A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S) PROFISSIONAL(IS) EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanzuita, Alexandre
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Raitz, Tânia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9906
Resumo: Resumo: Neste estudo analisamos como as experiências no contexto de formação e inserção profissional em Educação Física constroem identidade(s) profissional(is). Trata-se de um ensaio teórico-reflexivo por meio da produção do conhecimento (2009 a 2015) das variáveis relacionadas à identidade e inserção profissional em Educação Física. Identificamos na literatura cinzenta problemática reduzida, portanto, há necessidade de intensificar os estudos em razão das transformações no mundo do trabalho e das dificuldades de inserção desses profissionais. Concluímos que as experiências no contexto da formação e inserção profissional não estão articuladas integralmente aos processos de pesquisa e construção de métodos e metodologias.Palavras-chave: Produção de conhecimento. Identidade profissional. Inserção profissional.CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITY IN PHYSICAL EDUCATION: A LITERATURE REVIEW Abstract: In this study we examines how experiences in the context of training and employability in Physical Education build professional(ies) identity(ies). It is a reflective theoretical essay through the production of knowledge (2009-2015) related to identity and employability in Physical Education. We identified in reduced problematic gray literature, therefore, there is need to intensify their studies due to changes in the workplace and integration difficulties of these professionals. We concluded that the experiences in the training and professional integration are not fully articulated to the research processes and construction methods and methodologies.Keywords: Knowledge production. Professional identity. Employability.CONSTRUCCIÓN DE LA IDENTIDAD PROFESIONAL EN LA EDUCACIÓN FÍSICA: UNA REVISIÓN DE LA LITERATURA Resumen: Este estudio examina cómo las experiencias en el contexto de la formación y la empleabilidad en Educación Física construyen la identidad(s) profesional(s). Se trata de un ensayo teórico reflexivo de la producción de conocimiento (2009 a 2015) relacionadas con la identidad y la empleabilidad en Educación Física. Fue identificado reducida literatura, por lo que existe la necesidad de intensificar sus estudios debido a cambios en mundo del trabajo e dificultades de integración de estos profesionales. Se concluye que las experiencias en la formación e inserción profesional no se articulan totalmente los procesos de investigación y construcción de métodos y metodologías.Palabras-clave: Producción de conocimiento. Identidad profesional. Empleabilidad.
id UNOESC-3_66c7756e5f9995a65285ac99d95fae96
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/9906
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S) PROFISSIONAL(IS) EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURAResumo: Neste estudo analisamos como as experiências no contexto de formação e inserção profissional em Educação Física constroem identidade(s) profissional(is). Trata-se de um ensaio teórico-reflexivo por meio da produção do conhecimento (2009 a 2015) das variáveis relacionadas à identidade e inserção profissional em Educação Física. Identificamos na literatura cinzenta problemática reduzida, portanto, há necessidade de intensificar os estudos em razão das transformações no mundo do trabalho e das dificuldades de inserção desses profissionais. Concluímos que as experiências no contexto da formação e inserção profissional não estão articuladas integralmente aos processos de pesquisa e construção de métodos e metodologias.Palavras-chave: Produção de conhecimento. Identidade profissional. Inserção profissional.CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITY IN PHYSICAL EDUCATION: A LITERATURE REVIEW Abstract: In this study we examines how experiences in the context of training and employability in Physical Education build professional(ies) identity(ies). It is a reflective theoretical essay through the production of knowledge (2009-2015) related to identity and employability in Physical Education. We identified in reduced problematic gray literature, therefore, there is need to intensify their studies due to changes in the workplace and integration difficulties of these professionals. We concluded that the experiences in the training and professional integration are not fully articulated to the research processes and construction methods and methodologies.Keywords: Knowledge production. Professional identity. Employability.CONSTRUCCIÓN DE LA IDENTIDAD PROFESIONAL EN LA EDUCACIÓN FÍSICA: UNA REVISIÓN DE LA LITERATURA Resumen: Este estudio examina cómo las experiencias en el contexto de la formación y la empleabilidad en Educación Física construyen la identidad(s) profesional(s). Se trata de un ensayo teórico reflexivo de la producción de conocimiento (2009 a 2015) relacionadas con la identidad y la empleabilidad en Educación Física. Fue identificado reducida literatura, por lo que existe la necesidad de intensificar sus estudios debido a cambios en mundo del trabajo e dificultades de integración de estos profesionales. Se concluye que las experiencias en la formación e inserción profesional no se articulan totalmente los procesos de investigación y construcción de métodos y metodologías.Palabras-clave: Producción de conocimiento. Identidad profesional. Empleabilidad.Universidade do Oeste de Santa Catarina2016-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/990610.18593/r.v41i3.9906Roteiro; Vol. 41 No. