A virtude moral da justiça em foco: um estudo sobre a compreensão de alunos entre 6 e 7 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisol, Maria Teresa Ceron
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Rhoden, Hingrith Vanessa, Hoffelder, Salete Heckler
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/309
Resumo: Conhecer, um pouco mais, sobre os valores morais – o que são, como se desenvolvem, qual é a contribuição da escola na construção destes – é primordial no contexto social em virtude do individualismo, competitividade, consumismo exacerbado. Busca-se, com este artigo, analisar a compreensão de alunos, entre seis e sete anos, sobre a virtude justiça, como a percebem e a vivenciam em sua vida cotidiana. Essa análise possui como base empírica um estudo realizado com um grupo de 14 alunos da primeira série do ensino fundamental. Para os alunos que constituíram essa investigação, ser justo representa saber dividir as coisas, respeitar as pessoas, obedecer aos pais, não brigar, ajudar a mãe, entre outras atitudes afins. As primeiras noções de justiça vão sendo construídas a partir de orientações que as crianças recebem de adultos a quem atribuem confiança, seja no espaço da família, da escola, seja de inserção em grupos sociais; entretanto, o convívio com outras crianças é essencial para a compreensão, interiorização e uso dessas normas em sua vida cotidiana. Palavras-chave: Processos educativos. Desenvolvimento moral. Virtudes morais. Justiça.
id UNOESC-3_e6144b23054d28ff745fbc9ccb90daed
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/309
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling A virtude moral da justiça em foco: um estudo sobre a compreensão de alunos entre 6 e 7 anosConhecer, um pouco mais, sobre os valores morais – o que são, como se desenvolvem, qual é a contribuição da escola na construção destes – é primordial no contexto social em virtude do individualismo, competitividade, consumismo exacerbado. Busca-se, com este artigo, analisar a compreensão de alunos, entre seis e sete anos, sobre a virtude justiça, como a percebem e a vivenciam em sua vida cotidiana. Essa análise possui como base empírica um estudo realizado com um grupo de 14 alunos da primeira série do ensino fundamental. Para os alunos que constituíram essa investigação, ser justo representa saber dividir as coisas, respeitar as pessoas, obedecer aos pais, não brigar, ajudar a mãe, entre outras atitudes afins. As primeiras noções de justiça vão sendo construídas a partir de orientações que as crianças recebem de adultos a quem atribuem confiança, seja no espaço da família, da escola, seja de inserção em grupos sociais; entretanto, o convívio com outras crianças é essencial para a compreensão, interiorização e uso dessas normas em sua vida cotidiana. Palavras-chave: Processos educativos. Desenvolvimento moral. Virtudes morais. Justiça. Universidade do Oeste de Santa Catarina2010-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/309Roteiro; Vol. 34 No. 2 (2009): Roteiro; 295-310Roteiro; Vol. 34 Núm. 2 (2009): Roteiro; 295-310Roteiro; Vol. 34 No. 2 (2009): Roteiro; 295-310Roteiro; v. 34 n. 2 (2009): Roteiro; 295-310Roteiro; Vol. 34 N.º 2 (2009): Roteiro; 295-3102177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/309/62Trevisol, Maria Teresa CeronRhoden, Hingrith VanessaHoffelder, Salete Hecklerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:21:55Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/309Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:21:55Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A virtude moral da justiça em foco: um estudo sobre a compreensão de alunos entre 6 e 7 anos
title A virtude moral da justiça em foco: um estudo sobre a compreensão de alunos entre 6 e 7 anos
spellingShingle A virtude moral da justiça em foco: um estudo sobre a compreensão de alunos entre 6 e 7 anos
Trevisol, Maria Teresa Ceron
title_short A virtude moral da justiça em foco: um estudo sobre a compreensão de alunos entre 6 e 7 anos
title_full A virtude moral da justiça em foco: um estudo sobre a compreensão de alunos entre 6 e 7 anos
title_fullStr A virtude moral da justiça em foco: um estudo sobre a compreensão de alunos entre 6 e 7 anos
title_full_unstemmed A virtude moral da justiça em foco: um estudo sobre a compreensão de alunos entre 6 e 7 anos
title_sort A virtude moral da justiça em foco: um estudo sobre a compreensão de alunos entre 6 e 7 anos
author Trevisol, Maria Teresa Ceron
author_facet Trevisol, Maria Teresa Ceron
Rhoden, Hingrith Vanessa
Hoffelder, Salete Heckler
author_role author
author2 Rhoden, Hingrith Vanessa
Hoffelder, Salete Heckler
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisol, Maria Teresa Ceron
Rhoden, Hingrith Vanessa
Hoffelder, Salete Heckler
description Conhecer, um pouco mais, sobre os valores morais – o que são, como se desenvolvem, qual é a contribuição da escola na construção destes – é primordial no contexto social em virtude do individualismo, competitividade, consumismo exacerbado. Busca-se, com este artigo, analisar a compreensão de alunos, entre seis e sete anos, sobre a virtude justiça, como a percebem e a vivenciam em sua vida cotidiana. Essa análise possui como base empírica um estudo realizado com um grupo de 14 alunos da primeira série do ensino fundamental. Para os alunos que constituíram essa investigação, ser justo representa saber dividir as coisas, respeitar as pessoas, obedecer aos pais, não brigar, ajudar a mãe, entre outras atitudes afins. As primeiras noções de justiça vão sendo construídas a partir de orientações que as crianças recebem de adultos a quem atribuem confiança, seja no espaço da família, da escola, seja de inserção em grupos sociais; entretanto, o convívio com outras crianças é essencial para a compreensão, interiorização e uso dessas normas em sua vida cotidiana. Palavras-chave: Processos educativos. Desenvolvimento moral. Virtudes morais. Justiça.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/309
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/309/62
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 34 No. 2 (2009): Roteiro; 295-310
Roteiro; Vol. 34 Núm. 2 (2009): Roteiro; 295-310
Roteiro; Vol. 34 No. 2 (2009): Roteiro; 295-310
Roteiro; v. 34 n. 2 (2009): Roteiro; 295-310
Roteiro; Vol. 34 N.º 2 (2009): Roteiro; 295-310
2177-6059
0104-4311
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220528884056064