Aprendizagem empreendedora: estudo com gestores de tecnologia da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Júlio Cesar Pereira da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lima, Tereza Cristina Batista de, Paiva, Luis Eduardo Brandão, Lima, Marcos Antônio Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RACE (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/12209
Resumo: ResumoNeste estudo objetivou-se analisar a aprendizagem empreendedora dos gestores de Tecnologia da Informação (TI) da região metropolitana de Fortaleza, CE. Foi adotado o modelo de Politis (2005). Usou-se o método qualitativo de natureza descritiva. Para a sua execução, foi realizada entrevista com 10 gestores de TI, com apoio de um questionário semiestruturado. Para tratamento dos dados, utilizou-se o método de Análise de Conteúdo de natureza temática. Os resultados da pesquisa mostraram que a aprendizagem empreendedora tem papel de meio, contínuo e experiencial na formação em negócios do gestor de TI, isso porque as experiências prévias em negócios foram sendo aprimoradas no modo contínuo de novas experiências empresariais, nos seus primeiros empreendimentos, trabalhando nestes e, em seguida, nos de terceiros. Os dois modos de transformação de experiências de carreira empreendedora, tanto o exploitation (conhecimentos preexistentes) quanto o exploration (novas possibilidades) influenciam e aprimoram o desenvolvimento dos conhecimentos em negócios do gestor de TI.Palavras-chave: Aprendizagem empreendedora. Gestores. Tecnologia da Informação. Entrepreneurial learning: study with managers of Information TechnologyAbstract This study aimed to analyze the entrepreneurial learning of managers of Information Technology in the metropolitan area of Fortaleza, CE. Politis model was adopted (2005). The research used the qualitative method of descriptive nature. For its implementation, an interview was held with ten Information Technology managers, supported by a semi-structured questionnaire. For processing the data, we used the content analysis method of thematic nature. The survey results showed that Entrepreneurial Learning has role of medium, continuous and experiential in the training in IT business manager, because previous experiences in business, were being improved continuously in new business experiences, both in their early projects, working on these and, then, in the third ones. The two ways of transforming entrepreneurial career experiences, both the exploitation (foreground) and the exploration (new opportunities) influence and enhance the development of knowledge in the IT business manager.Keywords: Entrepreneurial learning. Managers. Information technology.
id UNOESC-4_457027ac26693b5ba5da5f8f8559d048
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/12209
network_acronym_str UNOESC-4
network_name_str RACE (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem empreendedora: estudo com gestores de tecnologia da informaçãoResumoNeste estudo objetivou-se analisar a aprendizagem empreendedora dos gestores de Tecnologia da Informação (TI) da região metropolitana de Fortaleza, CE. Foi adotado o modelo de Politis (2005). Usou-se o método qualitativo de natureza descritiva. Para a sua execução, foi realizada entrevista com 10 gestores de TI, com apoio de um questionário semiestruturado. Para tratamento dos dados, utilizou-se o método de Análise de Conteúdo de natureza temática. Os resultados da pesquisa mostraram que a aprendizagem empreendedora tem papel de meio, contínuo e experiencial na formação em negócios do gestor de TI, isso porque as experiências prévias em negócios foram sendo aprimoradas no modo contínuo de novas experiências empresariais, nos seus primeiros empreendimentos, trabalhando nestes e, em seguida, nos de terceiros. Os dois modos de transformação de experiências de carreira empreendedora, tanto o exploitation (conhecimentos preexistentes) quanto o exploration (novas possibilidades) influenciam e aprimoram o desenvolvimento dos conhecimentos em negócios do gestor de TI.Palavras-chave: Aprendizagem empreendedora. Gestores. Tecnologia da Informação. Entrepreneurial learning: study with managers of Information TechnologyAbstract This study aimed to analyze the entrepreneurial learning of managers of Information Technology in the metropolitan area of Fortaleza, CE. Politis model was adopted (2005). The research used the qualitative method of descriptive nature. For its implementation, an interview was held with ten Information Technology managers, supported by a semi-structured questionnaire. For processing the data, we used the content analysis method of thematic nature. The survey results showed that Entrepreneurial Learning has role of medium, continuous and experiential in the training in IT business manager, because previous experiences in business, were being improved continuously in new business experiences, both in their early projects, working on these and, then, in the third ones. The two ways of transforming entrepreneurial career experiences, both the exploitation (foreground) and the exploration (new opportunities) influence and enhance the development of knowledge in the IT business manager.Keywords: Entrepreneurial learning. Managers. Information technology.Universidade