Aprendizagem empreendedora: estudo com gestores de tecnologia da informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RACE (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/12209 |
Resumo: | ResumoNeste estudo objetivou-se analisar a aprendizagem empreendedora dos gestores de Tecnologia da Informação (TI) da região metropolitana de Fortaleza, CE. Foi adotado o modelo de Politis (2005). Usou-se o método qualitativo de natureza descritiva. Para a sua execução, foi realizada entrevista com 10 gestores de TI, com apoio de um questionário semiestruturado. Para tratamento dos dados, utilizou-se o método de Análise de Conteúdo de natureza temática. Os resultados da pesquisa mostraram que a aprendizagem empreendedora tem papel de meio, contínuo e experiencial na formação em negócios do gestor de TI, isso porque as experiências prévias em negócios foram sendo aprimoradas no modo contínuo de novas experiências empresariais, nos seus primeiros empreendimentos, trabalhando nestes e, em seguida, nos de terceiros. Os dois modos de transformação de experiências de carreira empreendedora, tanto o exploitation (conhecimentos preexistentes) quanto o exploration (novas possibilidades) influenciam e aprimoram o desenvolvimento dos conhecimentos em negócios do gestor de TI.Palavras-chave: Aprendizagem empreendedora. Gestores. Tecnologia da Informação. Entrepreneurial learning: study with managers of Information TechnologyAbstract This study aimed to analyze the entrepreneurial learning of managers of Information Technology in the metropolitan area of Fortaleza, CE. Politis model was adopted (2005). The research used the qualitative method of descriptive nature. For its implementation, an interview was held with ten Information Technology managers, supported by a semi-structured questionnaire. For processing the data, we used the content analysis method of thematic nature. The survey results showed that Entrepreneurial Learning has role of medium, continuous and experiential in the training in IT business manager, because previous experiences in business, were being improved continuously in new business experiences, both in their early projects, working on these and, then, in the third ones. The two ways of transforming entrepreneurial career experiences, both the exploitation (foreground) and the exploration (new opportunities) influence and enhance the development of knowledge in the IT business manager.Keywords: Entrepreneurial learning. Managers. Information technology. |
id |
UNOESC-4_457027ac26693b5ba5da5f8f8559d048 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/12209 |
network_acronym_str |
UNOESC-4 |
network_name_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem empreendedora: estudo com gestores de tecnologia da informaçãoResumoNeste estudo objetivou-se analisar a aprendizagem empreendedora dos gestores de Tecnologia da Informação (TI) da região metropolitana de Fortaleza, CE. Foi adotado o modelo de Politis (2005). Usou-se o método qualitativo de natureza descritiva. Para a sua execução, foi realizada entrevista com 10 gestores de TI, com apoio de um questionário semiestruturado. Para tratamento dos dados, utilizou-se o método de Análise de Conteúdo de natureza temática. Os resultados da pesquisa mostraram que a aprendizagem empreendedora tem papel de meio, contínuo e experiencial na formação em negócios do gestor de TI, isso porque as experiências prévias em negócios foram sendo aprimoradas no modo contínuo de novas experiências empresariais, nos seus primeiros empreendimentos, trabalhando nestes e, em seguida, nos de terceiros. Os dois modos de transformação de experiências de carreira empreendedora, tanto o exploitation (conhecimentos preexistentes) quanto o exploration (novas possibilidades) influenciam e aprimoram o desenvolvimento dos conhecimentos em negócios do gestor de TI.Palavras-chave: Aprendizagem empreendedora. Gestores. Tecnologia da Informação. Entrepreneurial learning: study with managers of Information TechnologyAbstract This study aimed to analyze the entrepreneurial learning of managers of Information Technology in the metropolitan area of Fortaleza, CE. Politis model was adopted (2005). The research used the qualitative method of descriptive nature. For its implementation, an interview was held with ten Information Technology managers, supported by a semi-structured questionnaire. For processing the data, we used the content analysis method of thematic nature. The survey results showed that Entrepreneurial Learning has role of medium, continuous and experiential in the training in IT business manager, because previous experiences in business, were being improved continuously in new business experiences, both in their early projects, working on these and, then, in the third ones. The two ways of transforming entrepreneurial career experiences, both the exploitation (foreground) and the exploration (new opportunities) influence and enhance the development of knowledge in the IT business manager.Keywords: Entrepreneurial learning. Managers. Information