AUTORREGULAÇÃO: O USO DE DIÁRIOS DE ESTUDO POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6614 |
Resumo: | Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado em que foi analisadaa utilização dos diários de estudo no âmbito dos processos da autorregulação.Trata-se de uma pesquisa descritiva com análise de dados qualitativos e quantitativos. Participaram do estudo 99 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada diretamente do conteúdo dos diários de estudo e do Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAA). A análise qualitativa do conteúdo dos diários revelou a importância da utilização desse instrumento, enquanto os dados do instrumento IPAA indicaram que a diferença entre o pré e o pós-teste é acentuada e estatisticamente significativa. Os resultados sugerem que o tempo para a consolidação da aprendizagem das estratégias autorreguladoras é fator preponderante.Palavras-chave: Autorregulação. Diário de estudo. Ensino Fundamental. |
id |
UNOESC-3_b4151c40441a3b1de71654d38a81eeb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6614 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AUTORREGULAÇÃO: O USO DE DIÁRIOS DE ESTUDO POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALEste trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado em que foi analisadaa utilização dos diários de estudo no âmbito dos processos da autorregulação.Trata-se de uma pesquisa descritiva com análise de dados qualitativos e quantitativos. Participaram do estudo 99 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada diretamente do conteúdo dos diários de estudo e do Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAA). A análise qualitativa do conteúdo dos diários revelou a importância da utilização desse instrumento, enquanto os dados do instrumento IPAA indicaram que a diferença entre o pré e o pós-teste é acentuada e estatisticamente significativa. Os resultados sugerem que o tempo para a consolidação da aprendizagem das estratégias autorreguladoras é fator preponderante.Palavras-chave: Autorregulação. Diário de estudo. Ensino Fundamental.Universidade do Oeste de Santa Catarina2015-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/661410.18593/r.v40i2.6614Roteiro; Vol. 40 No. 2 (2015): Roteiro; 395-418Roteiro; Vol. 40 Núm. 2 (2015): Roteiro; 395-418Roteiro; Vol. 40 No. 2 (2015): Roteiro; 395-418Roteiro; v. 40 n. 2 (2015): Roteiro; 395-418Roteiro; Vol. 40 N.º 2 (2015): Roteiro; 395-4182177-60590104-431110.18593/r.v40i2reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6614/4933https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6614/13826Kosour de Oliveira, Maria FernandaBarboza Tortella, Jussara Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-20T19:25:24Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6614Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-11-20T19:25:24Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AUTORREGULAÇÃO: O USO DE DIÁRIOS DE ESTUDO POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
AUTORREGULAÇÃO: O USO DE DIÁRIOS DE ESTUDO POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
AUTORREGULAÇÃO: O USO DE DIÁRIOS DE ESTUDO POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Kosour de Oliveira, Maria Fernanda |
title_short |
AUTORREGULAÇÃO: O USO DE DIÁRIOS DE ESTUDO POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
AUTORREGULAÇÃO: O USO DE DIÁRIOS DE ESTUDO POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
AUTORREGULAÇÃO: O USO DE DIÁRIOS DE ESTUDO POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
AUTORREGULAÇÃO: O USO DE DIÁRIOS DE ESTUDO POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
AUTORREGULAÇÃO: O USO DE DIÁRIOS DE ESTUDO POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Kosour de Oliveira, Maria Fernanda |
author_facet |
Kosour de Oliveira, Maria Fernanda Barboza Tortella, Jussara Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Barboza Tortella, Jussara Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kosour de Oliveira, Maria Fernanda Barboza Tortella, Jussara Cristina |
description |
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado em que foi analisadaa utilização dos diários de estudo no âmbito dos processos da autorregulação.Trata-se de uma pesquisa descritiva com análise de dados qualitativos e quantitativos. Participaram do estudo 99 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada diretamente do conteúdo dos diários de estudo e do Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAA). A análise qualitativa do conteúdo dos diários revelou a importância da utilização desse instrumento, enquanto os dados do instrumento IPAA indicaram que a diferença entre o pré e o pós-teste é acentuada e estatisticamente significativa. Os resultados sugerem que o tempo para a consolidação da aprendizagem das estratégias autorreguladoras é fator preponderante.Palavras-chave: Autorregulação. Diário de estudo. Ensino Fundamental. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6614 10.18593/r.v40i2.6614 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6614 |
identifier_str_mv |
10.18593/r.v40i2.6614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6614/4933 https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6614/13826 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 40 No. 2 (2015): Roteiro; 395-418 Roteiro; Vol. 40 Núm. 2 (2015): Roteiro; 395-418 Roteiro; Vol. 40 No. 2 (2015): Roteiro; 395-418 Roteiro; v. 40 n. 2 (2015): Roteiro; 395-418 Roteiro; Vol. 40 N.º 2 (2015): Roteiro; 395-418 2177-6059 0104-4311 10.18593/r.v40i2 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220529680973824 |