Uma experiência com educação intercultural indígena: entrevista com a professora Joziléia Daniza Kaingang

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paim, Elison Antonio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, Pedro Mülbersted
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16997
Resumo: A Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem a proposta de atender os povos indígenas que vivem na parte meridional da Mata Atlântica: Guarani (ES, RJ, SP, PR, SC, RS), Kaingang (SP, PR, SC, RS) e Xokleng (SC), com Ensino Médio completo ou em conclusão, desde 2010. O curso está estruturado em regime presencial especial, com etapas concentradas divididas entre Tempo-Universidade e Tempo-Comunidade, de acordo com a perspectiva da Pedagogia da Alternância. Joziléia Daniza Jagso Inácio Schild é, atualmente, a Coordenadora Pedagógica desse curso. Joziléia Daniza Jagso Inácio Schild nasceu na Terra Indígena do Guarita, território indígena Kaingang localizado no Município de Tenente Portela, RS. É graduada em Geografia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) (2010), especialista em Educação de Jovens e Adultos Profissionalizantes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2012), mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016) e está, atualmente, cursando Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Entrevistamos a professora Joziléia Kaingang em março de 2018. Na ocasião, a entrevistada compartilhou suas experiências com a Licenciatura Intercultural Indígena como estudante, como educadora e com as atuais lutas e pautas dos povos indígenas no Brasil.
id UNOESC-3_df94e48b68e0f6e567e1b7cb662b6ff4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/16997
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling Uma experiência com educação intercultural indígena: entrevista com a professora Joziléia Daniza KaingangEducação escolar indígenaEducação diferenciadaLicenciatura intercultural indígenaA Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem a proposta de atender os povos indígenas que vivem na parte meridional da Mata Atlântica: Guarani (ES, RJ, SP, PR, SC, RS), Kaingang (SP, PR, SC, RS) e Xokleng (SC), com Ensino Médio completo ou em conclusão, desde 2010. O curso está estruturado em regime presencial especial, com etapas concentradas divididas entre Tempo-Universidade e Tempo-Comunidade, de acordo com a perspectiva da Pedagogia da Alternância. Joziléia Daniza Jagso Inácio Schild é, atualmente, a Coordenadora Pedagógica desse curso. Joziléia Daniza Jagso Inácio Schild nasceu na Terra Indígena do Guarita, território indígena Kaingang localizado no Município de Tenente Portela, RS. É graduada em Geografia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) (2010), especialista em Educação de Jovens e Adultos Profissionalizantes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2012), mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016) e está, atualmente, cursando Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Entrevistamos a professora Joziléia Kaingang em março de 2018. Na ocasião, a entrevistada compartilhou suas experiências com a Licenciatura Intercultural Indígena como estudante, como educadora e com as atuais lutas e pautas dos povos indígenas no Brasil.Universidade do Oeste de Santa Catarina2019-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1699710.18593/r.v44i1.16997Roteiro; Vol. 44 No. 1 (2019): Roteiro; 1-12Roteiro; Vol. 44 Núm. 1 (2019): Roteiro; 1-12Roteiro; Vol. 44 No. 1 (2019): Roteiro; 1-12Roteiro; v. 44 n. 1 (2019): Roteiro; 1-12Roteiro; Vol. 44 N.º 1 (2019): Roteiro; 1-122177-60590104-431110.18593/r.v44i1reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16997/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16997/13563Copyright (c) 2019 Roteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaim, Elison AntonioPereira, Pedro Mülbersted2022-08-16T14:29:56Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/16997Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2022-08-16T14:29:56Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência com educação intercultural indígena: entrevista com a professora Joziléia Daniza Kaingang
title Uma experiência com educação intercultural indígena: entrevista com a professora Joziléia Daniza Kaingang
spellingShingle Uma experiência com educação intercultural indígena: entrevista com a professora Joziléia Daniza Kaingang
Paim, Elison Antonio
Educação escolar indígena
Educação diferenciada
Licenciatura intercultural indígena
title_short Uma experiência com educação intercultural indígena: entrevista com a professora Joziléia Daniza Kaingang
title_full Uma experiência com educação intercultural indígena: entrevista com a professora Joziléia Daniza Kaingang
title_fullStr Uma experiência com educação intercultural indígena: entrevista com a professora Joziléia Daniza Kaingang
title_full_unstemmed Uma experiência com educação intercultural indígena: entrevista com a professora Joziléia Daniza Kaingang
title_sort Uma experiência com educação intercultural indígena: entrevista com a professora Joziléia Daniza Kaingang
author Paim, Elison Antonio
author_facet Paim, Elison Antonio
Pereira, Pedro Mülbersted
author_role author
author2 Pereira, Pedro Mülbersted
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paim, Elison Antonio
Pereira, Pedro Mülbersted
dc.subject.por.fl_str_mv Educação escolar indígena
Educação diferenciada
Licenciatura intercultural indígena
topic Educação escolar indígena
Educação diferenciada
Licenciatura intercultural indígena
description A Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem a proposta de atender os povos indígenas que vivem na parte meridional da Mata Atlântica: Guarani (ES, RJ, SP, PR, SC, RS), Kaingang (SP, PR, SC, RS) e Xokleng (SC), com Ensino Médio completo ou em conclusão, desde 2010. O curso está estruturado em regime presencial especial, com etapas concentradas divididas entre Tempo-Universidade e Tempo-Comunidade, de acordo com a perspectiva da Pedagogia da Alternância. Joziléia Daniza Jagso Inácio Schild é, atualmente, a Coordenadora Pedagógica desse curso. Joziléia Daniza Jagso Inácio Schild nasceu na Terra Indígena do Guarita, território indígena Kaingang localizado no Município de Tenente Portela, RS. É graduada em Geografia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) (2010), especialista em Educação de Jovens e Adultos Profissionalizantes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2012), mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016) e está, atualmente, cursando Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Entrevistamos a professora Joziléia Kaingang em março de 2018. Na ocasião, a entrevistada compartilhou suas experiências com a Licenciatura Intercultural Indígena como estudante, como educadora e com as atuais lutas e pautas dos povos indígenas no Brasil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16997
10.18593/r.v44i1.16997
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16997
identifier_str_mv 10.18593/r.v44i1.16997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16997/pdf
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16997/13563
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Roteiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Roteiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 44 No. 1 (2019): Roteiro; 1-12
Roteiro; Vol. 44 Núm. 1 (2019): Roteiro; 1-12
Roteiro; Vol. 44 No. 1 (2019): Roteiro; 1-12
Roteiro; v. 44 n. 1 (2019): Roteiro; 1-12
Roteiro; Vol. 44 N.º 1 (2019): Roteiro; 1-12
2177-6059
0104-4311
10.18593/r.v44i1
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220530651955200