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 649-676Roteiro; Vol. 41 Núm. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 649-676Roteiro; Vol. 41 No. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 649-676Roteiro; v. 41 n. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 649-676Roteiro; Vol. 41 N.º 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 649-6762177-60590104-431110.18593/r.v41i3reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9906/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9906/13727Copyright (c) 2016 Roteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessVanzuita, AlexandreRaitz, Tânia Regina2019-11-19T19:11:38Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/9906Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-11-19T19:11:38Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S) PROFISSIONAL(IS) EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S) PROFISSIONAL(IS) EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
spellingShingle A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S) PROFISSIONAL(IS) EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Vanzuita, Alexandre
title_short A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S) PROFISSIONAL(IS) EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_full A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S) PROFISSIONAL(IS) EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_fullStr A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S) PROFISSIONAL(IS) EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_full_unstemmed A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S) PROFISSIONAL(IS) EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_sort A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S) PROFISSIONAL(IS) EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
author Vanzuita, Alexandre
author_facet Vanzuita, Alexandre
Raitz, Tânia Regina
author_role author
author2 Raitz, Tânia Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vanzuita, Alexandre
Raitz, Tânia Regina
description Resumo: Neste estudo analisamos como as experiências no contexto de formação e inserção profissional em Educação Física constroem identidade(s) profissional(is). Trata-se de um ensaio teórico-reflexivo por meio da produção do conhecimento (2009 a 2015) das variáveis relacionadas à identidade e inserção profissional em Educação Física. Identificamos na literatura cinzenta problemática reduzida, portanto, há necessidade de intensificar os estudos em razão das transformações no mundo do trabalho e das dificuldades de inserção desses profissionais. Concluímos que as experiências no contexto da formação e inserção profissional não estão articuladas integralmente aos processos de pesquisa e construção de métodos e metodologias.Palavras-chave: Produção de conhecimento. Identidade profissional. Inserção profissional.CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITY IN PHYSICAL EDUCATION: A LITERATURE REVIEW Abstract: In this study we examines how experiences in the context of training and employability in Physical Education build professional(ies) identity(ies). It is a reflective theoretical essay through the production of knowledge (2009-2015) related to identity and employability in Physical Education. We identified in reduced problematic gray literature, therefore, there is need to intensify their studies due to changes in the workplace and integration difficulties of these professionals. We concluded that the experiences in the training and professional integration are not fully articulated to the research processes and construction methods and methodologies.Keywords: Knowledge production. Professional identity. Employability.CONSTRUCCIÓN DE LA IDENTIDAD PROFESIONAL EN LA EDUCACIÓN FÍSICA: UNA REVISIÓN DE LA LITERATURA Resumen: Este estudio examina cómo las experiencias en el contexto de la formación y la empleabilidad en Educación Física construyen la identidad(s) profesional(s). Se trata de un ensayo teórico reflexivo de la producción de conocimiento (2009 a 2015) relacionadas con la identidad y la empleabilidad en Educación Física. Fue identificado reducida literatura, por lo que existe la necesidad de intensificar sus estudios debido a cambios en mundo del trabajo e dificultades de integración de estos profesionales. Se concluye que las experiencias en la formación e inserción profesional no se articulan totalmente los procesos de investigación y construcción de métodos y metodologías.Palabras-clave: Producción de conocimiento. Identidad profesional. Empleabilidad.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9906
10.18593/r.v41i3.9906
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9906
identifier_str_mv 10.18593/r.v41i3.9906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9906/pdf
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9906/13727
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Roteiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Roteiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 41 No. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 649-676
Roteiro; Vol. 41 Núm. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 649-676
Roteiro; Vol. 41 No. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 649-676
Roteiro; v. 41 n. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 649-676
Roteiro; Vol. 41 N.º 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 649-676
2177-6059
0104-4311
10.18593/r.v41i3
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220530071044096