technology.Universidade do Oeste de Santa Catarina2017-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1220910.18593/race.v16i3.12209RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 16 No. 3 (2017): RACE set./dez. 2017; 1009-1034RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 16 n. 3 (2017): RACE set./dez. 2017; 1009-10342179-49361678-648310.18593/race.v16i3reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/12209/pdfCopyright (c) 2017 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Júlio Cesar Pereira daLima, Tereza Cristina Batista dePaiva, Luis Eduardo BrandãoLima, Marcos Antônio Martins2019-09-07T20:18:28Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/12209Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-09-07T20:18:28RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem empreendedora: estudo com gestores de tecnologia da informação |
title |
Aprendizagem empreendedora: estudo com gestores de tecnologia da informação |
spellingShingle |
Aprendizagem empreendedora: estudo com gestores de tecnologia da informação Silva, Júlio Cesar Pereira da |
title_short |
Aprendizagem empreendedora: estudo com gestores de tecnologia da informação |
title_full |
Aprendizagem empreendedora: estudo com gestores de tecnologia da informação |
title_fullStr |
Aprendizagem empreendedora: estudo com gestores de tecnologia da informação |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem empreendedora: estudo com gestores de tecnologia da informação |
title_sort |
Aprendizagem empreendedora: estudo com gestores de tecnologia da informação |
author |
Silva, Júlio Cesar Pereira da |
author_facet |
Silva, Júlio Cesar Pereira da Lima, Tereza Cristina Batista de Paiva, Luis Eduardo Brandão Lima, Marcos Antônio Martins |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Tereza Cristina Batista de Paiva, Luis Eduardo Brandão Lima, Marcos Antônio Martins |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Júlio Cesar Pereira da Lima, Tereza Cristina Batista de Paiva, Luis Eduardo Brandão Lima, Marcos Antônio Martins |
description |
ResumoNeste estudo objetivou-se analisar a aprendizagem empreendedora dos gestores de Tecnologia da Informação (TI) da região metropolitana de Fortaleza, CE. Foi adotado o modelo de Politis (2005). Usou-se o método qualitativo de natureza descritiva. Para a sua execução, foi realizada entrevista com 10 gestores de TI, com apoio de um questionário semiestruturado. Para tratamento dos dados, utilizou-se o método de Análise de Conteúdo de natureza temática. Os resultados da pesquisa mostraram que a aprendizagem empreendedora tem papel de meio, contínuo e experiencial na formação em negócios do gestor de TI, isso porque as experiências prévias em negócios foram sendo aprimoradas no modo contínuo de novas experiências empresariais, nos seus primeiros empreendimentos, trabalhando nestes e, em seguida, nos de terceiros. Os dois modos de transformação de experiências de carreira empreendedora, tanto o exploitation (conhecimentos preexistentes) quanto o exploration (novas possibilidades) influenciam e aprimoram o desenvolvimento dos conhecimentos em negócios do gestor de TI.Palavras-chave: Aprendizagem empreendedora. Gestores. Tecnologia da Informação. Entrepreneurial learning: study with managers of Information TechnologyAbstract This study aimed to analyze the entrepreneurial learning of managers of Information Technology in the metropolitan area of Fortaleza, CE. Politis model was adopted (2005). The research used the qualitative method of descriptive nature. For its implementation, an interview was held with ten Information Technology managers, supported by a semi-structured questionnaire. For processing the data, we used the content analysis method of thematic nature. The survey results showed that Entrepreneurial Learning has role of medium, continuous and experiential in the training in IT business manager, because previous experiences in business, were being improved continuously in new business experiences, both in their early projects, working on these and, then, in the third ones. The two ways of transforming entrepreneurial career experiences, both the exploitation (foreground) and the exploration (new opportunities) influence and enhance the development of knowledge in the IT business manager.Keywords: Entrepreneurial learning. Managers. Information technology. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/12209 10.18593/race.v16i3.12209 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/12209 |
identifier_str_mv |
10.18593/race.v16i3.12209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/12209/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 16 No. 3 (2017): RACE set./dez. 2017; 1009-1034 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 16 n. 3 (2017): RACE set./dez. 2017; 1009-1034 2179-4936 1678-6483 10.18593/race.v16i3 reponame:RACE (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
RACE (Joaçaba. Online) |
collection |
RACE (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br |
_version_ |
1814256153246302208 |