AVALIAÇÃO E QUALIDADE: DIFERENTES PERCURSOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4291 |
Resumo: | As questões envolvendo a avaliação e a qualidade continuam na centralidade das políticas educacionais brasileiras, e são também objeto de muitos trabalhos científicos. Este texto discute sobre as interlocuções da avaliação e da qualidade no contexto da Educação Básica (EB), demarcando as diferentes trajetórias entre as etapas que compõem esse nível de ensino. Consideram-se como aportes as produções acadêmicas e a legislação brasileira, bem como as articulações entre as temáticas na perspectiva de sua relevância para as políticas educacionais contemporâneas. Aponta-se, então, para a necessidade de um posicionamento dos diferentes atores sociais acerca dos processos de avaliação da qualidade, que precisam estar articulados às finalidades da educação.Palavras-chave: Avaliação. Qualidade. Educação Básica. Educação Infantil. |
id |
UNOESC-3_c73dd9b8fbb563decaefa29c51d100dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/4291 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO E QUALIDADE: DIFERENTES PERCURSOS NA EDUCAÇÃO BÁSICAAs questões envolvendo a avaliação e a qualidade continuam na centralidade das políticas educacionais brasileiras, e são também objeto de muitos trabalhos científicos. Este texto discute sobre as interlocuções da avaliação e da qualidade no contexto da Educação Básica (EB), demarcando as diferentes trajetórias entre as etapas que compõem esse nível de ensino. Consideram-se como aportes as produções acadêmicas e a legislação brasileira, bem como as articulações entre as temáticas na perspectiva de sua relevância para as políticas educacionais contemporâneas. Aponta-se, então, para a necessidade de um posicionamento dos diferentes atores sociais acerca dos processos de avaliação da qualidade, que precisam estar articulados às finalidades da educação.Palavras-chave: Avaliação. Qualidade. Educação Básica. Educação Infantil.Universidade do Oeste de Santa Catarina2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/429110.18593/r.v40i1.4291Roteiro; Vol. 40 No. 1 (2015): Roteiro; 101-126Roteiro; Vol. 40 Núm. 1 (2015): Roteiro; 101-126Roteiro; Vol. 40 No. 1 (2015): Roteiro; 101-126Roteiro; v. 40 n. 1 (2015): Roteiro; 101-126Roteiro; Vol. 40 N.º 1 (2015): Roteiro; 101-1262177-60590104-431110.18593/r.v40i1reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4291/3877https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4291/13840Vieira, NilceiaCôco, Valdeteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-20T20:22:46Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/4291Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-11-20T20:22:46Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO E QUALIDADE: DIFERENTES PERCURSOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
AVALIAÇÃO E QUALIDADE: DIFERENTES PERCURSOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO E QUALIDADE: DIFERENTES PERCURSOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA Vieira, Nilceia |
title_short |
AVALIAÇÃO E QUALIDADE: DIFERENTES PERCURSOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
AVALIAÇÃO E QUALIDADE: DIFERENTES PERCURSOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO E QUALIDADE: DIFERENTES PERCURSOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO E QUALIDADE: DIFERENTES PERCURSOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
AVALIAÇÃO E QUALIDADE: DIFERENTES PERCURSOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Vieira, Nilceia |
author_facet |
Vieira, Nilceia Côco, Valdete |
author_role |
author |
author2 |
Côco, Valdete |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Nilceia Côco, Valdete |
description |
As questões envolvendo a avaliação e a qualidade continuam na centralidade das políticas educacionais brasileiras, e são também objeto de muitos trabalhos científicos. Este texto discute sobre as interlocuções da avaliação e da qualidade no contexto da Educação Básica (EB), demarcando as diferentes trajetórias entre as etapas que compõem esse nível de ensino. Consideram-se como aportes as produções acadêmicas e a legislação brasileira, bem como as articulações entre as temáticas na perspectiva de sua relevância para as políticas educacionais contemporâneas. Aponta-se, então, para a necessidade de um posicionamento dos diferentes atores sociais acerca dos processos de avaliação da qualidade, que precisam estar articulados às finalidades da educação.Palavras-chave: Avaliação. Qualidade. Educação Básica. Educação Infantil. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4291 10.18593/r.v40i1.4291 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4291 |
identifier_str_mv |
10.18593/r.v40i1.4291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4291/3877 https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4291/13840 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 40 No. 1 (2015): Roteiro; 101-126 Roteiro; Vol. 40 Núm. 1 (2015): Roteiro; 101-126 Roteiro; Vol. 40 No. 1 (2015): Roteiro; 101-126 Roteiro; v. 40 n. 1 (2015): Roteiro; 101-126 Roteiro; Vol. 40 N.º 1 (2015): Roteiro; 101-126 2177-6059 0104-4311 10.18593/r.v40i1 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220529633787904 |