Docência, reformas curriculares e formação docente no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019161 |
Resumo: | O presente artigo apresenta alguns elementos defendidos como basilares para a discussão sobre a formação docente em suas múltiplas dimensões, a partir da análise dos processos de reforma educacional ocorridos no Ensino Médio no Brasil, com a Lei nº 9.394/1996 e a Lei nº 13.415/2017. No texto estão localizadas mudanças curriculares introduzidas por essas reformas, ao mesmo tempo em que também discute as suas implicações nos processos da organização da escola, do trabalho, da vida e formação docente. São apresentados depoimentos de docentes que vivenciaram as reformas resultantes da LDB de 1996 e análises produzidas sobre a Lei nº 13.415/2017. Problematiza a discussão dessas reformas, os processos de mudanças curriculares por elas introduzidos e conclui situando os desafios e perspectivas para a formação de professores/as dessa etapa da Educação Básica, em especial para a formação continuada.Palavras-chave: Processos de Autoformação: Formação Inicial e Continuada de Professores. Ensino Médio. Educação e Estado. Currículos. |
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Docência, reformas curriculares e formação docente no Ensino MédioO presente artigo apresenta alguns elementos defendidos como basilares para a discussão sobre a formação docente em suas múltiplas dimensões, a partir da análise dos processos de reforma educacional ocorridos no Ensino Médio no Brasil, com a Lei nº 9.394/1996 e a Lei nº 13.415/2017. No texto estão localizadas mudanças curriculares introduzidas por essas reformas, ao mesmo tempo em que também discute as suas implicações nos processos da organização da escola, do trabalho, da vida e formação docente. São apresentados depoimentos de docentes que vivenciaram as reformas resultantes da LDB de 1996 e análises produzidas sobre a Lei nº 13.415/2017. Problematiza a discussão dessas reformas, os processos de mudanças curriculares por elas introduzidos e conclui situando os desafios e perspectivas para a formação de professores/as dessa etapa da Educação Básica, em especial para a formação continuada.Palavras-chave: Processos de Autoformação: Formação Inicial e Continuada de Professores. Ensino Médio. Educação e Estado. Currículos.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019161Revista Linhas; v. 20 n. 43 (2019): Formação continuada; 161 - 1831984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019161/pdfCopyright (c) 2019 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marcelo Soares PereiraSilva, Elenita Pinheiro Queiroz2019-05-30T15:47:20Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/15297Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2019-05-30T15:47:20Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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