A Filosofia da Educação na formação dos professores primários paranaenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Dorothy
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/295
Resumo: O tema deste artigo é a trajetória da disciplina Filosofia da Educação na formação dos professores primários paranaenses no período 1946-1971. O estudo dessa trajetória tem como principal referência o Instituto de Educação do Paraná, situado em Curitiba, capital do estado do Paraná. Os objetivos deste trabalho são identificar os conteúdos ministrados pela disciplina Filosofia da Educação e a concepção de Filosofia da Educação que permeou os cursos ministrados pela Instituição. Este trabalho tem como referência teórica Chervel (1990) e Santos (1990). Para a consecução dos nomeados objetivos, optou-se pelas seguintes fontes: diários de classe, lista de pontos para exames escolares, lista de pontos para concurso, Decreto-lei do Governo Federal, decretos e leis do Governo Estadual, portarias da Secretaria de Estado de Educação, instruções da Comissão de Serviço Público Estadual e manuais escolares. Essas fontes foram obtidas na Biblioteca e Arquivo do Instituto de Educação do Paraná, na Biblioteca Pública do Paraná, no Arquivo Público do Estado do Paraná e no Arquivo do Colégio Sant’Ana. A análise dos dados indica que a disciplina Filosofia da Educação no período 1946-1971 carecia de identidade, pois seus conteúdos eram principalmente de História da Filosofia, não se constituindo em referencial para os professores primários refletirem sobre sua prática educacional, de tal forma que pudessem transformá-la em práxis.Palavras-chave: Ensino de Filosofia da Educação. Formação de professores primários. História das disciplinas.
id UNOESC-3_a18eee744254c02429c6867831d100ad
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/295
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling A Filosofia da Educação na formação dos professores primários paranaensesO tema deste artigo é a trajetória da disciplina Filosofia da Educação na formação dos professores primários paranaenses no período 1946-1971. O estudo dessa trajetória tem como principal referência o Instituto de Educação do Paraná, situado em Curitiba, capital do estado do Paraná. Os objetivos deste trabalho são identificar os conteúdos ministrados pela disciplina Filosofia da Educação e a concepção de Filosofia da Educação que permeou os cursos ministrados pela Instituição. Este trabalho tem como referência teórica Chervel (1990) e Santos (1990). Para a consecução dos nomeados objetivos, optou-se pelas seguintes fontes: diários de classe, lista de pontos para exames escolares, lista de pontos para concurso, Decreto-lei do Governo Federal, decretos e leis do Governo Estadual, portarias da Secretaria de Estado de Educação, instruções da Comissão de Serviço Público Estadual e manuais escolares. Essas fontes foram obtidas na Biblioteca e Arquivo do Instituto de Educação do Paraná, na Biblioteca Pública do Paraná, no Arquivo Público do Estado do Paraná e no Arquivo do Colégio Sant’Ana. A análise dos dados indica que a disciplina Filosofia da Educação no período 1946-1971 carecia de identidade, pois seus conteúdos eram principalmente de História da Filosofia, não se constituindo em referencial para os professores primários refletirem sobre sua prática educacional, de tal forma que pudessem transformá-la em práxis.Palavras-chave: Ensino de Filosofia da Educação. Formação de professores primários. História das disciplinas.Universidade do Oeste de Santa Catarina2010-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/295Roteiro; Vol. 34 No. 1 (2009): Roteiro; 35-62Roteiro; Vol. 34 Núm. 1 (2009): Roteiro; 35-62Roteiro; Vol. 34 No. 1 (2009): Roteiro; 35-62Roteiro; v. 34 n. 1 (2009): Roteiro; 35-62Roteiro; Vol. 34 N.º 1 (2009): Roteiro; 35-622177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/295/48Rocha, Dorothyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:23:12Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/295Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:23:12Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Filosofia da Educação na formação dos professores primários paranaenses
title A Filosofia da Educação na formação dos professores primários paranaenses
spellingShingle A Filosofia da Educação na formação dos professores primários paranaenses
Rocha, Dorothy
title_short A Filosofia da Educação na formação dos professores primários paranaenses
title_full A Filosofia da Educação na formação dos professores primários paranaenses
title_fullStr A Filosofia da Educação na formação dos professores primários paranaenses
title_full_unstemmed A Filosofia da Educação na formação dos professores primários paranaenses
title_sort A Filosofia da Educação na formação dos professores primários paranaenses
author Rocha, Dorothy
author_facet Rocha, Dorothy
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Dorothy
description O tema deste artigo é a trajetória da disciplina Filosofia da Educação na formação dos professores primários paranaenses no período 1946-1971. O estudo dessa trajetória tem como principal referência o Instituto de Educação do Paraná, situado em Curitiba, capital do estado do Paraná. Os objetivos deste trabalho são identificar os conteúdos ministrados pela disciplina Filosofia da Educação e a concepção de Filosofia da Educação que permeou os cursos ministrados pela Instituição. Este trabalho tem como referência teórica Chervel (1990) e Santos (1990). Para a consecução dos nomeados objetivos, optou-se pelas seguintes fontes: diários de classe, lista de pontos para exames escolares, lista de pontos para concurso, Decreto-lei do Governo Federal, decretos e leis do Governo Estadual, portarias da Secretaria de Estado de Educação, instruções da Comissão de Serviço Público Estadual e manuais escolares. Essas fontes foram obtidas na Biblioteca e Arquivo do Instituto de Educação do Paraná, na Biblioteca Pública do Paraná, no Arquivo Público do Estado do Paraná e no Arquivo do Colégio Sant’Ana. A análise dos dados indica que a disciplina Filosofia da Educação no período 1946-1971 carecia de identidade, pois seus conteúdos eram principalmente de História da Filosofia, não se constituindo em referencial para os professores primários refletirem sobre sua prática educacional, de tal forma que pudessem transformá-la em práxis.Palavras-chave: Ensino de Filosofia da Educação. Formação de professores primários. História das disciplinas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/295
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/295/48
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 34 No. 1 (2009): Roteiro; 35-62
Roteiro; Vol. 34 Núm. 1 (2009): Roteiro; 35-62
Roteiro; Vol. 34 No. 1 (2009): Roteiro; 35-62
Roteiro; v. 34 n. 1 (2009): Roteiro; 35-62
Roteiro; Vol. 34 N.º 1 (2009): Roteiro; 35-62
2177-6059
0104-4311
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220528863084544