Estrutura fundiária brasileira: o trabalho de campo como alternativa pedagógica do ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/303 |
Resumo: | No presente artigo procura-se compreender a organização da estrutura fundiária brasileira e verificar como esta tem sido abordada no ensino de Geografia. Para essa compreensão, realizou-se com os alunos da 2ª série do ensino médio, do Colégio Lassale, visitas in loco em pequenas e médias propriedades, onde foram verificadas as realidades vividas pelas pessoas que habitam esses locais, bem como a realização de entrevistas para maior conhecimento do trabalho e da utilização da terra por essas pessoas. De volta à sala de aula, os alunos puderam ler e analisar as respostas obtidas das entrevistas e confrontá-las com textos de três livros didáticos selecionados, que são cotidianamente utilizados pelos professores na disciplina de Geografia, abordando conteúdos sobre a estrutura fundiária brasileira. Os alunos perceberam que os textos trazidos pelos livros não retratam claramente a realidade encontrada, principalmente, sobre a pequena propriedade. Os textos enfatizam a importância dos latifúndios, sua produção e destino dos produtos colhidos, mencionando, superficialmente, a existência das pequenas propriedades, do trabalho desenvolvido pela família e sua importância na produção de alimentos interna ao país e para a condição social desses grupos.Palavras-chave: Estrutura fundiária. Aula de campo. Livro didático. |
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Estrutura fundiária brasileira: o trabalho de campo como alternativa pedagógica do ensinoNo presente artigo procura-se compreender a organização da estrutura fundiária brasileira e verificar como esta tem sido abordada no ensino de Geografia. Para essa compreensão, realizou-se com os alunos da 2ª série do ensino médio, do Colégio Lassale, visitas in loco em pequenas e médias propriedades, onde foram verificadas as realidades vividas pelas pessoas que habitam esses locais, bem como a realização de entrevistas para maior conhecimento do trabalho e da utilização da terra por essas pessoas. De volta à sala de aula, os alunos puderam ler e analisar as respostas obtidas das entrevistas e confrontá-las com textos de três livros didáticos selecionados, que são cotidianamente utilizados pelos professores na disciplina de Geografia, abordando conteúdos sobre a estrutura fundiária brasileira. Os alunos perceberam que os textos trazidos pelos livros não retratam claramente a realidade encontrada, principalmente, sobre a pequena propriedade. Os textos enfatizam a importância dos latifúndios, sua produção e destino dos produtos colhidos, mencionando, superficialmente, a existência das pequenas propriedades, do trabalho desenvolvido pela família e sua importância na produção de alimentos interna ao país e para a condição social desses grupos.Palavras-chave: Estrutura fundiária. Aula de campo. Livro didático.Universidade do Oeste de Santa Catarina2010-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/303Roteiro; Vol. 34 No. 2 (2009): Roteiro; 145-170Roteiro; Vol. 34 Núm. 2 (2009): Roteiro; 145-170Roteiro; Vol. 34 No. 2 (2009): Roteiro; 145-170Roteiro; v. 34 n. 2 (2009): Roteiro; 145-170Roteiro; Vol. 34 N.º 2 (2009): Roteiro; 145-1702177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/303/56Ariotti, Neli Angélica Frozzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:22:26Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/303Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:22:26Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
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