AUTORREGULAÇÃO: O USO DE DIÁRIOS DE ESTUDO POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kosour de Oliveira, Maria Fernanda
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Barboza Tortella, Jussara Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6614
Resumo: Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado em que foi analisadaa utilização dos diários de estudo no âmbito dos processos da autorregulação.Trata-se de uma pesquisa descritiva com análise de dados qualitativos e quantitativos. Participaram do estudo 99 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada diretamente do conteúdo dos diários de estudo e do Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAA). A análise qualitativa do conteúdo dos diários revelou a importância da utilização desse instrumento, enquanto os dados do instrumento IPAA indicaram que a diferença entre o pré e o pós-teste é acentuada e estatisticamente significativa. Os resultados sugerem que o tempo para a consolidação da aprendizagem das estratégias autorreguladoras é fator preponderante.Palavras-chave: Autorregulação. Diário de estudo. Ensino Fundamental.
id UNOESC-3_b4151c40441a3b1de71654d38a81eeb0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6614
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling AUTORREGULAÇÃO: O USO DE DIÁRIOS DE ESTUDO POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALEste trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado em que foi analisadaa utilização dos diários de estudo no âmbito dos processos da autorregulação.Trata-se de uma pesquisa descritiva com análise de dados qualitativos e quantitativos. Participaram do estudo 99 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada diretamente do conteúdo dos diários de estudo e do Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAA). A análise qualitativa do conteúdo dos diários revelou a importância da utilização desse instrumento, enquanto os dados do instrumento IPAA indicaram que a diferença entre o pré e o pós-teste é acentuada e estatisticamente significativa. Os resultados sugerem que o tempo para a consolidação da aprendizagem das estratégias autorreguladoras é fator preponderante.Palavras-chave: Autorregulação. Diário de estudo. Ensino Fundamental.Universidade do Oeste de Santa Catarina2015-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/661410.18593/r.v40i2.6614Roteiro; Vol. 40 No. 2 (2015): Roteiro; 395-418Roteiro; Vol. 40 Núm. 2 (2015): Roteiro; 395-418Roteiro; Vol. 40 No. 2 (2015): Roteiro; 395-418Roteiro; v. 40 n. 2 (2015): Roteiro; 395-418Roteiro; Vol. 40 N.º 2 (2015): Roteiro; 395-4182177-60590104-431110.18593/r.v40i2reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6614/4933https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6614/13826Kosour de Oliveira, Maria FernandaBarboza Tortella, Jussara Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-20T19:25:24Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6614Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-11-20T19:25:24Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv AUTORREGULAÇÃO: O USO DE DIÁRIOS DE ESTUDO POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title AUTORREGULAÇÃO: O USO DE DIÁRIOS DE ESTUDO POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle AUTORREGULAÇÃO: O USO DE DIÁRIOS DE ESTUDO POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Kosour de Oliveira, Maria Fernanda
title_short AUTORREGULAÇÃO: O USO DE DIÁRIOS DE ESTUDO POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full AUTORREGULAÇÃO: O USO DE DIÁRIOS DE ESTUDO POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr AUTORREGULAÇÃO: O USO DE DIÁRIOS DE ESTUDO POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed AUTORREGULAÇÃO: O USO DE DIÁRIOS DE ESTUDO POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort AUTORREGULAÇÃO: O USO DE DIÁRIOS DE ESTUDO POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Kosour de Oliveira, Maria Fernanda
author_facet Kosour de Oliveira, Maria Fernanda
Barboza Tortella, Jussara Cristina
author_role author
author2 Barboza Tortella, Jussara Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kosour de Oliveira, Maria Fernanda
Barboza Tortella, Jussara Cristina
description Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado em que foi analisadaa utilização dos diários de estudo no âmbito dos processos da autorregulação.Trata-se de uma pesquisa descritiva com análise de dados qualitativos e quantitativos. Participaram do estudo 99 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada diretamente do conteúdo dos diários de estudo e do Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAA). A análise qualitativa do conteúdo dos diários revelou a importância da utilização desse instrumento, enquanto os dados do instrumento IPAA indicaram que a diferença entre o pré e o pós-teste é acentuada e estatisticamente significativa. Os resultados sugerem que o tempo para a consolidação da aprendizagem das estratégias autorreguladoras é fator preponderante.Palavras-chave: Autorregulação. Diário de estudo. Ensino Fundamental.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6614
10.18593/r.v40i2.6614
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6614
identifier_str_mv 10.18593/r.v40i2.6614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6614/4933
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6614/13826
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 40 No. 2 (2015): Roteiro; 395-418
Roteiro; Vol. 40 Núm. 2 (2015): Roteiro; 395-418
Roteiro; Vol. 40 No. 2 (2015): Roteiro; 395-418
Roteiro; v. 40 n. 2 (2015): Roteiro; 395-418
Roteiro; Vol. 40 N.º 2 (2015): Roteiro; 395-418
2177-6059
0104-4311
10.18593/r.v40i2
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220529680973824