REDES DE APOIO: ESTADO, FAMÍLIA E ESCOLA COMO CONTEXTOS PROMOTORES DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2838 |
Resumo: | Esta pesquisa investigou o impacto do Programa do Sistema Integrado de Atendimento Psicopedagógico (Sinapsi) no desempenho escolar de 30 alunos com severas dificuldades de aprendizagem, matriculados no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries na região do Alto Vale do Itajaí, SC, com idades entre seis e 15 anos – oriundos de escolas da Rede Estadual de Ensino. Os testes utilizados foram o TDE e SDT, e, com suas famílias, utilizou-se o RAF, todos analisados dentro da abordagem quantitativo-descritiva. Os resultados obtidos foram significativos, tanto nas avaliações dos desenhos de previsão e observação quanto nas habilidades de leitura, escrita e aritmética. Palavras-chave: Desempenho escolar. Suporte parental. Famílias. Crianças. |
id |
UNOESC-3_f1eeaa7e4be7f386fb40b92d91426602 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2838 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REDES DE APOIO: ESTADO, FAMÍLIA E ESCOLA COMO CONTEXTOS PROMOTORES DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTOEsta pesquisa investigou o impacto do Programa do Sistema Integrado de Atendimento Psicopedagógico (Sinapsi) no desempenho escolar de 30 alunos com severas dificuldades de aprendizagem, matriculados no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries na região do Alto Vale do Itajaí, SC, com idades entre seis e 15 anos – oriundos de escolas da Rede Estadual de Ensino. Os testes utilizados foram o TDE e SDT, e, com suas famílias, utilizou-se o RAF, todos analisados dentro da abordagem quantitativo-descritiva. Os resultados obtidos foram significativos, tanto nas avaliações dos desenhos de previsão e observação quanto nas habilidades de leitura, escrita e aritmética. Palavras-chave: Desempenho escolar. Suporte parental. Famílias. Crianças. Universidade do Oeste de Santa Catarina2014-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfapplication/xmlhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2838Roteiro; Vol. 39 No. 1 (2014): Roteiro; 241-260Roteiro; Vol. 39 Núm. 1 (2014): Roteiro; 241-260Roteiro; Vol. 39 No. 1 (2014): Roteiro; 241-260Roteiro; v. 39 n. 1 (2014): Roteiro; 241-260Roteiro; Vol. 39 N.º 1 (2014): Roteiro; 241-2602177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2838/pdf_26https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2838/xml_14Benetti, Idonezia CollodelGrisard, EdlaFigueiredo, Odairinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:08:48Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/2838Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:08:48Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REDES DE APOIO: ESTADO, FAMÍLIA E ESCOLA COMO CONTEXTOS PROMOTORES DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
title |
REDES DE APOIO: ESTADO, FAMÍLIA E ESCOLA COMO CONTEXTOS PROMOTORES DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
spellingShingle |
REDES DE APOIO: ESTADO, FAMÍLIA E ESCOLA COMO CONTEXTOS PROMOTORES DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO Benetti, Idonezia Collodel |
title_short |
REDES DE APOIO: ESTADO, FAMÍLIA E ESCOLA COMO CONTEXTOS PROMOTORES DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
title_full |
REDES DE APOIO: ESTADO, FAMÍLIA E ESCOLA COMO CONTEXTOS PROMOTORES DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
title_fullStr |
REDES DE APOIO: ESTADO, FAMÍLIA E ESCOLA COMO CONTEXTOS PROMOTORES DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
title_full_unstemmed |
REDES DE APOIO: ESTADO, FAMÍLIA E ESCOLA COMO CONTEXTOS PROMOTORES DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
title_sort |
REDES DE APOIO: ESTADO, FAMÍLIA E ESCOLA COMO CONTEXTOS PROMOTORES DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
author |
Benetti, Idonezia Collodel |
author_facet |
Benetti, Idonezia Collodel Grisard, Edla Figueiredo, Odair |
author_role |
author |
author2 |
Grisard, Edla Figueiredo, Odair |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benetti, Idonezia Collodel Grisard, Edla Figueiredo, Odair |
description |
Esta pesquisa investigou o impacto do Programa do Sistema Integrado de Atendimento Psicopedagógico (Sinapsi) no desempenho escolar de 30 alunos com severas dificuldades de aprendizagem, matriculados no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries na região do Alto Vale do Itajaí, SC, com idades entre seis e 15 anos – oriundos de escolas da Rede Estadual de Ensino. Os testes utilizados foram o TDE e SDT, e, com suas famílias, utilizou-se o RAF, todos analisados dentro da abordagem quantitativo-descritiva. Os resultados obtidos foram significativos, tanto nas avaliações dos desenhos de previsão e observação quanto nas habilidades de leitura, escrita e aritmética. Palavras-chave: Desempenho escolar. Suporte parental. Famílias. Crianças. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2838 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2838/pdf_26 https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2838/xml_14 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 39 No. 1 (2014): Roteiro; 241-260 Roteiro; Vol. 39 Núm. 1 (2014): Roteiro; 241-260 Roteiro; Vol. 39 No. 1 (2014): Roteiro; 241-260 Roteiro; v. 39 n. 1 (2014): Roteiro; 241-260 Roteiro; Vol. 39 N.º 1 (2014): Roteiro; 241-260 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220529348575232 |