O pensamento moderno e a crise na Educação Física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/335 |
Resumo: | No presente artigo, pretende-se abordar a questão do pensamento racional provindo da modernidade, baseado no avanço tecnológico e científico e suas conseqüências para a fundamentação da crise na área da Educação Física. A racionalidade objetiva e quantificável defendida pelo pensamento moderno simplificou a realidade humana em caracteres matemáticos, o que possibilitou um entendimento do homem como máquina para produzir e render. O esporte como produto da modernidade é um espelho dos ideais do capitalismo, reforça o selecionamento humano, que torna o homem um mero objeto do sistema, a competição desenfreada que favorece a violência e a exclusão, em que muitos ficam à margem das decisões sociais. Dessa forma, a Educação Física deve questionar seus princípios e rever seus conteúdos e objetivos educacionais para auxiliar na transformação social por meio da educação.Palavras-chave: Modernidade. Capitalismo. Indústria cultural. Educação Física. |
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O pensamento moderno e a crise na Educação FísicaNo presente artigo, pretende-se abordar a questão do pensamento racional provindo da modernidade, baseado no avanço tecnológico e científico e suas conseqüências para a fundamentação da crise na área da Educação Física. A racionalidade objetiva e quantificável defendida pelo pensamento moderno simplificou a realidade humana em caracteres matemáticos, o que possibilitou um entendimento do homem como máquina para produzir e render. O esporte como produto da modernidade é um espelho dos ideais do capitalismo, reforça o selecionamento humano, que torna o homem um mero objeto do sistema, a competição desenfreada que favorece a violência e a exclusão, em que muitos ficam à margem das decisões sociais. Dessa forma, a Educação Física deve questionar seus princípios e rever seus conteúdos e objetivos educacionais para auxiliar na transformação social por meio da educação.Palavras-chave: Modernidade. Capitalismo. Indústria cultural. Educação Física.Universidade do Oeste de Santa Catarina2010-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/335Roteiro; Vol. 32 No. 1 (2007): Roteiro; 7-36Roteiro; Vol. 32 Núm. 1 (2007): Roteiro; 7-36Roteiro; Vol. 32 No. 1 (2007): Roteiro; 7-36Roteiro; v. 32 n. 1 (2007): Roteiro; 7-36Roteiro; Vol. 32 N.º 1 (2007): Roteiro; 7-362177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/335/83Surdi, Aguinaldo CésarKunz, Elenorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T20:20:09Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/335Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:20:09Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
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