Aprendizagem e competÃncias empreendedoras: estudo com gestores de tecnologia da informaÃÃo na regiÃo metropolitana de fortaleza â ce
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=15269 |
Resumo: | Objetivou analisar a aprendizagem empreendedora e sua influÃncia nas competÃncias empreendedoras desenvolvidas pelos gestores da Tecnologia da InformaÃÃo da regiÃo metropolitana de Fortaleza â CE. Foram adotadas como modelos conceituais de pesquisa o modelo de Politis (2005), no aspecto da aprendizagem empreendedora, e o de Man e Lau (2000), concernente à competÃncia empreendedora. A pesquisa adotou o mÃtodo qualitativo de natureza descritiva. Para sua execuÃÃo, foi realizada entrevista com dez gestores da Tecnologia da InformaÃÃo, com apoio de um questionÃrio semiestruturado. Para tratamento dos dados, utilizou-se o mÃtodo de AnÃlise de ConteÃdo de natureza temÃtica. Os resultados da pesquisa mostraram que Aprendizagem Empreendedora tem papel de meio, contÃnuo e experiencial no aprimoramento das competÃncias empreendedoras do gestor de TI. Isto porque as experiÃncias prÃvias em negÃcios influenciam no desenvolvimento das competÃncias empreendedoras iniciais: administrativa, oportunidade, comprometimento e relacionamento do gestor de TI. E foram sendo aprimoradas no modo contÃnuo de novas experiÃncias com negÃcios, tanto nos seus primeiros empreendimentos, como trabalhando, em seguida, nos de terceiros. Os dois modos de transformaÃÃo de experiÃncias de carreira empreendedora, tanto o exploitation (conhecimentos preexistentes) como o exploration (novas possibilidades) influenciam e aprimoram o desenvolvimento das competÃncias empreendedoras. Identificou-se tambÃm a influÃncia contÃnua e recÃproca no desenvolvimento e aprimoramento entre as competÃncias empreendedoras. Em se tratando do exercÃcio da competÃncia empreendedora de comprometimento, este influencia no desenvolvimento da competÃncia empreendedora de estratÃgia. Entrementes, a aÃÃo da competÃncia empreendedora conceitual influencia no desenvolvimento das competÃncias empreendedoras: estratÃgica e oportunidade. E, no exercÃcio da competÃncia empreendedora estratÃgica, observou-se a influÃncia no desenvolvimento das competÃncias empreendedoras: administrativa, comprometimento e relacionamento. |
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Foram adotadas como modelos conceituais de pesquisa o modelo de Politis (2005), no aspecto da aprendizagem empreendedora, e o de Man e Lau (2000), concernente à competÃncia empreendedora. A pesquisa adotou o mÃtodo qualitativo de natureza descritiva. Para sua execuÃÃo, foi realizada entrevista com dez gestores da Tecnologia da InformaÃÃo, com apoio de um questionÃrio semiestruturado. Para tratamento dos dados, utilizou-se o mÃtodo de AnÃlise de ConteÃdo de natureza temÃtica. Os resultados da pesquisa mostraram que Aprendizagem Empreendedora tem papel de meio, contÃnuo e experiencial no aprimoramento das competÃncias empreendedoras do gestor de TI. Isto porque as experiÃncias prÃvias em negÃcios influenciam no desenvolvimento das competÃncias empreendedoras iniciais: administrativa, oportunidade, comprometimento e relacionamento do gestor de TI. 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E, no exercÃcio da competÃncia empreendedora estratÃgica, observou-se a influÃncia no desenvolvimento das competÃncias empreendedoras: administrativa, comprometimento e relacionamento. Aimed to analyze the entrepreneurial learning and its influence on skills entrepreneurial developed by managers of information technology in the region Metropolitan of Fortaleza - CE. Were adopted as conceptual research models the model of Politis (2005), in the aspect of entrepreneurial learning, and the Man and Lau (2000), concerning the entrepreneurial competence. The research adopted the qualitative method of descriptive nature. For its implementation, she was interviewed with ten managers of information technology, supported by a semi-structured questionnaire. For processing the data, we used the content analysis method of thematic nature. The survey results showed that Entrepreneurial Learning has paper medium, continuous and experiential in the improvement of entrepreneurial skills of the IT manager. This is because the business prior experiences influence the development of early entrepreneurial skills: administrative, opportunity, commitment and relationship of the IT manager. And they were being improved continuously in further experiments on business, both in their early ventures such as working, then the third. The two ways of transforming entrepreneurial career experiences, both the exploitation (foreground) as the exploration (new opportunities) influence and improve the development of entrepreneurial skills. It also identified continuous and reciprocal influence on the development and enhancement of entrepreneurial skills. In the case of the exercise of entrepreneurial competence commitment, this influences the development of entrepreneurial competence strategy. 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Aimed to analyze the entrepreneurial learning and its influence on skills entrepreneurial developed by managers of information technology in the region Metropolitan of Fortaleza - CE. Were adopted as conceptual research models the model of Politis (2005), in the aspect of entrepreneurial learning, and the Man and Lau (2000), concerning the entrepreneurial competence. The research adopted the qualitative method of descriptive nature. For its implementation, she was interviewed with ten managers of information technology, supported by a semi-structured questionnaire. For processing the data, we used the content analysis method of thematic nature. The survey results showed that Entrepreneurial Learning has paper medium, continuous and experiential in the improvement of entrepreneurial skills of the IT manager. This is because the business prior experiences influence the development of early entrepreneurial skills: administrative, opportunity, commitment and relationship of the IT manager. And they were being improved continuously in further experiments on business, both in their early ventures such as working, then the third. The two ways of transforming entrepreneurial career experiences, both the exploitation (foreground) as the exploration (new opportunities) influence and improve the development of entrepreneurial skills. It also identified continuous and reciprocal influence on the development and enhancement of entrepreneurial skills. In the case of the exercise of entrepreneurial competence commitment, this influences the development of entrepreneurial competence strategy. Meanwhile, the action of conceptual entrepreneurial competence influences the development of entrepreneurial skills: Strategic and opportunity. And, in the exercise of strategic entrepreneurial competence, there was the influence in the development of entrepreneurial skills: administrative, commitment and relationship |
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