REDES DE APOIO: ESTADO, FAMÍLIA E ESCOLA COMO CONTEXTOS PROMOTORES DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benetti, Idonezia Collodel
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Grisard, Edla, Figueiredo, Odair
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2838
Resumo: Esta pesquisa investigou o impacto do Programa do Sistema Integrado de Atendimento Psicopedagógico (Sinapsi) no desempenho escolar de 30 alunos com severas dificuldades de aprendizagem, matriculados no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries na região do Alto Vale do Itajaí, SC, com idades entre seis e 15 anos – oriundos de escolas da Rede Estadual de Ensino. Os testes utilizados foram o TDE e SDT, e, com suas famílias, utilizou-se o RAF, todos analisados dentro da abordagem quantitativo-descritiva. Os resultados obtidos foram significativos, tanto nas avaliações dos desenhos de previsão e observação quanto nas habilidades de leitura, escrita e aritmética. Palavras-chave: Desempenho escolar. Suporte parental. Famílias. Crianças.  
id UNOESC-3_f1eeaa7e4be7f386fb40b92d91426602
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2838
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling REDES DE APOIO: ESTADO, FAMÍLIA E ESCOLA COMO CONTEXTOS PROMOTORES DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTOEsta pesquisa investigou o impacto do Programa do Sistema Integrado de Atendimento Psicopedagógico (Sinapsi) no desempenho escolar de 30 alunos com severas dificuldades de aprendizagem, matriculados no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries na região do Alto Vale do Itajaí, SC, com idades entre seis e 15 anos – oriundos de escolas da Rede Estadual de Ensino. Os testes utilizados foram o TDE e SDT, e, com suas famílias, utilizou-se o RAF, todos analisados dentro da abordagem quantitativo-descritiva. Os resultados obtidos foram significativos, tanto nas avaliações dos desenhos de previsão e observação quanto nas habilidades de leitura, escrita e aritmética. Palavras-chave: Desempenho escolar. Suporte parental. Famílias. Crianças.   Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfapplication/xmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2838Roteiro; Vol. 39 No. 1 (2014): Roteiro; 241-260Roteiro; Vol. 39 Núm. 1 (2014): Roteiro; 241-260Roteiro; Vol. 39 No. 1 (2014): Roteiro; 241-260Roteiro; v. 39 n. 1 (2014): Roteiro; 241-260Roteiro; Vol. 39 N.º 1 (2014): Roteiro; 241-2602177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2838/pdf_26https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2838/xml_14Benetti, Idonezia CollodelGrisard, EdlaFigueiredo, Odairinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:08:48Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2838Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:08:48Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv REDES DE APOIO: ESTADO, FAMÍLIA E ESCOLA COMO CONTEXTOS PROMOTORES DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
title REDES DE APOIO: ESTADO, FAMÍLIA E ESCOLA COMO CONTEXTOS PROMOTORES DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
spellingShingle REDES DE APOIO: ESTADO, FAMÍLIA E ESCOLA COMO CONTEXTOS PROMOTORES DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
Benetti, Idonezia Collodel
title_short REDES DE APOIO: ESTADO, FAMÍLIA E ESCOLA COMO CONTEXTOS PROMOTORES DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
title_full REDES DE APOIO: ESTADO, FAMÍLIA E ESCOLA COMO CONTEXTOS PROMOTORES DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
title_fullStr REDES DE APOIO: ESTADO, FAMÍLIA E ESCOLA COMO CONTEXTOS PROMOTORES DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
title_full_unstemmed REDES DE APOIO: ESTADO, FAMÍLIA E ESCOLA COMO CONTEXTOS PROMOTORES DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
title_sort REDES DE APOIO: ESTADO, FAMÍLIA E ESCOLA COMO CONTEXTOS PROMOTORES DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
author Benetti, Idonezia Collodel
author_facet Benetti, Idonezia Collodel
Grisard, Edla
Figueiredo, Odair
author_role author
author2 Grisard, Edla
Figueiredo, Odair
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benetti, Idonezia Collodel
Grisard, Edla
Figueiredo, Odair
description Esta pesquisa investigou o impacto do Programa do Sistema Integrado de Atendimento Psicopedagógico (Sinapsi) no desempenho escolar de 30 alunos com severas dificuldades de aprendizagem, matriculados no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries na região do Alto Vale do Itajaí, SC, com idades entre seis e 15 anos – oriundos de escolas da Rede Estadual de Ensino. Os testes utilizados foram o TDE e SDT, e, com suas famílias, utilizou-se o RAF, todos analisados dentro da abordagem quantitativo-descritiva. Os resultados obtidos foram significativos, tanto nas avaliações dos desenhos de previsão e observação quanto nas habilidades de leitura, escrita e aritmética. Palavras-chave: Desempenho escolar. Suporte parental. Famílias. Crianças.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2838
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2838/pdf_26
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2838/xml_14
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 39 No. 1 (2014): Roteiro; 241-260
Roteiro; Vol. 39 Núm. 1 (2014): Roteiro; 241-260
Roteiro; Vol. 39 No. 1 (2014): Roteiro; 241-260
Roteiro; v. 39 n. 1 (2014): Roteiro; 241-260
Roteiro; Vol. 39 N.º 1 (2014): Roteiro; 241-260
2177-6059
0104-4311
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220529348575232