A virtude moral da justiça em foco: um estudo sobre a compreensão de alunos entre 6 e 7 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/309 |
Resumo: | Conhecer, um pouco mais, sobre os valores morais – o que são, como se desenvolvem, qual é a contribuição da escola na construção destes – é primordial no contexto social em virtude do individualismo, competitividade, consumismo exacerbado. Busca-se, com este artigo, analisar a compreensão de alunos, entre seis e sete anos, sobre a virtude justiça, como a percebem e a vivenciam em sua vida cotidiana. Essa análise possui como base empírica um estudo realizado com um grupo de 14 alunos da primeira série do ensino fundamental. Para os alunos que constituíram essa investigação, ser justo representa saber dividir as coisas, respeitar as pessoas, obedecer aos pais, não brigar, ajudar a mãe, entre outras atitudes afins. As primeiras noções de justiça vão sendo construídas a partir de orientações que as crianças recebem de adultos a quem atribuem confiança, seja no espaço da família, da escola, seja de inserção em grupos sociais; entretanto, o convívio com outras crianças é essencial para a compreensão, interiorização e uso dessas normas em sua vida cotidiana. Palavras-chave: Processos educativos. Desenvolvimento moral. Virtudes morais. Justiça. |
id |
UNOESC-3_e6144b23054d28ff745fbc9ccb90daed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/309 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A virtude moral da justiça em foco: um estudo sobre a compreensão de alunos entre 6 e 7 anosConhecer, um pouco mais, sobre os valores morais – o que são, como se desenvolvem, qual é a contribuição da escola na construção destes – é primordial no contexto social em virtude do individualismo, competitividade, consumismo exacerbado. Busca-se, com este artigo, analisar a compreensão de alunos, entre seis e sete anos, sobre a virtude justiça, como a percebem e a vivenciam em sua vida cotidiana. Essa análise possui como base empírica um estudo realizado com um grupo de 14 alunos da primeira série do ensino fundamental. Para os alunos que constituíram essa investigação, ser justo representa saber dividir as coisas, respeitar as pessoas, obedecer aos pais, não brigar, ajudar a mãe, entre outras atitudes afins. As primeiras noções de justiça vão sendo construídas a partir de orientações que as crianças recebem de adultos a quem atribuem confiança, seja no espaço da família, da escola, seja de inserção em grupos sociais; entretanto, o convívio com outras crianças é essencial para a compreensão, interiorização e uso dessas normas em sua vida cotidiana. Palavras-chave: Processos educativos. Desenvolvimento moral. Virtudes morais. Justiça. Universidade do Oeste de Santa Catarina2010-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/309Roteiro; Vol. 34 No. 2 (2009): Roteiro; 295-310Roteiro; Vol. 34 Núm. 2 (2009): Roteiro; 295-310Roteiro; Vol. 34 No. 2 (2009): Roteiro; 295-310Roteiro; v. 34 n. 2 (2009): Roteiro; 295-310Roteiro; Vol. 34 N.º 2 (2009): Roteiro; 295-3102177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/309/62Trevisol, Maria Teresa CeronRhoden, Hingrith VanessaHoffelder, Salete Hecklerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:21:55Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/309Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:21:55Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A virtude moral da justiça em foco: um estudo sobre a compreensão de alunos entre 6 e 7 anos |
title |
A virtude moral da justiça em foco: um estudo sobre a compreensão de alunos entre 6 e 7 anos |
spellingShingle |
A virtude moral da justiça em foco: um estudo sobre a compreensão de alunos entre 6 e 7 anos Trevisol, Maria Teresa Ceron |
title_short |
A virtude moral da justiça em foco: um estudo sobre a compreensão de alunos entre 6 e 7 anos |
title_full |
A virtude moral da justiça em foco: um estudo sobre a compreensão de alunos entre 6 e 7 anos |
title_fullStr |
A virtude moral da justiça em foco: um estudo sobre a compreensão de alunos entre 6 e 7 anos |
title_full_unstemmed |
A virtude moral da justiça em foco: um estudo sobre a compreensão de alunos entre 6 e 7 anos |
title_sort |
A virtude moral da justiça em foco: um estudo sobre a compreensão de alunos entre 6 e 7 anos |
author |
Trevisol, Maria Teresa Ceron |
author_facet |
Trevisol, Maria Teresa Ceron Rhoden, Hingrith Vanessa Hoffelder, Salete Heckler |
author_role |
author |
author2 |
Rhoden, Hingrith Vanessa Hoffelder, Salete Heckler |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trevisol, Maria Teresa Ceron Rhoden, Hingrith Vanessa Hoffelder, Salete Heckler |
description |
Conhecer, um pouco mais, sobre os valores morais – o que são, como se desenvolvem, qual é a contribuição da escola na construção destes – é primordial no contexto social em virtude do individualismo, competitividade, consumismo exacerbado. Busca-se, com este artigo, analisar a compreensão de alunos, entre seis e sete anos, sobre a virtude justiça, como a percebem e a vivenciam em sua vida cotidiana. Essa análise possui como base empírica um estudo realizado com um grupo de 14 alunos da primeira série do ensino fundamental. Para os alunos que constituíram essa investigação, ser justo representa saber dividir as coisas, respeitar as pessoas, obedecer aos pais, não brigar, ajudar a mãe, entre outras atitudes afins. As primeiras noções de justiça vão sendo construídas a partir de orientações que as crianças recebem de adultos a quem atribuem confiança, seja no espaço da família, da escola, seja de inserção em grupos sociais; entretanto, o convívio com outras crianças é essencial para a compreensão, interiorização e uso dessas normas em sua vida cotidiana. Palavras-chave: Processos educativos. Desenvolvimento moral. Virtudes morais. Justiça. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/309 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/309/62 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 34 No. 2 (2009): Roteiro; 295-310 Roteiro; Vol. 34 Núm. 2 (2009): Roteiro; 295-310 Roteiro; Vol. 34 No. 2 (2009): Roteiro; 295-310 Roteiro; v. 34 n. 2 (2009): Roteiro; 295-310 Roteiro; Vol. 34 N.º 2 (2009): Roteiro; 295-310 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220528884056064 |