Competências na formação em Administração: um estudo em curso de graduação de universidade pública brasileira
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RACE (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/10189 |
Resumo: | Resumo Neste estudo analisou-se como foram inseridas as competências no projeto didático-pedagógico e no processo de formação dos alunos do Curso de graduação em Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo de caso, de caráter descritivo, foi o método escolhido; entrevista, questionário e documentos (projeto didático-pedagógico do Curso e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) foram as técnicas de coleta de dados. A análise ocorreu por meio de técnicas qualitativas e quantitativas. O projeto didático-pedagógico foi analisado com o intuito de se levantarem as competências propostas pelo Curso, buscando-se verificar a sua correspondência com aquelas definidas pelo MEC nas DCNs. Posteriormente, procedeu-se à aplicação do questionário aos alunos para avaliar o processo de ensino-aprendizagem, considerando-se a formação com base em competências. A entrevista foi realizada com o diretor da Faculdade de Administração. Os resultados demonstram que, mesmo sendo percebido o desenvolvimento de competências e habilidades no Curso, este não se apresenta aderente ao modelo de formação por competências, em sua totalidade. Concluiu-se que se faz necessário um trabalho de conscientização dos docentes quanto às diretrizes de desenvolvimento de competências nos alunos do Curso, visando maior integração entre as disciplinas e alteração, em longo prazo, das metodologias de ensino-aprendizagem aplicadas.Palavras-chave: Competências. Formação por competências. Graduação em Administração. Instituição Federal de Ensino. Abstract This study investigates how competencies were introduced both in the students’ learning process and in the Pedagogical Project of the Business Administration Course of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), in Minas Gerais State. As methodological procedures, the descriptive case study was the chosen method; interview, questionnaire and documents (the Course Pedagogical Project and the Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs)) were the techniques of data collection. The analysis took place through qualitative and quantitative techniques. The Course Pedagogical Project was examined in order to know the competencies proposed, seeking to verify their correspondence with the ones defined by the Education Ministry in the DCNs. A questionnaire was subsequently answered by students, which aimed to assess the teaching-learning process as far as students’ competency-based formation is concerned. The findings from the research show that despite the development of competencies and skills in the Course, it is not in fact entirely adherent to the model of competency-based learning. The conclusion is that an awareness program with professors should be conducted as to students’ competency-development guidelines, pursuing more integration among Course disciplines as well as a change, in the long term, in the teaching-learning methodologies used.Keywords: Competencies. Students’ competency-based formation. Undergraduate Business Administration Course. Federal University. |
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Competências na formação em Administração: um estudo em curso de graduação de universidade pública brasileiraResumo Neste estudo analisou-se como foram inseridas as competências no projeto didático-pedagógico e no processo de formação dos alunos do Curso de graduação em Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo de caso, de caráter descritivo, foi o método escolhido; entrevista, questionário e documentos (projeto didático-pedagógico do Curso e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) foram as técnicas de coleta de dados. A análise ocorreu por meio de técnicas qualitativas e quantitativas. O projeto didático-pedagógico foi analisado com o intuito de se levantarem as competências propostas pelo Curso, buscando-se verificar a sua correspondência com aquelas definidas pelo MEC nas DCNs. Posteriormente, procedeu-se à aplicação do questionário aos alunos para avaliar o processo de ensino-aprendizagem, considerando-se a formação com base em competências. A entrevista foi realizada com o diretor da Faculdade de Administração. Os resultados demonstram que, mesmo sendo percebido o desenvolvimento de competências e habilidades no Curso, este não se apresenta aderente ao modelo de formação por competências, em sua totalidade. Concluiu-se que se faz necessário um trabalho de conscientização dos docentes quanto às diretrizes de desenvolvimento de competências nos alunos do Curso, visando maior integração entre as disciplinas e alteração, em longo prazo, das metodologias de ensino-aprendizagem aplicadas.Palavras-chave: Competências. Formação por competências. Graduação em Administração. Instituição Federal de Ensino. Abstract This study investigates how competencies were introduced both in the students’ learning process and in the Pedagogical Project of the Business Administration Course of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), in Minas Gerais State. As methodological procedures, the descriptive case study was the chosen method; interview, questionnaire and documents (the Course Pedagogical Project and the Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs)) were the techniques of data collection. The analysis took place through qualitative and quantitative techniques. The Course Pedagogical Project was examined in order to know the competencies proposed, seeking to verify their correspondence with the ones defined by the Education Ministry in the DCNs. A questionnaire was subsequently answered by students, which aimed to assess the teaching-learning process as far as students’ competency-based formation is concerned. The findings from the research show that despite the development of competencies and skills in the Course, it is not in fact entirely adherent to the model of competency-based learning. The conclusion is that an awareness program with professors should be conducted as to students’ competency-development guidelines, pursuing more integration among Course disciplines as well as a change, in the long term, in the teaching-learning methodologies used.Keywords: Competencies. Students’ competency-based formation. Undergraduate Business Administration Course. Federal University.Universidade do Oeste de Santa Catarina2017-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1018910.18593/race.v16i2.10189RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 16 No. 2 (2017): RACE maio/ago. 2017; 479-504RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 16 n. 2 (2017): RACE maio/ago. 2017; 479-5042179-49361678-648310.18593/race.v16i2reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/10189/pdfCopyright (c) 2017 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSant'ana, Rogéria Ghedin ServideiSarsur, Amyra MoyzesNunes, Simone CostaCançado, Vera L.2019-09-08T20:16:02Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/10189Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-09-08T20:16:02RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
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