Notas sobre estética pedagógica e corpo masculino docente marginal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ghizoni Teive, Gladys Mary
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Machado Rosa, Rogério
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1132
Resumo:      Esta escritura configura-se como desdobramento de um estudo ao nível de mestrado em que buscamos cartografar os modos como professores do ensino médio da rede estadual de ensino da grande Florianópolis, que não estão integrados aos domínios do corpo e da masculinidade culturalmente hegemônicos, constroem para si uma corporeidade masculina híbrida: fora do lugar comum. Enfatizamos o processo de fabricação da corporeidade-masculinidade-marginal e sua íntima vinculação com as vicissitudes da atuação docente. Utilizamos excertos de narrativas de alguns professores, obtidas por meio de entrevistas, para discutir o complexo imbricamento entre as relações afetivas da/na docência e a criação de linhas de fuga que delineiam corpos e masculinidades provisórios, irregulares, profanos e em perpétuo vir-a-ser: “artistagem de si”.  A relação pedagógica e seus desdobramentos é aqui pensada como um espaço potencializador da produção de heterotopias, jogos de forças criadoras, que reunem combinações aleatórias e instaura modos de ser-estar no mundo, isto é, novas estéticas da existência.Palavras-chave: Corpo. Masculinidades. Professores. Estética pedagógica. Invenção de si.
id UNOESC-3_6175587532221b9e668d839b946c607a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/1132
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling Notas sobre estética pedagógica e corpo masculino docente marginal     Esta escritura configura-se como desdobramento de um estudo ao nível de mestrado em que buscamos cartografar os modos como professores do ensino médio da rede estadual de ensino da grande Florianópolis, que não estão integrados aos domínios do corpo e da masculinidade culturalmente hegemônicos, constroem para si uma corporeidade masculina híbrida: fora do lugar comum. Enfatizamos o processo de fabricação da corporeidade-masculinidade-marginal e sua íntima vinculação com as vicissitudes da atuação docente. Utilizamos excertos de narrativas de alguns professores, obtidas por meio de entrevistas, para discutir o complexo imbricamento entre as relações afetivas da/na docência e a criação de linhas de fuga que delineiam corpos e masculinidades provisórios, irregulares, profanos e em perpétuo vir-a-ser: “artistagem de si”.  A relação pedagógica e seus desdobramentos é aqui pensada como um espaço potencializador da produção de heterotopias, jogos de forças criadoras, que reunem combinações aleatórias e instaura modos de ser-estar no mundo, isto é, novas estéticas da existência.Palavras-chave: Corpo. Masculinidades. Professores. Estética pedagógica. Invenção de si.Universidade do Oeste de Santa Catarina2012-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1132Roteiro; Vol. 37 No. 1 (2012): Roteiro; 71-88Roteiro; Vol. 37 Núm. 1 (2012): Roteiro; 71-88Roteiro; Vol. 37 No. 1 (2012): Roteiro; 71-88Roteiro; v. 37 n. 1 (2012): Roteiro; 71-88Roteiro; Vol. 37 N.º 1 (2012): Roteiro; 71-882177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1132/pdfGhizoni Teive, Gladys MaryMachado Rosa, Rogérioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:15:06Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/1132Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:15:06Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Notas sobre estética pedagógica e corpo masculino docente marginal
title Notas sobre estética pedagógica e corpo masculino docente marginal
spellingShingle Notas sobre estética pedagógica e corpo masculino docente marginal
Ghizoni Teive, Gladys Mary
title_short Notas sobre estética pedagógica e corpo masculino docente marginal
title_full Notas sobre estética pedagógica e corpo masculino docente marginal
title_fullStr Notas sobre estética pedagógica e corpo masculino docente marginal
title_full_unstemmed Notas sobre estética pedagógica e corpo masculino docente marginal
title_sort Notas sobre estética pedagógica e corpo masculino docente marginal
author Ghizoni Teive, Gladys Mary
author_facet Ghizoni Teive, Gladys Mary
Machado Rosa, Rogério
author_role author
author2 Machado Rosa, Rogério
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ghizoni Teive, Gladys Mary
Machado Rosa, Rogério
description      Esta escritura configura-se como desdobramento de um estudo ao nível de mestrado em que buscamos cartografar os modos como professores do ensino médio da rede estadual de ensino da grande Florianópolis, que não estão integrados aos domínios do corpo e da masculinidade culturalmente hegemônicos, constroem para si uma corporeidade masculina híbrida: fora do lugar comum. Enfatizamos o processo de fabricação da corporeidade-masculinidade-marginal e sua íntima vinculação com as vicissitudes da atuação docente. Utilizamos excertos de narrativas de alguns professores, obtidas por meio de entrevistas, para discutir o complexo imbricamento entre as relações afetivas da/na docência e a criação de linhas de fuga que delineiam corpos e masculinidades provisórios, irregulares, profanos e em perpétuo vir-a-ser: “artistagem de si”.  A relação pedagógica e seus desdobramentos é aqui pensada como um espaço potencializador da produção de heterotopias, jogos de forças criadoras, que reunem combinações aleatórias e instaura modos de ser-estar no mundo, isto é, novas estéticas da existência.Palavras-chave: Corpo. Masculinidades. Professores. Estética pedagógica. Invenção de si.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1132
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1132/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 37 No. 1 (2012): Roteiro; 71-88
Roteiro; Vol. 37 Núm. 1 (2012): Roteiro; 71-88
Roteiro; Vol. 37 No. 1 (2012): Roteiro; 71-88
Roteiro; v. 37 n. 1 (2012): Roteiro; 71-88
Roteiro; Vol. 37 N.º 1 (2012): Roteiro; 71-88
2177-6059
0104-4311
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220529269932032