O ensino da aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Neuza Bertoni
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Felisberto, Lidiane Gomes dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160517
Resumo: Disponível em: http://www.ufmt.br/ppgecem/arquivos/9e69ad777b852356394584bc664f2bee.pdf
id UFSC_2c3b26b8c53ce88b4d08b02105dc12cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160517
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino da aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX.Cultura escolarHistória da educação matemáticaEnsino intuitivoEscola primária paranaenseDisponível em: http://www.ufmt.br/ppgecem/arquivos/9e69ad777b852356394584bc664f2bee.pdfO ensino da Aritmética ocupou um lugar importante na história da escola primária do estado do Paraná, em se tratando de um espaço curricular permeado de representações dos seus principais sujeitos. Considerando que são os professores os agentes que utilizam dispositivos para efetivar o processo de ensino e aprendizagem, este estudo tem por objetivo compreender como se efetivou o ensino de Aritmética na escola primária paranaense no início do século XX. A investigação, orientada na perspectiva da história cultural, privilegiou relatórios elaborados por professores em 1905. Estes relatórios, publicados na revista ―A Escola‖ em 1906, eram destinados ao Inspetor Escolar da Capital. Outras fontes consideradas foram os Relatórios de Governo e livros didáticos de Antônio Trajano, adotados pelos professores. Os relatórios apontaram que os professores tinham a preocupação de tornar a aprendizagem de Aritmética um momento prazeroso, relacionando-a com o cotidiano dos alunos. O estudo mostrou que o ensino de Aritmética realizou-se, no início do século XX, por meio do método intuitivo. Valorizando a dimensão ―prática‖ do ensino, o concreto se fazia presente, tanto no que diz respeito aos materiais, quanto nas relações estabelecidas entre os conteúdos aritméticos e a realidade dos alunos.REAMEC2016-04-13T22:00:54Z2016-04-13T22:00:54Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFELISBERTO, L. G. S.; PINTO, N. B. O ensino da Aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX. REAMEC, v. 2, p. 18-32, 2014.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160517Pinto, Neuza BertoniFelisberto, Lidiane Gomes dos Santosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-14T23:34:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160517Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-14T23:34:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX.
title O ensino da aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX.
spellingShingle O ensino da aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX.
Pinto, Neuza Bertoni
Cultura escolar
História da educação matemática
Ensino intuitivo
Escola primária paranaense
title_short O ensino da aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX.
title_full O ensino da aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX.
title_fullStr O ensino da aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX.
title_full_unstemmed O ensino da aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX.
title_sort O ensino da aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX.
author Pinto, Neuza Bertoni
author_facet Pinto, Neuza Bertoni
Felisberto, Lidiane Gomes dos Santos
author_role author
author2 Felisberto, Lidiane Gomes dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Neuza Bertoni
Felisberto, Lidiane Gomes dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura escolar
História da educação matemática
Ensino intuitivo
Escola primária paranaense
topic Cultura escolar
História da educação matemática
Ensino intuitivo
Escola primária paranaense
description Disponível em: http://www.ufmt.br/ppgecem/arquivos/9e69ad777b852356394584bc664f2bee.pdf
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-04-13T22:00:54Z
2016-04-13T22:00:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FELISBERTO, L. G. S.; PINTO, N. B. O ensino da Aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX. REAMEC, v. 2, p. 18-32, 2014.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160517
identifier_str_mv FELISBERTO, L. G. S.; PINTO, N. B. O ensino da Aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX. REAMEC, v. 2, p. 18-32, 2014.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv REAMEC
publisher.none.fl_str_mv REAMEC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652357523734529