A DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO NO CENTRO DA BIOECONOMIA: ELEMENTOS PARA UMA ANALÍTICA DE CURRÍCULO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2055 |
Resumo: | O presente texto propõe-se a examinar a constituição contemporânea da docência no ensino médio no Brasil, tomando como condição de possibilidade a emergência do capitalismo cognitivo, modo de organização econômica marcado por estratégias bioeconômicas. Toma-se como materialidade investigativa um conjunto de documentos curriculares publicados pela Unesco e pelo Estado brasileiro, ao longo da última década, que toma como alvo a referida etapa da educação básica. Objetiva-se, então, problematizar os modos pelos quais se intensificam, contemporaneamente, os investimentos políticos sobre a docência no ensino médio no Brasil. Como conclusões a esse estudo, apresenta-se um conjunto de três racionalidades bioeconômicas que atribuem produtividade aos investimentos nesta etapa da educação básica, a saber: o aumento do potencial de empregabilidade dos sujeitos escolares; a ampliação da competitividade do país; e a promoção de práticas de cidadania e seguridade social. Palavras-chave: Ensino médio. Docência. Currículo. |
id |
UNOESC-3_89d5fd4b53c556ccd11ae533e14c089c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2055 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO NO CENTRO DA BIOECONOMIA: ELEMENTOS PARA UMA ANALÍTICA DE CURRÍCULOO presente texto propõe-se a examinar a constituição contemporânea da docência no ensino médio no Brasil, tomando como condição de possibilidade a emergência do capitalismo cognitivo, modo de organização econômica marcado por estratégias bioeconômicas. Toma-se como materialidade investigativa um conjunto de documentos curriculares publicados pela Unesco e pelo Estado brasileiro, ao longo da última década, que toma como alvo a referida etapa da educação básica. Objetiva-se, então, problematizar os modos pelos quais se intensificam, contemporaneamente, os investimentos políticos sobre a docência no ensino médio no Brasil. Como conclusões a esse estudo, apresenta-se um conjunto de três racionalidades bioeconômicas que atribuem produtividade aos investimentos nesta etapa da educação básica, a saber: o aumento do potencial de empregabilidade dos sujeitos escolares; a ampliação da competitividade do país; e a promoção de práticas de cidadania e seguridade social. Palavras-chave: Ensino médio. Docência. Currículo. Universidade do Oeste de Santa Catarina2013-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2055Roteiro; Vol. 38 No. 1 (2013): Roteiro; 125-150Roteiro; Vol. 38 Núm. 1 (2013): Roteiro; 125-150Roteiro; Vol. 38 No. 1 (2013): Roteiro; 125-150Roteiro; v. 38 n. 1 (2013): Roteiro; 125-150Roteiro; Vol. 38 N.º 1 (2013): Roteiro; 125-1502177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2055/pdfSilva, Roberto Rafael Dias dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:12:31Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2055Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:12:31Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO NO CENTRO DA BIOECONOMIA: ELEMENTOS PARA UMA ANALÍTICA DE CURRÍCULO |
title |
A DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO NO CENTRO DA BIOECONOMIA: ELEMENTOS PARA UMA ANALÍTICA DE CURRÍCULO |
spellingShingle |
A DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO NO CENTRO DA BIOECONOMIA: ELEMENTOS PARA UMA ANALÍTICA DE CURRÍCULO Silva, Roberto Rafael Dias da |
title_short |
A DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO NO CENTRO DA BIOECONOMIA: ELEMENTOS PARA UMA ANALÍTICA DE CURRÍCULO |
title_full |
A DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO NO CENTRO DA BIOECONOMIA: ELEMENTOS PARA UMA ANALÍTICA DE CURRÍCULO |
title_fullStr |
A DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO NO CENTRO DA BIOECONOMIA: ELEMENTOS PARA UMA ANALÍTICA DE CURRÍCULO |
title_full_unstemmed |
A DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO NO CENTRO DA BIOECONOMIA: ELEMENTOS PARA UMA ANALÍTICA DE CURRÍCULO |
title_sort |
A DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO NO CENTRO DA BIOECONOMIA: ELEMENTOS PARA UMA ANALÍTICA DE CURRÍCULO |
author |
Silva, Roberto Rafael Dias da |
author_facet |
Silva, Roberto Rafael Dias da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Roberto Rafael Dias da |
description |
O presente texto propõe-se a examinar a constituição contemporânea da docência no ensino médio no Brasil, tomando como condição de possibilidade a emergência do capitalismo cognitivo, modo de organização econômica marcado por estratégias bioeconômicas. Toma-se como materialidade investigativa um conjunto de documentos curriculares publicados pela Unesco e pelo Estado brasileiro, ao longo da última década, que toma como alvo a referida etapa da educação básica. Objetiva-se, então, problematizar os modos pelos quais se intensificam, contemporaneamente, os investimentos políticos sobre a docência no ensino médio no Brasil. Como conclusões a esse estudo, apresenta-se um conjunto de três racionalidades bioeconômicas que atribuem produtividade aos investimentos nesta etapa da educação básica, a saber: o aumento do potencial de empregabilidade dos sujeitos escolares; a ampliação da competitividade do país; e a promoção de práticas de cidadania e seguridade social. Palavras-chave: Ensino médio. Docência. Currículo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2055 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2055/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 38 No. 1 (2013): Roteiro; 125-150 Roteiro; Vol. 38 Núm. 1 (2013): Roteiro; 125-150 Roteiro; Vol. 38 No. 1 (2013): Roteiro; 125-150 Roteiro; v. 38 n. 1 (2013): Roteiro; 125-150 Roteiro; Vol. 38 N.º 1 (2013): Roteiro; 125-150 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220529301389312 |