O Curso de Pedagogia da Unoesc em tela: concepção dos docentes e dos egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios, Mônica Piccione Gomes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Sopelsa, Ortenila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/807
Resumo: Este artigo apresenta a articulação de duas pesquisas realizadas em 2010, no Curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Uma delas teve como objetivo investigar as inovações curriculares do Curso com potencial para incidir na prática pedagógica dos egressos que atuam na Educação Básica e a outra buscou investigar a concepção dos alunos egressos do Curso de Pedagogia, em relação à sua formação para a prática pedagógica. Em ambas as pesquisas, optou-se pela abordagem qualitativa, sem desprezar os dados quantificáveis. Para a coleta de dados, na perspectiva de investigar as inovações curriculares, utilizou-se a análise documental, o grupo focal e o questionário misto, tendo como sujeitos participantes 13 docentes que atuam no Curso. A fim de investigar a concepção dos alunos egressos, referente à sua formação, utilizou-se o questionário misto com 150 egressos, do período de 2004 a 2008 e a entrevista semiestruturada com 10% deles. A análise dos dados coletados demonstrou que há um compromisso com a inovação curricular explicitado no Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia e declarado na voz dos docentes que expressaram a importância do trabalho coletivo, da interdisciplinaridade, da unidade entre teoria e prática e da articulação entre formação inicial e continuada para que as inovações sejam efetivadas. Quanto à pesquisa dos egressos, 61% reconhecem a contribuição do Curso no sentido teórico, contudo, apenas 17% revelam que o Curso contribuiu para a prática pedagógica e para o desenvolvimento crítico. Dos egressos pesquisados 72% sentem dificuldades que necessitam ser superadas, tendo em vista o exercício da práxis pedagógica, em prol das aprendizagens. A partir das pesquisas realizadas, constatou-se a necessidade de se repensar o currículo e as inovações educacionais no Curso de Pedagogia da Unoesc, no intuito de provocar melhorias que impliquem a formação do professor que atua na Educação Básica.Palavras-chave: Formação de Professores. Currículo. Inovação. 
id UNOESC-3_8dde189fd333562f79cadc93e919801f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/807
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling O Curso de Pedagogia da Unoesc em tela: concepção dos docentes e dos egressosEste artigo apresenta a articulação de duas pesquisas realizadas em 2010, no Curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Uma delas teve como objetivo investigar as inovações curriculares do Curso com potencial para incidir na prática pedagógica dos egressos que atuam na Educação Básica e a outra buscou investigar a concepção dos alunos egressos do Curso de Pedagogia, em relação à sua formação para a prática pedagógica. Em ambas as pesquisas, optou-se pela abordagem qualitativa, sem desprezar os dados quantificáveis. Para a coleta de dados, na perspectiva de investigar as inovações curriculares, utilizou-se a análise documental, o grupo focal e o questionário misto, tendo como sujeitos participantes 13 docentes que atuam no Curso. A fim de investigar a concepção dos alunos egressos, referente à sua formação, utilizou-se o questionário misto com 150 egressos, do período de 2004 a 2008 e a entrevista semiestruturada com 10% deles. A análise dos dados coletados demonstrou que há um compromisso com a inovação curricular explicitado no Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia e declarado na voz dos docentes que expressaram a importância do trabalho coletivo, da interdisciplinaridade, da unidade entre teoria e prática e da articulação entre formação inicial e continuada para que as inovações sejam efetivadas. Quanto à pesquisa dos egressos, 61% reconhecem a contribuição do Curso no sentido teórico, contudo, apenas 17% revelam que o Curso contribuiu para a prática pedagógica e para o desenvolvimento crítico. Dos egressos pesquisados 72% sentem dificuldades que necessitam ser superadas, tendo em vista o exercício da práxis pedagógica, em prol das aprendizagens. A partir das pesquisas realizadas, constatou-se a necessidade de se repensar o currículo e as inovações educacionais no Curso de Pedagogia da Unoesc, no intuito de provocar melhorias que impliquem a formação do professor que atua na Educação Básica.Palavras-chave: Formação de Professores. Currículo. Inovação. Universidade do Oeste de Santa Catarina2011-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/807Roteiro; Vol. 36 No. 1 (2011): Roteiro; 129-146Roteiro; Vol. 36 Núm. 1 (2011): Roteiro; 129-146Roteiro; Vol. 36 No. 1 (2011): Roteiro; 129-146Roteiro; v. 36 n. 1 (2011): Roteiro; 129-146Roteiro; Vol. 36 N.