A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S) PROFISSIONAL(IS) EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9906 |
Resumo: | Resumo: Neste estudo analisamos como as experiências no contexto de formação e inserção profissional em Educação Física constroem identidade(s) profissional(is). Trata-se de um ensaio teórico-reflexivo por meio da produção do conhecimento (2009 a 2015) das variáveis relacionadas à identidade e inserção profissional em Educação Física. Identificamos na literatura cinzenta problemática reduzida, portanto, há necessidade de intensificar os estudos em razão das transformações no mundo do trabalho e das dificuldades de inserção desses profissionais. Concluímos que as experiências no contexto da formação e inserção profissional não estão articuladas integralmente aos processos de pesquisa e construção de métodos e metodologias.Palavras-chave: Produção de conhecimento. Identidade profissional. Inserção profissional.CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITY IN PHYSICAL EDUCATION: A LITERATURE REVIEW Abstract: In this study we examines how experiences in the context of training and employability in Physical Education build professional(ies) identity(ies). It is a reflective theoretical essay through the production of knowledge (2009-2015) related to identity and employability in Physical Education. We identified in reduced problematic gray literature, therefore, there is need to intensify their studies due to changes in the workplace and integration difficulties of these professionals. We concluded that the experiences in the training and professional integration are not fully articulated to the research processes and construction methods and methodologies.Keywords: Knowledge production. Professional identity. Employability.CONSTRUCCIÓN DE LA IDENTIDAD PROFESIONAL EN LA EDUCACIÓN FÍSICA: UNA REVISIÓN DE LA LITERATURA Resumen: Este estudio examina cómo las experiencias en el contexto de la formación y la empleabilidad en Educación Física construyen la identidad(s) profesional(s). Se trata de un ensayo teórico reflexivo de la producción de conocimiento (2009 a 2015) relacionadas con la identidad y la empleabilidad en Educación Física. Fue identificado reducida literatura, por lo que existe la necesidad de intensificar sus estudios debido a cambios en mundo del trabajo e dificultades de integración de estos profesionales. Se concluye que las experiencias en la formación e inserción profesional no se articulan totalmente los procesos de investigación y construcción de métodos y metodologías.Palabras-clave: Producción de conocimiento. Identidad profesional. Empleabilidad. |
id |
UNOESC-3_66c7756e5f9995a65285ac99d95fae96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/9906 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S) PROFISSIONAL(IS) EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURAResumo: Neste estudo analisamos como as experiências no contexto de formação e inserção profissional em Educação Física constroem identidade(s) profissional(is). Trata-se de um ensaio teórico-reflexivo por meio da produção do conhecimento (2009 a 2015) das variáveis relacionadas à identidade e inserção profissional em Educação Física. Identificamos na literatura cinzenta problemática reduzida, portanto, há necessidade de intensificar os estudos em razão das transformações no mundo do trabalho e das dificuldades de inserção desses profissionais. Concluímos que as experiências no contexto da formação e inserção profissional não estão articuladas integralmente aos processos de pesquisa e construção de métodos e metodologias.Palavras-chave: Produção de conhecimento. Identidade profissional. Inserção profissional.CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITY IN PHYSICAL EDUCATION: A LITERATURE REVIEW Abstract: In this study we examines how experiences in the context of training and employability in Physical Education build professional(ies) identity(ies). It is a reflective theoretical essay through the production of knowledge (2009-2015) related to identity and employability in Physical Education. We identified in reduced problematic gray literature, therefore, there is need to intensify their studies due to changes in the workplace and integration difficulties of these professionals. We concluded that the experiences in the training and professional integration are not fully articulated to the research processes and construction methods and methodologies.Keywords: Knowledge production. Professional identity. Employability.CONSTRUCCIÓN DE LA IDENTIDAD PROFESIONAL EN LA EDUCACIÓN FÍSICA: UNA REVISIÓN DE LA LITERATURA Resumen: Este estudio examina cómo las experiencias en el contexto de la formación y la empleabilidad en Educación Física construyen la identidad(s) profesional(s). Se trata de un ensayo teórico reflexivo de la producción de conocimiento (2009 a 2015) relacionadas con la identidad y la empleabilidad en Educación Física. Fue identificado reducida literatura, por lo que existe la necesidad de intensificar sus estudios debido a cambios en mundo del trabajo e dificultades de integración de estos profesionales. Se concluye que las experiencias en la formación e inserción profesional no se articulan totalmente los procesos de investigación y construcción de métodos y metodologías.Palabras-clave: Producción de conocimiento. Identidad profesional. Empleabilidad.Universidade do Oeste de Santa Catarina2016-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/990610.18593/r.v41i3.9906Roteiro; Vol. 41 No. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 649-676Roteiro; Vol. 41 Núm. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 649-676Roteiro; Vol. 41 No. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 649-676Roteiro; v. 41 n. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 649-676Roteiro; Vol. 41 N.º 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 649-6762177-60590104-431110.18593/r.v41i3reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9906/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9906/13727Copyright (c) 2016 Roteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessVanzuita, AlexandreRaitz, Tânia Regina2019-11-19T19:11:38Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/9906Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-11-19T19:11:38Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S) PROFISSIONAL(IS) EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA |
