End of course work and its contribution to initial teacher training: an analysis focused on ISCED of Cabinda, Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canhici, Maria Helena
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Leite, Carlinda, Fernandes, Preciosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/14119
Resumo: The article analyses the option of using “End of Course Work” to finish the training teacher course in Cabinda Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED). Through interviews, the study analyses opinions of decision makers and heads of the Departments of Education and Research. In the opinion of these managers, the training model followed provides general knowledge concerning teaching and research contents. However, it doesn’t provide specific knowledge about teaching practices. The data also show that, although the curricular option of “End of Course Work”, and not an internship report, is not considered ideal for the training of future teachers, it allows students to develop research skills related with scientific domains of their studies, enabling better course performance.
id UNOESC-3_78930e29119f87857cd0ff413e9cc954
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/14119
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling End of course work and its contribution to initial teacher training: an analysis focused on ISCED of Cabinda, AngolaEl trabajo de fin de curso como contribución a la formación inicial de profesores: un análisis enfocado en el ISCED de Cabinda, AngolaO trabalho de fim de curso como contributo para a formação inicial de professores: uma análise focada no instituto superior de ciências da educação (ISCED) de Cabinda, AngolaO trabalho de fim de curso como contributo para a formação inicial de professores: uma análise focada no instituto superior de ciências da educação (ISCED) de Cabinda, AngolaFormação inicial de professoresTrabalho Final de CursoAngolaISCEDFormación inicial de profesoresTrabajo Final de CursoAngolaISCEDInitial teacher trainingEnd of Course WorkAngolaISCEDThe article analyses the option of using “End of Course Work” to finish the training teacher course in Cabinda Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED). Through interviews, the study analyses opinions of decision makers and heads of the Departments of Education and Research. In the opinion of these managers, the training model followed provides general knowledge concerning teaching and research contents. However, it doesn’t provide specific knowledge about teaching practices. The data also show that, although the curricular option of “End of Course Work”, and not an internship report, is not considered ideal for the training of future teachers, it allows students to develop research skills related with scientific domains of their studies, enabling better course performance.El artículo analiza la opción, en el Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Cabinda, por un Trabajo de Fin de Curso (TFC) en la formación inicial de profesores. Recurriendo a entrevistas, el estudio analiza opiniones de responsables del Decanato y de jefes de los Departamentos de Enseñanza e Investigación. En opinión de los responsables de este ISCED el modelo de formación seguido proporciona conocimientos generales de contenidos de enseñanza y de investigación, aunque proporciona conocimientos específicos relativos a prácticas docentes. Teniendo en consideración la opinión de estos entrevistados, si bien la opción curricular de un TFC, y no de una pasantía con informe, no sea considerada ideal para una formación de futuros profesores, ella permite que los estudiantes desarrollen competencias de investigación en los dominios de los estudios que realizan, habilitándoles a un desempeño mejor en el curso.No artigo expõe-se sobre a opção, no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Cabinda, por um Trabalho de Fim de Curso (TFC) como contributo para a formação inicial de professores. Recorrendo a entrevistas, no estudo analisam-se as opiniões dos responsáveis da Decania e dos chefes dos departamentos de ensino e investigação. Na opinião dos responsáveis pelo ISCED, o modelo de formação adotado proporciona conhecimentos gerais de conteúdos de ensino e de investigação, embora não forneça conhecimentos específicos relativos a práticas docentes. Considerando a opinião dos entrevistados, embora a opção curricular por um TFC em vez de um estágio com relatório não seja considerada a ideal para a formação de futuros professores, ela permite que os estudantes desenvolvam competências investigativas nos domínios dos estudos que realizam, habilitando-os a um desempenho melhor no curso.No artigo expõe-se sobre a opção, no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Cabinda, por um Trabalho de Fim de Curso (TFC) como contributo para a formação inicial de professores. Recorrendo a entrevistas, no estudo analisam-se as opiniões dos responsáveis da Decania e dos chefes dos departamentos de ensino e investigação. Na opinião dos responsáveis pelo ISCED, o modelo de formação adotado proporciona conhecimentos gerais de conteúdos de ensino e de investigação, embora não forneça conhecimentos específicos relativos a práticas docentes. Considerando a opinião dos entrevistados, embora a opção curricular por um TFC em vez de um estágio com relatório não seja considerada a ideal para a formação de futuros professores, ela permite que os estudantes desenvolvam competências investigativas nos domínios dos estudos que realizam, habilitando-os a um desempenho melhor no curso.Universidade do Oeste de Santa Catarina2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1411910.18593/r.v42i3.14119Roteiro; Vol. 42 No. 3 (2017): Roteiro set./dez. 2017; 427-448Roteiro; Vol. 42 Núm. 3 (2017): Roteiro set./dez. 2017; 427-448Roteiro; Vol. 42 No. 3 (2017): Roteiro set./dez. 2017; 427-448Roteiro; v. 42 n. 3 (2017): Roteiro set./dez. 2017; 427-448Roteiro; Vol. 42 N.