do Oeste de Santa Catarina2017-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/1220910.18593/race.v16i3.12209RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 16 No. 3 (2017): RACE set./dez. 2017; 1009-1034RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 16 n. 3 (2017): RACE set./dez. 2017; 1009-10342179-49361678-648310.18593/race.v16i3reponame:RACE (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/12209/pdfCopyright (c) 2017 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Júlio Cesar Pereira daLima, Tereza Cristina Batista dePaiva, Luis Eduardo BrandãoLima, Marcos Antônio Martins2019-09-07T20:18:28Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/12209Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/racehttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/race/oairace@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br2179-49361678-6483opendoar:2019-09-07T20:18:28RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem empreendedora: estudo com gestores de tecnologia da informação
title Aprendizagem empreendedora: estudo com gestores de tecnologia da informação
spellingShingle Aprendizagem empreendedora: estudo com gestores de tecnologia da informação
Silva, Júlio Cesar Pereira da
title_short Aprendizagem empreendedora: estudo com gestores de tecnologia da informação
title_full Aprendizagem empreendedora: estudo com gestores de tecnologia da informação
title_fullStr Aprendizagem empreendedora: estudo com gestores de tecnologia da informação
title_full_unstemmed Aprendizagem empreendedora: estudo com gestores de tecnologia da informação
title_sort Aprendizagem empreendedora: estudo com gestores de tecnologia da informação
author Silva, Júlio Cesar Pereira da
author_facet Silva, Júlio Cesar Pereira da
Lima, Tereza Cristina Batista de
Paiva, Luis Eduardo Brandão
Lima, Marcos Antônio Martins
author_role author
author2 Lima, Tereza Cristina Batista de
Paiva, Luis Eduardo Brandão
Lima, Marcos Antônio Martins
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Júlio Cesar Pereira da
Lima, Tereza Cristina Batista de
Paiva, Luis Eduardo Brandão
Lima, Marcos Antônio Martins
description ResumoNeste estudo objetivou-se analisar a aprendizagem empreendedora dos gestores de Tecnologia da Informação (TI) da região metropolitana de Fortaleza, CE. Foi adotado o modelo de Politis (2005). Usou-se o método qualitativo de natureza descritiva. Para a sua execução, foi realizada entrevista com 10 gestores de TI, com apoio de um questionário semiestruturado. Para tratamento dos dados, utilizou-se o método de Análise de Conteúdo de natureza temática. Os resultados da pesquisa mostraram que a aprendizagem empreendedora tem papel de meio, contínuo e experiencial na formação em negócios do gestor de TI, isso porque as experiências prévias em negócios foram sendo aprimoradas no modo contínuo de novas experiências empresariais, nos seus primeiros empreendimentos, trabalhando nestes e, em seguida, nos de terceiros. Os dois modos de transformação de experiências de carreira empreendedora, tanto o exploitation (conhecimentos preexistentes) quanto o exploration (novas possibilidades) influenciam e aprimoram o desenvolvimento dos conhecimentos em negócios do gestor de TI.Palavras-chave: Aprendizagem empreendedora. Gestores. Tecnologia da Informação. Entrepreneurial learning: study with managers of Information TechnologyAbstract This study aimed to analyze the entrepreneurial learning of managers of Information Technology in the metropolitan area of Fortaleza, CE. Politis model was adopted (2005). The research used the qualitative method of descriptive nature. For its implementation, an interview was held with ten Information Technology managers, supported by a semi-structured questionnaire. For processing the data, we used the content analysis method of thematic nature. The survey results showed that Entrepreneurial Learning has role of medium, continuous and experiential in the training in IT business manager, because previous experiences in business, were being improved continuously in new business experiences, both in their early projects, working on these and, then, in the third ones. The two ways of transforming entrepreneurial career experiences, both the exploitation (foreground) and the exploration (new opportunities) influence and enhance the development of knowledge in the IT business manager.Keywords: Entrepreneurial learning. Managers. Information technology.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/12209
10.18593/race.v16i3.12209
url https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/12209
identifier_str_mv 10.18593/race.v16i3.12209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/12209/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; Vol. 16 No. 3 (2017): RACE set./dez. 2017; 1009-1034
RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia; v. 16 n. 3 (2017): RACE set./dez. 2017; 1009-1034
2179-4936
1678-6483
10.18593/race.v16i3
reponame:RACE (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str RACE (Joaçaba. Online)
collection RACE (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv RACE (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv race@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br
_version_ 1814256153246302208