O ensino da aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160517 |
Resumo: | Disponível em: http://www.ufmt.br/ppgecem/arquivos/9e69ad777b852356394584bc664f2bee.pdf |
id |
UFSC_2c3b26b8c53ce88b4d08b02105dc12cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160517 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O ensino da aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX.Cultura escolarHistória da educação matemáticaEnsino intuitivoEscola primária paranaenseDisponível em: http://www.ufmt.br/ppgecem/arquivos/9e69ad777b852356394584bc664f2bee.pdfO ensino da Aritmética ocupou um lugar importante na história da escola primária do estado do Paraná, em se tratando de um espaço curricular permeado de representações dos seus principais sujeitos. Considerando que são os professores os agentes que utilizam dispositivos para efetivar o processo de ensino e aprendizagem, este estudo tem por objetivo compreender como se efetivou o ensino de Aritmética na escola primária paranaense no início do século XX. A investigação, orientada na perspectiva da história cultural, privilegiou relatórios elaborados por professores em 1905. Estes relatórios, publicados na revista ―A Escola‖ em 1906, eram destinados ao Inspetor Escolar da Capital. Outras fontes consideradas foram os Relatórios de Governo e livros didáticos de Antônio Trajano, adotados pelos professores. Os relatórios apontaram que os professores tinham a preocupação de tornar a aprendizagem de Aritmética um momento prazeroso, relacionando-a com o cotidiano dos alunos. O estudo mostrou que o ensino de Aritmética realizou-se, no início do século XX, por meio do método intuitivo. Valorizando a dimensão ―prática‖ do ensino, o concreto se fazia presente, tanto no que diz respeito aos materiais, quanto nas relações estabelecidas entre os conteúdos aritméticos e a realidade dos alunos.REAMEC2016-04-13T22:00:54Z2016-04-13T22:00:54Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFELISBERTO, L. G. S.; PINTO, N. B. O ensino da Aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX. REAMEC, v. 2, p. 18-32, 2014.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160517Pinto, Neuza BertoniFelisberto, Lidiane Gomes dos Santosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-14T23:34:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160517Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-14T23:34:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX. |
title |
O ensino da aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX. |
spellingShingle |
O ensino da aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX. Pinto, Neuza Bertoni Cultura escolar História da educação matemática Ensino intuitivo Escola primária paranaense |
title_short |
O ensino da aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX. |
title_full |
O ensino da aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX. |
title_fullStr |
O ensino da aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX. |
title_full_unstemmed |
O ensino da aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX. |
title_sort |
O ensino da aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX. |
author |
Pinto, Neuza Bertoni |
author_facet |
Pinto, Neuza Bertoni Felisberto, Lidiane Gomes dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Felisberto, Lidiane Gomes dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Neuza Bertoni Felisberto, Lidiane Gomes dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura escolar História da educação matemática Ensino intuitivo Escola primária paranaense |
topic |
Cultura escolar História da educação matemática Ensino intuitivo Escola primária paranaense |
description |
Disponível em: http://www.ufmt.br/ppgecem/arquivos/9e69ad777b852356394584bc664f2bee.pdf |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-04-13T22:00:54Z 2016-04-13T22:00:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FELISBERTO, L. G. S.; PINTO, N. B. O ensino da Aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX. REAMEC, v. 2, p. 18-32, 2014. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160517 |
identifier_str_mv |
FELISBERTO, L. G. S.; PINTO, N. B. O ensino da Aritmética segundo professores primários paranaenses no início do século XX. REAMEC, v. 2, p. 18-32, 2014. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
REAMEC |
publisher.none.fl_str_mv |
REAMEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652357523734529 |