title |
A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S) PROFISSIONAL(IS) EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA |
spellingShingle |
A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S) PROFISSIONAL(IS) EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA Vanzuita, Alexandre |
title_short |
A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S) PROFISSIONAL(IS) EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA |
title_full |
A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S) PROFISSIONAL(IS) EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA |
title_fullStr |
A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S) PROFISSIONAL(IS) EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA |
title_full_unstemmed |
A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S) PROFISSIONAL(IS) EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA |
title_sort |
A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE(S) PROFISSIONAL(IS) EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA |
author |
Vanzuita, Alexandre |
author_facet |
Vanzuita, Alexandre Raitz, Tânia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Raitz, Tânia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vanzuita, Alexandre Raitz, Tânia Regina |
description |
Resumo: Neste estudo analisamos como as experiências no contexto de formação e inserção profissional em Educação Física constroem identidade(s) profissional(is). Trata-se de um ensaio teórico-reflexivo por meio da produção do conhecimento (2009 a 2015) das variáveis relacionadas à identidade e inserção profissional em Educação Física. Identificamos na literatura cinzenta problemática reduzida, portanto, há necessidade de intensificar os estudos em razão das transformações no mundo do trabalho e das dificuldades de inserção desses profissionais. Concluímos que as experiências no contexto da formação e inserção profissional não estão articuladas integralmente aos processos de pesquisa e construção de métodos e metodologias.Palavras-chave: Produção de conhecimento. Identidade profissional. Inserção profissional.CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITY IN PHYSICAL EDUCATION: A LITERATURE REVIEW Abstract: In this study we examines how experiences in the context of training and employability in Physical Education build professional(ies) identity(ies). It is a reflective theoretical essay through the production of knowledge (2009-2015) related to identity and employability in Physical Education. We identified in reduced problematic gray literature, therefore, there is need to intensify their studies due to changes in the workplace and integration difficulties of these professionals. We concluded that the experiences in the training and professional integration are not fully articulated to the research processes and construction methods and methodologies.Keywords: Knowledge production. Professional identity. Employability.CONSTRUCCIÓN DE LA IDENTIDAD PROFESIONAL EN LA EDUCACIÓN FÍSICA: UNA REVISIÓN DE LA LITERATURA Resumen: Este estudio examina cómo las experiencias en el contexto de la formación y la empleabilidad en Educación Física construyen la identidad(s) profesional(s). Se trata de un ensayo teórico reflexivo de la producción de conocimiento (2009 a 2015) relacionadas con la identidad y la empleabilidad en Educación Física. Fue identificado reducida literatura, por lo que existe la necesidad de intensificar sus estudios debido a cambios en mundo del trabajo e dificultades de integración de estos profesionales. Se concluye que las experiencias en la formación e inserción profesional no se articulan totalmente los procesos de investigación y construcción de métodos y metodologías.Palabras-clave: Producción de conocimiento. Identidad profesional. Empleabilidad. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9906 10.18593/r.v41i3.9906 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9906 |
identifier_str_mv |
10.18593/r.v41i3.9906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9906/pdf https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9906/13727 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Roteiro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Roteiro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 41 No. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 649-676 Roteiro; Vol. 41 Núm. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 649-676 Roteiro; Vol. 41 No. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 649-676 Roteiro; v. 41 n. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 649-676 Roteiro; Vol. 41 N.º 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 649-676 2177-6059 0104-4311 10.18593/r.v41i3 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220530071044096 |