º 1 (2011): Roteiro; 129-1462177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/807/pdf_120Rios, Mônica Piccione GomesSopelsa, Ortenilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:16:38Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/807Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:16:38Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Curso de Pedagogia da Unoesc em tela: concepção dos docentes e dos egressos
title O Curso de Pedagogia da Unoesc em tela: concepção dos docentes e dos egressos
spellingShingle O Curso de Pedagogia da Unoesc em tela: concepção dos docentes e dos egressos
Rios, Mônica Piccione Gomes
title_short O Curso de Pedagogia da Unoesc em tela: concepção dos docentes e dos egressos
title_full O Curso de Pedagogia da Unoesc em tela: concepção dos docentes e dos egressos
title_fullStr O Curso de Pedagogia da Unoesc em tela: concepção dos docentes e dos egressos
title_full_unstemmed O Curso de Pedagogia da Unoesc em tela: concepção dos docentes e dos egressos
title_sort O Curso de Pedagogia da Unoesc em tela: concepção dos docentes e dos egressos
author Rios, Mônica Piccione Gomes
author_facet Rios, Mônica Piccione Gomes
Sopelsa, Ortenila
author_role author
author2 Sopelsa, Ortenila
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rios, Mônica Piccione Gomes
Sopelsa, Ortenila
description Este artigo apresenta a articulação de duas pesquisas realizadas em 2010, no Curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Uma delas teve como objetivo investigar as inovações curriculares do Curso com potencial para incidir na prática pedagógica dos egressos que atuam na Educação Básica e a outra buscou investigar a concepção dos alunos egressos do Curso de Pedagogia, em relação à sua formação para a prática pedagógica. Em ambas as pesquisas, optou-se pela abordagem qualitativa, sem desprezar os dados quantificáveis. Para a coleta de dados, na perspectiva de investigar as inovações curriculares, utilizou-se a análise documental, o grupo focal e o questionário misto, tendo como sujeitos participantes 13 docentes que atuam no Curso. A fim de investigar a concepção dos alunos egressos, referente à sua formação, utilizou-se o questionário misto com 150 egressos, do período de 2004 a 2008 e a entrevista semiestruturada com 10% deles. A análise dos dados coletados demonstrou que há um compromisso com a inovação curricular explicitado no Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia e declarado na voz dos docentes que expressaram a importância do trabalho coletivo, da interdisciplinaridade, da unidade entre teoria e prática e da articulação entre formação inicial e continuada para que as inovações sejam efetivadas. Quanto à pesquisa dos egressos, 61% reconhecem a contribuição do Curso no sentido teórico, contudo, apenas 17% revelam que o Curso contribuiu para a prática pedagógica e para o desenvolvimento crítico. Dos egressos pesquisados 72% sentem dificuldades que necessitam ser superadas, tendo em vista o exercício da práxis pedagógica, em prol das aprendizagens. A partir das pesquisas realizadas, constatou-se a necessidade de se repensar o currículo e as inovações educacionais no Curso de Pedagogia da Unoesc, no intuito de provocar melhorias que impliquem a formação do professor que atua na Educação Básica.Palavras-chave: Formação de Professores. Currículo. Inovação. 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/807
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/807/pdf_120
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 36 No. 1 (2011): Roteiro; 129-146
Roteiro; Vol. 36 Núm. 1 (2011): Roteiro; 129-146
Roteiro; Vol. 36 No. 1 (2011): Roteiro; 129-146
Roteiro; v. 36 n. 1 (2011): Roteiro; 129-146
Roteiro; Vol. 36 N.º 1 (2011): Roteiro; 129-146
2177-6059
0104-4311
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220528949067776