A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanzuita, Alexandre
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Garanhani, Marynelma Camargo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49146
Resumo: A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1 Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de analisar como as experiências de formação inicial de formandos(as) em Educação Física da Universidade Federal do Paraná, contribuem para a construção de identidade(s) profissional(is). A produção de dados ocorreu por meio da realização de dois grupos focais distintos, um com formandos(as) da modalidade de licenciatura e outro de bacharelado em EF. O programa de Análise de Conteúdo Atlas.TI 8 foi utilizado para criar as unidades de análise do eixo previamente definido sobre formação inicial. Identificou-se, que os(as) formandos(as) ao experimentarem práticas de estágio e trabalho, de pesquisa nos programas e projetos de iniciação científica, além de refletirem, construírem, planejarem, criarem, elaborarem seus métodos e metodologias de ensino e aprendizagem, constroem identidade(s) profissional(is) mestiças não articuladas integralmente aos processos de pesquisa e criação de métodos e metodologias. Palavras-chave: Identidade profissional. Formação inicial. Pesquisa. Método. Initial training in the construction of professional identity(ies) of physical education Abstract: This research aims to analyze how the initial training experiences in Physical Education of students at Universidade Federal do Paraná contribute to the construction of professional identity(ies). Data were produced through focus groups; one with students of the licentiate degree and the other with students of the bachelor’s degree in Physical Education. The Content Analysis Program Atlas.TI 8 was used to create a unit of analysis from a previously-defined axis on initial training. It was identified, through their experiences on the practical training placement and work, and through research programs and projects, as well as reflecting, constituting, planning, creating, and elaborating their teaching and learning methods and methodologies, build mixed professional identities that are not fully articulated with the processes of research and creation of methods and methodologies. Keywords: Professional identity. Initial training. Research. Method. La formación inicial en la construcción de identidad(es) profesional(es) en educación física Resumen: La presente investigación tiene como objetivo analizar como las experiencias de formación inicial de graduados en Educación Física de Universidade Federal do Paraná, contribuyen en la construcción de identidades profesionales. La producción de datos ocurrió por medio de la realización de dos grupos distintos, un con graduados en la modalidad de grado y el otro en licenciatura en Educación Física. El programa de Análisis de Contenido Atlas.TI 8 fue utilizado para crear las unidades de análisis de eje previamente definido sobre la formación inicial. Se identificó que los graduados al comenzar las prácticas y el trabajo, de investigación en los programas y proyectos de iniciación científica, además de reflexionar, construir, planear, crear, elaborar sus métodos y metodologías de enseñanza, construyen identidades profesionales mestizas no articuladas integralmente a los procesos de investigación y creación de métodos y metodologías. Palabras clave: Identidade profesional. Formación inicial. Investigación. Método. 1 Pesquisa financiada com bolsa de pós-doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Data de registro: 12/06/2019 Data de aceite: 23/04/2020
id UFU-2_b5713f4cf31af2a93dbb92eb5f86639b
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/49146
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1Identidade profissionalFormação inicialPesquisaMétodoA formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1 Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de analisar como as experiências de formação inicial de formandos(as) em Educação Física da Universidade Federal do Paraná, contribuem para a construção de identidade(s) profissional(is). A produção de dados ocorreu por meio da realização de dois grupos focais distintos, um com formandos(as) da modalidade de licenciatura e outro de bacharelado em EF. O programa de Análise de Conteúdo Atlas.TI 8 foi utilizado para criar as unidades de análise do eixo previamente definido sobre formação inicial. Identificou-se, que os(as) formandos(as) ao experimentarem práticas de estágio e trabalho, de pesquisa nos programas e projetos de iniciação científica, além de refletirem, construírem, planejarem, criarem, elaborarem seus métodos e metodologias de ensino e aprendizagem, constroem identidade(s) profissional(is) mestiças não articuladas integralmente aos processos de pesquisa e criação de métodos e metodologias. Palavras-chave: Identidade profissional. Formação inicial. Pesquisa. Método. Initial training in the construction of professional identity(ies) of physical education Abstract: This research aims to analyze how the initial training experiences in Physical Education of students at Universidade Federal do Paraná contribute to the construction of professional identity(ies). Data were produced through focus groups; one with students of the licentiate degree and the other with students of the bachelor’s degree in Physical Education. The Content Analysis Program Atlas.TI 8 was used to create a unit of analysis from a previously-defined axis on initial training. It was identified, through their experiences on the practical training placement and work, and through research programs and projects, as well as reflecting, constituting, planning, creating, and elaborating their teaching and learning methods and methodologies, build mixed professional identities that are not fully articulated with the processes of research and creation of methods and methodologies. Keywords: Professional identity. Initial training. Research. Method. La formación inicial en la construcción de identidad(es) profesional(es) en educación física Resumen: La presente investigación tiene como objetivo analizar como las experiencias de formación inicial de graduados en Educación Física de Universidade Federal do Paraná, contribuyen en la construcción de identidades profesionales. La producción de datos ocurrió por medio de la realización de dos grupos distintos, un con graduados en la modalidad de grado y el otro en licenciatura en Educación Física. El programa de Análisis de Contenido Atlas.TI 8 fue utilizado para crear las unidades de análisis de eje previamente definido sobre la formación inicial. Se identificó que los graduados al comenzar las prácticas y el trabajo, de investigación en los programas y proyectos de iniciación científica, además de reflexionar, construir, planear, crear, elaborar sus métodos y metodologías de enseñanza, construyen identidades profesionales mestizas no articuladas integralmente a los procesos de investigación y creación de métodos y metodologías. Palabras clave: Identidade profesional. Formación inicial. Investigación. Método. 