidem de sua corporeidade. Concluímos que é possível controlar e ajustar o corpo às aspirações de reconhecimento via intervenção e reconstrução; como alternativa, sugerimos a atitude transdisciplinar que, ao convidar para reflexões e envolvimentos, pode redimensionar as experiências formativas; a sensibilidade do cuidado requer a construção de saberes e uma compreensão aprofundada da complexidade da realidade humana.Palavras-chave: Educação. Corporeidade. Transdisciplinaridade. Sensibilidade. Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfapplication/xmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/3769Roteiro; Vol. 39 No. 2 (2014): Roteiro; 543-562Roteiro; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Roteiro; 543-562Roteiro; Vol. 39 No. 2 (2014): Roteiro; 543-562Roteiro; v. 39 n. 2 (2014): Roteiro; 543-562Roteiro; Vol. 39 N.º 2 (2014): Roteiro; 543-5622177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/3769/pdf_53https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/3769/xml_30Isele, Cristiane TerezinhaStrieder, Roqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:07:32Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/3769Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:07:32Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CRIAÇÃO DE SENSIBILIDADE PARA SE RECONHECER E CUIDAR COMO CORPOREIDADE / Creation of sensitivity to recognize and care up as corporeality |
title |
CRIAÇÃO DE SENSIBILIDADE PARA SE RECONHECER E CUIDAR COMO CORPOREIDADE / Creation of sensitivity to recognize and care up as corporeality |
spellingShingle |
CRIAÇÃO DE SENSIBILIDADE PARA SE RECONHECER E CUIDAR COMO CORPOREIDADE / Creation of sensitivity to recognize and care up as corporeality Isele, Cristiane Terezinha |
title_short |
CRIAÇÃO DE SENSIBILIDADE PARA SE RECONHECER E CUIDAR COMO CORPOREIDADE / Creation of sensitivity to recognize and care up as corporeality |
title_full |
CRIAÇÃO DE SENSIBILIDADE PARA SE RECONHECER E CUIDAR COMO CORPOREIDADE / Creation of sensitivity to recognize and care up as corporeality |
title_fullStr |
CRIAÇÃO DE SENSIBILIDADE PARA SE RECONHECER E CUIDAR COMO CORPOREIDADE / Creation of sensitivity to recognize and care up as corporeality |
title_full_unstemmed |
CRIAÇÃO DE SENSIBILIDADE PARA SE RECONHECER E CUIDAR COMO CORPOREIDADE / Creation of sensitivity to recognize and care up as corporeality |
title_sort |
CRIAÇÃO DE SENSIBILIDADE PARA SE RECONHECER E CUIDAR COMO CORPOREIDADE / Creation of sensitivity to recognize and care up as corporeality |
author |
Isele, Cristiane Terezinha |
author_facet |
Isele, Cristiane Terezinha Strieder, Roque |
author_role |
author |
author2 |
Strieder, Roque |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Isele, Cristiane Terezinha Strieder, Roque |
description |
A tradicional concepção dualista de ser humano é ainda recorrente nas práticas educativas escolares. Esse déficit nas experiências formativas, quanto à sensibilização para cuidar/respeitar o corpo e a corporeidade, faz crescer a concepção de gestão da vida como circunscrita ao âmbito individual. O estudo teve como base a buscagem em referenciais teóricos e como objetivo investigar se estratégias educacionais, no contexto da complexidade e da atitude transdisciplinar, possibilitam a criação de sensibilidade para que crianças aceitem, respeitem e cuidem de sua corporeidade. Concluímos que é possível controlar e ajustar o corpo às aspirações de reconhecimento via intervenção e reconstrução; como alternativa, sugerimos a atitude transdisciplinar que, ao convidar para reflexões e envolvimentos, pode redimensionar as experiências formativas; a sensibilidade do cuidado requer a construção de saberes e uma compreensão aprofundada da complexidade da realidade humana.Palavras-chave: Educação. Corporeidade. Transdisciplinaridade. Sensibilidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/3769 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/3769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/3769/pdf_53 https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/3769/xml_30 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 39 No. 2 (2014): Roteiro; 543-562 Roteiro; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Roteiro; 543-562 Roteiro; Vol. 39 No. 2 (2014): Roteiro; 543-562 Roteiro; v. 39 n. 2 (2014): Roteiro; 543-562 Roteiro; Vol. 39 N.º 2 (2014): Roteiro; 543-562 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220529361158144 |