Uma experiência com educação intercultural indígena: entrevista com a professora Joziléia Daniza Kaingang
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16997 |
Resumo: | A Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem a proposta de atender os povos indígenas que vivem na parte meridional da Mata Atlântica: Guarani (ES, RJ, SP, PR, SC, RS), Kaingang (SP, PR, SC, RS) e Xokleng (SC), com Ensino Médio completo ou em conclusão, desde 2010. O curso está estruturado em regime presencial especial, com etapas concentradas divididas entre Tempo-Universidade e Tempo-Comunidade, de acordo com a perspectiva da Pedagogia da Alternância. Joziléia Daniza Jagso Inácio Schild é, atualmente, a Coordenadora Pedagógica desse curso. Joziléia Daniza Jagso Inácio Schild nasceu na Terra Indígena do Guarita, território indígena Kaingang localizado no Município de Tenente Portela, RS. É graduada em Geografia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) (2010), especialista em Educação de Jovens e Adultos Profissionalizantes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2012), mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016) e está, atualmente, cursando Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Entrevistamos a professora Joziléia Kaingang em março de 2018. Na ocasião, a entrevistada compartilhou suas experiências com a Licenciatura Intercultural Indígena como estudante, como educadora e com as atuais lutas e pautas dos povos indígenas no Brasil. |
id |
UNOESC-3_df94e48b68e0f6e567e1b7cb662b6ff4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/16997 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma experiência com educação intercultural indígena: entrevista com a professora Joziléia Daniza KaingangEducação escolar indígenaEducação diferenciadaLicenciatura intercultural indígenaA Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem a proposta de atender os povos indígenas que vivem na parte meridional da Mata Atlântica: Guarani (ES, RJ, SP, PR, SC, RS), Kaingang (SP, PR, SC, RS) e Xokleng (SC), com Ensino Médio completo ou em conclusão, desde 2010. O curso está estruturado em regime presencial especial, com etapas concentradas divididas entre Tempo-Universidade e Tempo-Comunidade, de acordo com a perspectiva da Pedagogia da Alternância. Joziléia Daniza Jagso Inácio Schild é, atualmente, a Coordenadora Pedagógica desse curso. Joziléia Daniza Jagso Inácio Schild nasceu na Terra Indígena do Guarita, território indígena Kaingang localizado no Município de Tenente Portela, RS. É graduada em Geografia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) (2010), especialista em Educação de Jovens e Adultos Profissionalizantes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2012), mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016) e está, atualmente, cursando Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Entrevistamos a professora Joziléia Kaingang em março de 2018. Na ocasião, a entrevistada compartilhou suas experiências com a Licenciatura Intercultural Indígena como estudante, como educadora e com as atuais lutas e pautas dos povos indígenas no Brasil.Universidade do Oeste de Santa Catarina2019-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1699710.18593/r.v44i1.16997Roteiro; Vol. 44 No. 1 (2019): Roteiro; 1-12Roteiro; Vol. 44 Núm. 1 (2019): Roteiro; 1-12Roteiro; Vol. 44 No. 1 (2019): Roteiro; 1-12Roteiro; v. 44 n. 1 (2019): Roteiro; 1-12Roteiro; Vol. 44 N.º 1 (2019): Roteiro; 1-122177-60590104-431110.18593/r.v44i1reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16997/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16997/13563Copyright (c) 2019 Roteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaim, Elison AntonioPereira, Pedro Mülbersted2022-08-16T14:29:56Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/16997Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2022-08-16T14:29:56Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma experiência com educação intercultural indígena: entrevista com a professora Joziléia Daniza Kaingang |
title |
Uma experiência com educação intercultural indígena: entrevista com a professora Joziléia Daniza Kaingang |
spellingShingle |
Uma experiência com educação intercultural indígena: entrevista com a professora Joziléia Daniza Kaingang Paim, Elison Antonio Educação escolar indígena Educação diferenciada Licenciatura intercultural indígena |
title_short |
Uma experiência com educação intercultural indígena: entrevista com a professora Joziléia Daniza Kaingang |
title_full |
Uma experiência com educação intercultural indígena: entrevista com a professora Joziléia Daniza Kaingang |
title_fullStr |
Uma experiência com educação intercultural indígena: entrevista com a professora Joziléia Daniza Kaingang |
title_full_unstemmed |
Uma experiência com educação intercultural indígena: entrevista com a professora Joziléia Daniza Kaingang |
title_sort |
Uma experiência com educação intercultural indígena: entrevista com a professora Joziléia Daniza Kaingang |
author |
Paim, Elison Antonio |
author_facet |
Paim, Elison Antonio Pereira, Pedro Mülbersted |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Pedro Mülbersted |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paim, Elison Antonio Pereira, Pedro Mülbersted |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação escolar indígena Educação diferenciada Licenciatura intercultural indígena |
topic |
Educação escolar indígena Educação diferenciada Licenciatura intercultural indígena |
description |
A Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem a proposta de atender os povos indígenas que vivem na parte meridional da Mata Atlântica: Guarani (ES, RJ, SP, PR, SC, RS), Kaingang (SP, PR, SC, RS) e Xokleng (SC), com Ensino Médio completo ou em conclusão, desde 2010. O curso está estruturado em regime presencial especial, com etapas concentradas divididas entre Tempo-Universidade e Tempo-Comunidade, de acordo com a perspectiva da Pedagogia da Alternância. Joziléia Daniza Jagso Inácio Schild é, atualmente, a Coordenadora Pedagógica desse curso. Joziléia Daniza Jagso Inácio Schild nasceu na Terra Indígena do Guarita, território indígena Kaingang localizado no Município de Tenente Portela, RS. É graduada em Geografia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) (2010), especialista em Educação de Jovens e Adultos Profissionalizantes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2012), mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016) e está, atualmente, cursando Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Entrevistamos a professora Joziléia Kaingang em março de 2018. Na ocasião, a entrevistada compartilhou suas experiências com a Licenciatura Intercultural Indígena como estudante, como educadora e com as atuais lutas e pautas dos povos indígenas no Brasil. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16997 10.18593/r.v44i1.16997 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16997 |
identifier_str_mv |
10.18593/r.v44i1.16997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16997/pdf https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16997/13563 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Roteiro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Roteiro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 44 No. 1 (2019): Roteiro; 1-12 Roteiro; Vol. 44 Núm. 1 (2019): Roteiro; 1-12 Roteiro; Vol. 44 No. 1 (2019): Roteiro; 1-12 Roteiro; v. 44 n. 1 (2019): Roteiro; 1-12 Roteiro; Vol. 44 N.º 1 (2019): Roteiro; 1-12 2177-6059 0104-4311 10.18593/r.v44i1 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220530651955200 |