FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA AMÉRICA LATINA NO CONTEXTO DO MUNDO GLOBALIZADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6716 |
Resumo: | Neste artigo, apresenta-se uma visão panorâmica sobre as ações propostaspela Organização das Nações Unidas (Unesco) para a Educação, a Ciência e a Cultura com a temática formação de professores. O artigo foi elaborado a partir da pesquisa bibliográfica e da análise das Declarações e Recomendações da Unesco, aprovadas nas reuniões Promedlac e Prelac entre 1981 e 2007. Assim, traçou-se um retrato do processo de globalização, formação de blocos econômicos, atuação da Unesco em relação à educação e às ações e diretrizes propostas pelo órgão quanto à formação dos professores. Como resultados, tem-se que o organismo teve papel de destaque na definição de políticas educacionais nas décadas de 1980 e 1990, mas perdeu seu poder de atuação, pois os organismos financeiros de dimensão global assumiram o protagonismo na tarefa de definir princípios e estratégias em todos os âmbitos da vida política, econômica e cultural da região da região latino-americana.Palavras-chave: Formação de professores. Globalização. América Latina. |
id |
UNOESC-3_d8f65f446be8c386448297a408ae6e06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6716 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA AMÉRICA LATINA NO CONTEXTO DO MUNDO GLOBALIZADONeste artigo, apresenta-se uma visão panorâmica sobre as ações propostaspela Organização das Nações Unidas (Unesco) para a Educação, a Ciência e a Cultura com a temática formação de professores. O artigo foi elaborado a partir da pesquisa bibliográfica e da análise das Declarações e Recomendações da Unesco, aprovadas nas reuniões Promedlac e Prelac entre 1981 e 2007. Assim, traçou-se um retrato do processo de globalização, formação de blocos econômicos, atuação da Unesco em relação à educação e às ações e diretrizes propostas pelo órgão quanto à formação dos professores. Como resultados, tem-se que o organismo teve papel de destaque na definição de políticas educacionais nas décadas de 1980 e 1990, mas perdeu seu poder de atuação, pois os organismos financeiros de dimensão global assumiram o protagonismo na tarefa de definir princípios e estratégias em todos os âmbitos da vida política, econômica e cultural da região da região latino-americana.Palavras-chave: Formação de professores. Globalização. América Latina.Universidade do Oeste de Santa Catarina2015-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/671610.18593/r.v40i2.6716Roteiro; Vol. 40 No. 2 (2015): Roteiro; 437-460Roteiro; Vol. 40 Núm. 2 (2015): Roteiro; 437-460Roteiro; Vol. 40 No. 2 (2015): Roteiro; 437-460Roteiro; v. 40 n. 2 (2015): Roteiro; 437-460Roteiro; Vol. 40 N.º 2 (2015): Roteiro; 437-4602177-60590104-431110.18593/r.v40i2reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6716/4936https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6716/13828Mascarello Vieira, Marilandi MariaBagnara, Ivan Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-20T19:43:21Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/6716Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-11-20T19:43:21Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA AMÉRICA LATINA NO CONTEXTO DO MUNDO GLOBALIZADO |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA AMÉRICA LATINA NO CONTEXTO DO MUNDO GLOBALIZADO |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA AMÉRICA LATINA NO CONTEXTO DO MUNDO GLOBALIZADO Mascarello Vieira, Marilandi Maria |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA AMÉRICA LATINA NO CONTEXTO DO MUNDO GLOBALIZADO |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA AMÉRICA LATINA NO CONTEXTO DO MUNDO GLOBALIZADO |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA AMÉRICA LATINA NO CONTEXTO DO MUNDO GLOBALIZADO |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA AMÉRICA LATINA NO CONTEXTO DO MUNDO GLOBALIZADO |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA AMÉRICA LATINA NO CONTEXTO DO MUNDO GLOBALIZADO |
author |
Mascarello Vieira, Marilandi Maria |
author_facet |
Mascarello Vieira, Marilandi Maria Bagnara, Ivan Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Bagnara, Ivan Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mascarello Vieira, Marilandi Maria Bagnara, Ivan Carlos |
description |
Neste artigo, apresenta-se uma visão panorâmica sobre as ações propostaspela Organização das Nações Unidas (Unesco) para a Educação, a Ciência e a Cultura com a temática formação de professores. O artigo foi elaborado a partir da pesquisa bibliográfica e da análise das Declarações e Recomendações da Unesco, aprovadas nas reuniões Promedlac e Prelac entre 1981 e 2007. Assim, traçou-se um retrato do processo de globalização, formação de blocos econômicos, atuação da Unesco em relação à educação e às ações e diretrizes propostas pelo órgão quanto à formação dos professores. Como resultados, tem-se que o organismo teve papel de destaque na definição de políticas educacionais nas décadas de 1980 e 1990, mas perdeu seu poder de atuação, pois os organismos financeiros de dimensão global assumiram o protagonismo na tarefa de definir princípios e estratégias em todos os âmbitos da vida política, econômica e cultural da região da região latino-americana.Palavras-chave: Formação de professores. Globalização. América Latina. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6716 10.18593/r.v40i2.6716 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6716 |
identifier_str_mv |
10.18593/r.v40i2.6716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6716/4936 https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6716/13828 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 40 No. 2 (2015): Roteiro; 437-460 Roteiro; Vol. 40 Núm. 2 (2015): Roteiro; 437-460 Roteiro; Vol. 40 No. 2 (2015): Roteiro; 437-460 Roteiro; v. 40 n. 2 (2015): Roteiro; 437-460 Roteiro; Vol. 40 N.º 2 (2015): Roteiro; 437-460 2177-6059 0104-4311 10.18593/r.v40i2 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220529685168128 |