1 Pesquisa financiada com bolsa de pós-doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Data de registro: 12/06/2019 Data de aceite: 23/04/2020EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4914610.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-49146Educação e Filosofia; v. 33 n. 69 (2019): v.33 n.69 set./dez. 2019; 1583-16221982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49146/30839https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49146/35844Copyright (c) 2019 Alexandre Vanzuita, Marynelma Camargo Garanhanihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVanzuita, AlexandreGaranhani, Marynelma Camargo2023-03-22T11:26:52Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/49146Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-22T11:26:52Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1
title A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1
spellingShingle A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1
Vanzuita, Alexandre
Identidade profissional
Formação inicial
Pesquisa
Método
title_short A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1
title_full A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1
title_fullStr A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1
title_full_unstemmed A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1
title_sort A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1
author Vanzuita, Alexandre
author_facet Vanzuita, Alexandre
Garanhani, Marynelma Camargo
author_role author
author2 Garanhani, Marynelma Camargo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vanzuita, Alexandre
Garanhani, Marynelma Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade profissional
Formação inicial
Pesquisa
Método
topic Identidade profissional
Formação inicial
Pesquisa
Método
description A formação inicial na construção de identidade(s) profissional(is) em educação física1 Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de analisar como as experiências de formação inicial de formandos(as) em Educação Física da Universidade Federal do Paraná, contribuem para a construção de identidade(s) profissional(is). A produção de dados ocorreu por meio da realização de dois grupos focais distintos, um com formandos(as) da modalidade de licenciatura e outro de bacharelado em EF. O programa de Análise de Conteúdo Atlas.TI 8 foi utilizado para criar as unidades de análise do eixo previamente definido sobre formação inicial. Identificou-se, que os(as) formandos(as) ao experimentarem práticas de estágio e trabalho, de pesquisa nos programas e projetos de iniciação científica, além de refletirem, construírem, planejarem, criarem, elaborarem seus métodos e metodologias de ensino e aprendizagem, constroem identidade(s) profissional(is) mestiças não articuladas integralmente aos processos de pesquisa e criação de métodos e metodologias. Palavras-chave: Identidade profissional. Formação inicial. Pesquisa. Método. Initial training in the construction of professional identity(ies) of physical education Abstract: This research aims to analyze how the initial training experiences in Physical Education of students at Universidade Federal do Paraná contribute to the construction of professional identity(ies). Data were produced through focus groups; one with students of the licentiate degree and the other with students of the bachelor’s degree in Physical Education. The Content Analysis Program Atlas.TI 8 was used to create a unit of analysis from a previously-defined axis on initial training. It was identified, through their experiences on the practical training placement and work, and through research programs and projects, as well as reflecting, constituting, planning, creating, and elaborating their teaching and learning methods and methodologies, build mixed professional identities that are not fully articulated with the processes of research and creation of methods and methodologies. Keywords: Professional identity. Initial training. Research. Method. La formación inicial en la construcción de identidad(es) profesional(es) en educación física Resumen: La presente investigación tiene como objetivo analizar como las experiencias de formación inicial de graduados en Educación Física de Universidade Federal do Paraná, contribuyen en la construcción de identidades profesionales. La producción de datos ocurrió por medio de la realización de dos grupos distintos, un con graduados en la modalidad de grado y el otro en licenciatura en Educación Física. El programa de Análisis de Contenido Atlas.TI 8 fue utilizado para crear las unidades de análisis de eje previamente definido sobre la formación inicial. Se identificó que los graduados al comenzar las prácticas y el trabajo, de investigación en los programas y proyectos de iniciación científica, además de reflexionar, construir, planear, crear, elaborar sus métodos y metodologías de enseñanza, construyen identidades profesionales mestizas no articuladas integralmente a los procesos de investigación y creación de métodos y metodologías. Palabras clave: Identidade profesional. Formación inicial. Investigación. Método. 1 Pesquisa financiada com bolsa de pós-doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Data de registro: 12/06/2019 Data de aceite: 23/04/2020
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49146
10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-49146
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49146
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-49146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49146/30839
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49146/35844
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Alexandre Vanzuita, Marynelma Camargo Garanhani
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Alexandre Vanzuita, Marynelma Camargo Garanhani
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 33 n. 69 (2019): v.33 n.69 set./dez. 2019; 1583-1622
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207233894842368