A significação do ensino médio para os jovens alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/351 |
Resumo: | No presente artigo aborda-se o significado que os jovens alunos da terceira série de um colégio público do Paraná atribuem ao ensino médio. A investigação caracterizou-se como uma pesquisa de campo exploratória e bibliográfica. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos o questionário e a entrevista. Os dados foram coletados entre os alunos, num total de 86 alunos, do Colégio Estadual La Salle, de Pato Branco, em agosto de 2007. Os resultados da pesquisa demonstram semelhanças com os estudos realizados no país nesse nível de ensino, ou seja, os jovens envolvidos neste estudo vêem essa modalidade de ensino com muita expectativa e preocupação, pois entendem que a partir do ensino médio podem mudar o seu futuro. Constataram-se ainda as fragilidades existentes no decorrer do curso e que acabam por justificar a falta de interesse e desencanto que muitos jovens têm em relação ao ensino médio. Conclui-se que é urgente a necessidade de criação de políticas públicas que venham, de fato, preencher as grandes lacunas deixadas ao longo dos anos no ensino médio brasileiro.Palavras-chave: Ensino médio. Jovens. Alunos. Significado. |
id |
UNOESC-3_97e1a99bbdc33d12e3e188b00aaaa555 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/351 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A significação do ensino médio para os jovens alunosNo presente artigo aborda-se o significado que os jovens alunos da terceira série de um colégio público do Paraná atribuem ao ensino médio. A investigação caracterizou-se como uma pesquisa de campo exploratória e bibliográfica. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos o questionário e a entrevista. Os dados foram coletados entre os alunos, num total de 86 alunos, do Colégio Estadual La Salle, de Pato Branco, em agosto de 2007. Os resultados da pesquisa demonstram semelhanças com os estudos realizados no país nesse nível de ensino, ou seja, os jovens envolvidos neste estudo vêem essa modalidade de ensino com muita expectativa e preocupação, pois entendem que a partir do ensino médio podem mudar o seu futuro. Constataram-se ainda as fragilidades existentes no decorrer do curso e que acabam por justificar a falta de interesse e desencanto que muitos jovens têm em relação ao ensino médio. Conclui-se que é urgente a necessidade de criação de políticas públicas que venham, de fato, preencher as grandes lacunas deixadas ao longo dos anos no ensino médio brasileiro.Palavras-chave: Ensino médio. Jovens. Alunos. Significado. Universidade do Oeste de Santa Catarina2010-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/351Roteiro; Vol. 32 No. 2 (2007): Roteiro; 265-290Roteiro; Vol. 32 Núm. 2 (2007): Roteiro; 265-290Roteiro; Vol. 32 No. 2 (2007): Roteiro; 265-290Roteiro; v. 32 n. 2 (2007): Roteiro; 265-290Roteiro; Vol. 32 N.º 2 (2007): Roteiro; 265-2902177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/351/99Ariotti, Neli Angélica FrozzaSopelsa, Ortenilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:18:50Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/351Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:18:50Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A significação do ensino médio para os jovens alunos |
title |
A significação do ensino médio para os jovens alunos |
spellingShingle |
A significação do ensino médio para os jovens alunos Ariotti, Neli Angélica Frozza |
title_short |
A significação do ensino médio para os jovens alunos |
title_full |
A significação do ensino médio para os jovens alunos |
title_fullStr |
A significação do ensino médio para os jovens alunos |
title_full_unstemmed |
A significação do ensino médio para os jovens alunos |
title_sort |
A significação do ensino médio para os jovens alunos |
author |
Ariotti, Neli Angélica Frozza |
author_facet |
Ariotti, Neli Angélica Frozza Sopelsa, Ortenila |
author_role |
author |
author2 |
Sopelsa, Ortenila |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ariotti, Neli Angélica Frozza Sopelsa, Ortenila |
description |
No presente artigo aborda-se o significado que os jovens alunos da terceira série de um colégio público do Paraná atribuem ao ensino médio. A investigação caracterizou-se como uma pesquisa de campo exploratória e bibliográfica. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos o questionário e a entrevista. Os dados foram coletados entre os alunos, num total de 86 alunos, do Colégio Estadual La Salle, de Pato Branco, em agosto de 2007. Os resultados da pesquisa demonstram semelhanças com os estudos realizados no país nesse nível de ensino, ou seja, os jovens envolvidos neste estudo vêem essa modalidade de ensino com muita expectativa e preocupação, pois entendem que a partir do ensino médio podem mudar o seu futuro. Constataram-se ainda as fragilidades existentes no decorrer do curso e que acabam por justificar a falta de interesse e desencanto que muitos jovens têm em relação ao ensino médio. Conclui-se que é urgente a necessidade de criação de políticas públicas que venham, de fato, preencher as grandes lacunas deixadas ao longo dos anos no ensino médio brasileiro.Palavras-chave: Ensino médio. Jovens. Alunos. Significado. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/351 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/351/99 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 32 No. 2 (2007): Roteiro; 265-290 Roteiro; Vol. 32 Núm. 2 (2007): Roteiro; 265-290 Roteiro; Vol. 32 No. 2 (2007): Roteiro; 265-290 Roteiro; v. 32 n. 2 (2007): Roteiro; 265-290 Roteiro; Vol. 32 N.º 2 (2007): Roteiro; 265-290 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220528932290560 |