Análise do comportamento do turista estrangeiro em Florianópolis: a demanda por informações turísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitt, Valentina Gomes Haensel
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Moretto Neto, Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RACE (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/race/article/view/387
Resumo: No presente estudo tem-se por objetivo analisar o comportamento de consumo do turista estrangeiro em Florianópolis e as correlações referentes às informações turísticas e conhecimento do turista – enquanto consumidor –, no período compreendido entre os meses de maio a junho de 2006. O estudo decorre, a partir da avaliação das determinantes individuais e dos elementos que integram o produto turístico disponível, fundamentados em base teórica que possibilita análise do comportamento do consumidor, e a partir de inferências realizadas no mercado turístico, particularmente, por meio de estudo de caso. A população estudada representa a demanda de turistas estrangeiros da cidade de Florianópolis, durante o ano de 2006, sendo a amostra de 204 indivíduos. As constatações e proposições relacionadas ao comportamento do turista estrangeiro, notadamente, no espaço e período estudados, como consumidor, relativos ao foco de análise, permitem realizar as seguintes inferências: o composto da oferta e os mecanismos de distribuição estão estruturados, preferencialmente, para segmentos originários do Mercosul, fruto desse processo, o estudo possibilitou identificar significativas deficiências no processo de atendimento aos fluxos de origem anglo-saxônica, quadro que remete à reflexão por parte dos gestores e distribuidores de serviços turísticos para adequação da oferta.Palavras-chave: Comportamento do Consumidor. Atividade turística. Demanda Turística.  Florianópolis/SC.
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