º 3 (2017): Roteiro set./dez. 2017; 427-4482177-60590104-431110.18593/r.v42i3reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/14119/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/14119/13672Copyright (c) 2017 Roteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessCanhici, Maria HelenaLeite, CarlindaFernandes, Preciosa2019-11-18T21:50:00Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/14119Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-11-18T21:50Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv End of course work and its contribution to initial teacher training: an analysis focused on ISCED of Cabinda, Angola
El trabajo de fin de curso como contribución a la formación inicial de profesores: un análisis enfocado en el ISCED de Cabinda, Angola
O trabalho de fim de curso como contributo para a formação inicial de professores: uma análise focada no instituto superior de ciências da educação (ISCED) de Cabinda, Angola
O trabalho de fim de curso como contributo para a formação inicial de professores: uma análise focada no instituto superior de ciências da educação (ISCED) de Cabinda, Angola
title End of course work and its contribution to initial teacher training: an analysis focused on ISCED of Cabinda, Angola
spellingShingle End of course work and its contribution to initial teacher training: an analysis focused on ISCED of Cabinda, Angola
Canhici, Maria Helena
Formação inicial de professores
Trabalho Final de Curso
Angola
ISCED
Formación inicial de profesores
Trabajo Final de Curso
Angola
ISCED
Initial teacher training
End of Course Work
Angola
ISCED
title_short End of course work and its contribution to initial teacher training: an analysis focused on ISCED of Cabinda, Angola
title_full End of course work and its contribution to initial teacher training: an analysis focused on ISCED of Cabinda, Angola
title_fullStr End of course work and its contribution to initial teacher training: an analysis focused on ISCED of Cabinda, Angola
title_full_unstemmed End of course work and its contribution to initial teacher training: an analysis focused on ISCED of Cabinda, Angola
title_sort End of course work and its contribution to initial teacher training: an analysis focused on ISCED of Cabinda, Angola
author Canhici, Maria Helena
author_facet Canhici, Maria Helena
Leite, Carlinda
Fernandes, Preciosa
author_role author
author2 Leite, Carlinda
Fernandes, Preciosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canhici, Maria Helena
Leite, Carlinda
Fernandes, Preciosa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Trabalho Final de Curso
Angola
ISCED
Formación inicial de profesores
Trabajo Final de Curso
Angola
ISCED
Initial teacher training
End of Course Work
Angola
ISCED
topic Formação inicial de professores
Trabalho Final de Curso
Angola
ISCED
Formación inicial de profesores
Trabajo Final de Curso
Angola
ISCED
Initial teacher training
End of Course Work
Angola
ISCED
description The article analyses the option of using “End of Course Work” to finish the training teacher course in Cabinda Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED). Through interviews, the study analyses opinions of decision makers and heads of the Departments of Education and Research. In the opinion of these managers, the training model followed provides general knowledge concerning teaching and research contents. However, it doesn’t provide specific knowledge about teaching practices. The data also show that, although the curricular option of “End of Course Work”, and not an internship report, is not considered ideal for the training of future teachers, it allows students to develop research skills related with scientific domains of their studies, enabling better course performance.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/14119
10.18593/r.v42i3.14119
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/14119
identifier_str_mv 10.18593/r.v42i3.14119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/14119/pdf
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/14119/13672
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Roteiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Roteiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 42 No. 3 (2017): Roteiro set./dez. 2017; 427-448
Roteiro; Vol. 42 Núm. 3 (2017): Roteiro set./dez. 2017; 427-448
Roteiro; Vol. 42 No. 3 (2017): Roteiro set./dez. 2017; 427-448
Roteiro; v. 42 n. 3 (2017): Roteiro set./dez. 2017; 427-448
Roteiro; Vol. 42 N.º 3 (2017): Roteiro set./dez. 2017; 427-448
2177-6059
0104-4311
10.18593/r.v42i3
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220530194776064