“AVALIAÇÃO: TE OLHEI POR UM MONÓCULO E ENXERGUEI A PROVA” / “Evaluation: I looked at you for a monocle and I saw the test”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Juliana Camila Barbosa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Frangella, Profª Drª Rita de Cássia Prazeres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4278
Resumo: Este trabalho desdobrou-se de uma dissertação de mestrado, que tem como desenho de pesquisa a investigação dos movimentos da política de avaliação a partir da mudança curricular na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ). Apoiada nas discussões de Ball (1992), utilizo o Ciclo de Políticas como modelo analítico para entender o processo de articulação entre esferas políticas. Assim, concebo a relação entre currículo e avaliação como lugar de negociação, embates e disputas, no qual analiso os sentidos de uma prática avaliativa padronizada e sua relação com a produção curricular. Portanto, argumento que essa política criou um consenso hegemônico quanto à avaliação como competência técnica, partir da inversão do sentido de qualidade traduzido no discurso do texto político.Palavras-chave: Avaliação. Qualidade. Política curricular. Prova. 
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