A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA CATARINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Leonete Luzia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nobrega Bollmann, Maria da Graça, Martineli Silveira, Camile
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/10418
Resumo: Resumo: O artigo resulta de reflexões no âmbito da pesquisa realizada entre 2010 e 2014, vinculada ao Programa Observatório da Educação – Capes/Inep. Busca socializar o quadro referente à formação inicial dos professores alfabetizadores das escolas públicas de Santa Catarina, em exercício no ano 2013, utilizando-se de dados do Censo Escolar. Parte-se da compreensão de que a formação dos professores é mediada pelo contexto sociocultural no qual está inserida e se realiza em uma perspectiva dialética, em um processo no qual se articulam teoria e prática, tendo a pesquisa como base para essa formação. Os dados evidenciaram que no Estado de Santa Catarina a formação do professor alfabetizador apresenta fragilidades nessa perspectiva.Palavras-chave: Política de formação de professores. Formação inicial de professores. Professores alfabetizadores. LITERACY TEACHERS’ INITIAL TRAINING OF PUBLIC SCHOOLS IN SANTA CATARINAAbstract: This article is the result of reflections within the survey conducted between 2010 and 2014, linked by the Education Centre Program – Capes/Inep. The research aims to socialize the current situation on the initial training of literacy teachers from public schools in Santa Catarina, who were working in 2013, using the School Census data. It starts with the understanding that the training of teachers is mediated by sociocultural context in which it is inserted and it operates and performs in a dialectical perspective, in a process that articulates theory and practice, and the research is the basis for such training. The data showed that in the State of Santa Catarina the formation of literacy teacher presents weaknesses in this perspective.Keywords: Teacher education policy. Initial teacher training. Literacy teachers. LA FORMACIÓN INICIAL DE LOS PROFESORES ALFABETIZADORES DE LAS ESCUELAS PÚBLICAS DE SANTA CATARINAResumen: El artículo resulta de reflexiones en el ámbito de la investigación realizada entre 2010 y 2014, vinculada al Programa Observatório da Educação – Capes/Inep. Busca socializar el cuadro referente a la formación de los profesores alfabetizadores de las escuelas públicas de Santa Catarina, en ejercicio en el año de 2013, utilizándose de datos del Censo Escolar. Se parte de la comprensión de que la formación de los profesores es mediada por el contexto sociocultural en el cual está insertada y se realiza en una perspectiva dialéctica, en un proceso en que se articula teoría y práctica, teniendo la pesquisa como base para esa formación. Los datos han evidenciado que en el Estado de Santa Catarina la formación del profesor alfabetizador presenta fragilidades en esa perspectiva.Palabras clave: Política de formación de profesores. Formación inicial de profesores. Profesores alfabetizadores.
id UNOESC-3_ca772cc19c2d706c134a1d8bf3499336
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/10418
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA CATARINAResumo: O artigo resulta de reflexões no âmbito da pesquisa realizada entre 2010 e 2014, vinculada ao Programa Observatório da Educação – Capes/Inep. Busca socializar o quadro referente à formação inicial dos professores alfabetizadores das escolas públicas de Santa Catarina, em exercício no ano 2013, utilizando-se de dados do Censo Escolar. Parte-se da compreensão de que a formação dos professores é mediada pelo contexto sociocultural no qual está inserida e se realiza em uma perspectiva dialética, em um processo no qual se articulam teoria e prática, tendo a pesquisa como base para essa formação. Os dados evidenciaram que no Estado de Santa Catarina a formação do professor alfabetizador apresenta fragilidades nessa perspectiva.Palavras-chave: Política de formação de professores. Formação inicial de professores. Professores alfabetizadores. LITERACY TEACHERS’ INITIAL TRAINING OF PUBLIC SCHOOLS IN SANTA CATARINAAbstract: This article is the result of reflections within the survey conducted between 2010 and 2014, linked by the Education Centre Program – Capes/Inep. The research aims to socialize the current situation on the initial training of literacy teachers from public schools in Santa Catarina, who were working in 2013, using the School Census data. It starts with the understanding that the training of teachers is mediated by sociocultural context in which it is inserted and it operates and performs in a dialectical perspective, in a process that articulates theory and practice, and the research is the basis for such training. The data showed that in the State of Santa Catarina the formation of literacy teacher presents weaknesses in this perspective.Keywords: Teacher education policy. Initial teacher training. Literacy teachers. LA FORMACIÓN INICIAL DE LOS PROFESORES ALFABETIZADORES DE LAS ESCUELAS PÚBLICAS DE SANTA CATARINAResumen: El artículo resulta de reflexiones en el ámbito de la investigación realizada entre 2010 y 2014, vinculada al Programa Observatório da Educação – Capes/Inep. Busca socializar el cuadro referente a la formación de los profesores alfabetizadores de las escuelas públicas de Santa Catarina, en ejercicio en el año de 2013, utilizándose de datos del Censo Escolar. Se parte de la comprensión de que la formación de los profesores es mediada por el contexto sociocultural en el cual está insertada y se realiza en una perspectiva dialéctica, en un proceso en que se articula teoría y práctica, teniendo la pesquisa como base para esa formación. Los datos han evidenciado que en el Estado de Santa Catarina la formación del profesor alfabetizador presenta fragilidades en esa perspectiva.Palabras clave: Política de formación de profesores. Formación inicial de profesores. Profesores alfabetizadores.Universidade do Oeste de Santa Catarina2016-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1041810.18593/r.v41i3.10418Roteiro; Vol. 41 No. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 629-648Roteiro; Vol. 41 Núm. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 629-648Roteiro; Vol. 41 No. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 629-648Roteiro; v. 41 n. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 629-648Roteiro; Vol. 41 N.º 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 629-6482177-60590104-431110.18593/r.v41i3reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/10418/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/10418/13726Copyright (c) 2016 Roteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchmidt, Leonete LuziaNobrega Bollmann, Maria da GraçaMartineli Silveira, Camile2019-11-19T19:08:40Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/10418Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-11-19T19:08:40Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA CATARINA
title A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA CATARINA
spellingShingle A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA CATARINA
Schmidt, Leonete Luzia
title_short A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA CATARINA
title_full A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA CATARINA
title_fullStr A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA CATARINA
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA CATARINA
title_sort A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA CATARINA
author Schmidt, Leonete Luzia
author_facet Schmidt, Leonete Luzia
Nobrega Bollmann, Maria da Graça
Martineli Silveira, Camile
author_role author
author2 Nobrega Bollmann, Maria da Graça
Martineli Silveira, Camile
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt, Leonete Luzia
Nobrega Bollmann, Maria da Graça
Martineli Silveira, Camile
description Resumo: O artigo resulta de reflexões no âmbito da pesquisa realizada entre 2010 e 2014, vinculada ao Programa Observatório da Educação – Capes/Inep. Busca socializar o quadro referente à formação inicial dos professores alfabetizadores das escolas públicas de Santa Catarina, em exercício no ano 2013, utilizando-se de dados do Censo Escolar. Parte-se da compreensão de que a formação dos professores é mediada pelo contexto sociocultural no qual está inserida e se realiza em uma perspectiva dialética, em um processo no qual se articulam teoria e prática, tendo a pesquisa como base para essa formação. Os dados evidenciaram que no Estado de Santa Catarina a formação do professor alfabetizador apresenta fragilidades nessa perspectiva.Palavras-chave: Política de formação de professores. Formação inicial de professores. Professores alfabetizadores. LITERACY TEACHERS’ INITIAL TRAINING OF PUBLIC SCHOOLS IN SANTA CATARINAAbstract: This article is the result of reflections within the survey conducted between 2010 and 2014, linked by the Education Centre Program – Capes/Inep. The research aims to socialize the current situation on the initial training of literacy teachers from public schools in Santa Catarina, who were working in 2013, using the School Census data. It starts with the understanding that the training of teachers is mediated by sociocultural context in which it is inserted and it operates and performs in a dialectical perspective, in a process that articulates theory and practice, and the research is the basis for such training. The data showed that in the State of Santa Catarina the formation of literacy teacher presents weaknesses in this perspective.Keywords: Teacher education policy. Initial teacher training. Literacy teachers. LA FORMACIÓN INICIAL DE LOS PROFESORES ALFABETIZADORES DE LAS ESCUELAS PÚBLICAS DE SANTA CATARINAResumen: El artículo resulta de reflexiones en el ámbito de la investigación realizada entre 2010 y 2014, vinculada al Programa Observatório da Educação – Capes/Inep. Busca socializar el cuadro referente a la formación de los profesores alfabetizadores de las escuelas públicas de Santa Catarina, en ejercicio en el año de 2013, utilizándose de datos del Censo Escolar. Se parte de la comprensión de que la formación de los profesores es mediada por el contexto sociocultural en el cual está insertada y se realiza en una perspectiva dialéctica, en un proceso en que se articula teoría y práctica, teniendo la pesquisa como base para esa formación. Los datos han evidenciado que en el Estado de Santa Catarina la formación del profesor alfabetizador presenta fragilidades en esa perspectiva.Palabras clave: Política de formación de profesores. Formación inicial de profesores. Profesores alfabetizadores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/10418
10.18593/r.v41i3.10418
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/10418
identifier_str_mv 10.18593/r.v41i3.10418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/10418/pdf
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/10418/13726
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Roteiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Roteiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 41 No. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 629-648
Roteiro; Vol. 41 Núm. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 629-648
Roteiro; Vol. 41 No. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 629-648
Roteiro; v. 41 n. 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 629-648
Roteiro; Vol. 41 N.º 3 (2016): ROTEIRO V. 41, N. 3, SET./DEZ. 2016; 629-648
2177-6059
0104-4311
10.18593/r.v41i3
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220530088869888